sexta-feira, 30 de março de 2012

Terapia do verde: cuidar do jardim e da alma.

O primeiro jardim que me encantou foi o lendário "Jardins suspensos da Babilônia", uma construção na forma de zigurate realizada no reinado de Nabucodonosor para agradar sua amada. 
Apenas fragmentos sobreviveram daquele monumento considerado uma das maravilhas da antiguidade, mas os jardins continuaram povoando o imaginário das pessoas ao redor do mundo e mesmo nessa sociedade da informação, são lugares para o ócio, o prazer e lazer.
Fonte: http://www.portaldoplaneta.com.br/sete-maravilhas/index.html

Já cuidei melhor do meu jardim. Mas as demandas são muitas e acabei deixando ele um pouco de lado nos últimos meses. O resultado não foi dramático, porque sempre rego e converso com elas, mas a situação poderia ser pior. Então hoje foi o dia da terapia verde. Comprei novos vasos, areia com adubo orgânico, selecionei as plantinhas que precisavam de uma atenção mais especial e comecei o trabalho.
Calcei as luvas de plástico, sentei em meu banquinho rosa e com ajuda de minha ferramenta comecei o prazeroso trabalho. No final, todas as plantas ficaram agradecidas e eu ganhei mais disposição para continuar o resto do dia.
Vamos ver algumas ideias de jardim ao redor do mundo?
O estilo mediterrâneo é famoso pelos pátios ensolarados, um mix de cores e aromas e o uso de vasos e jarros em terracota ou cerâmica. Não é inspirador? Podemos fazer a mesma coisa na varanda ou na área de casa. Basta experimentar. O destaque aqui são as esculturas e a bela fonte no centro do jardim.
Fonte: www.8rd.org
Existem ideias bem inusitadas. Eu amei a possibilidade de transformar algo cotidiano em uma peça do jardim. Meu pai deixou uma bicicleta aqui em casa faz alguns anos e agora já sei no que vou utilizá-la:
Fonte: www.gardendecor1.blogspot.com

E um jardim bem rústico? Basta um banco de toras de madeira e alguns arbustos para montar um clima de jardim de casa de campo.
Fonte: http://gardenthemedwedding.com/rustic-garden-design-it-yourself
Jardins não pedem grandes espaços e áreas amplas, apenas um lugar que possa ser cuidado com atenção. Em países super populosos, como o Japão, basta poucos metros para montar um jardim tradicional. Esse segue a inspiração do estilo japonês:
Fonte: http://hometrendy.org/small-japanese-garden-design-ideas/small-japanese-garden-design-ideas-san-francisco
Eu gosto muito de jardins coloridos e com plantas de vários tipos. Esse é um modelo bem encantador:
Fonte: http://tonymead60.hubpages.com/hub/how-to-make-a-small-area-of-garden-look-HUGE
Não tem uma área para jardim? Que tal a sua janela? Um pequeno jardim de suculentas, primas dos cactus pode deixar tudo mais alegre:
Fonte: http://www.mundodastribos.com/jardim-em-apartamento-%E2%80%93-fotos-dicas.html
Na janela não cabe uma jardineira? É só fazer um terrário com suculentas e mini cactus:
Fonte: http://faisalcarper.net/bedroom-design/mini-terrariums-small-apartment-garden
Agora não tem mais desculpa. Existem muitas outras sugestões e uma delas pode ser o que você precisa para trazer o verde para ser a cor da terapia da casa.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Trilha sonora para a faxina

Desde que fomos abandonados pela nossa diarista tem sido complicado, especialmente para mim, manter tudo limpo e em ordem com uma rotina muito mais intensa com trabalho de campo, viagens, elaboração de relatórios mais leituras para a tese.
Minha mãe que tem o dom da organização e limpeza absoluta esteve por aqui e até se ofereceu para ajudar nos cuidados da casa, mas dispensei prontamente essa possibilidade, afinal, em países da Europa e nos Estados Unidos, as pessoas tem uma rotina de trabalho difícil e poucas tem condições de manter sequer uma diarista, dirá uma trabalhadora doméstica.

Outro dia apareceu uma vizinha aqui na porta se oferecendo para fazer as faxinas daqui de casa. Achei interessante, mas recusei sua oferta. Depois que estabelecemos um plano de limpeza semanal é mais fácil controlar o caos, mas ele aqui e acolá chega de mansinho e se instala com gosto.
E nessas horas, o que ajuda? Rezar não adianta muito, chorar muito menos, mas colocar uma boa trilha sonora no som da sala ou até mesmo no mp4 pode servir de estímulo para uma arrumação mais rápida e até mais divertida.

Nada de músicas muito românticas e baladinhas, para você não cair na tentação de se encostar no rodo e pensar nos velhos tempos. Também não sugiro uma boa música clássica. O que nos ajuda são os ritmos mais balançantes e rápidos. Quando eu morava sozinha usava um cd da Ivete Sangalo, bem antigo, e embalava o espanador de acordo com o axé da baiana.

Mas hoje optei por uma combinação que tem mais relação comigo: rock e pop nacional. Enquanto o Rappa e os Titãs cantam e tocam muito para mim, faço a limpeza geral e sento um pouquinho para cuidar dos objetos que precisam de uma espanada mais cuidadosa ou de uma limpeza com escova.
No final, tudo fica limpo, perfumado e em ordem e você presenteou sua vida com mais organização e sua alma com mais música, afinal dizem que é ela que alimenta a alma e no meu caso, foi o combustível para realizar essa tarefa tão complicada para a mulher pós- moderna.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Na minha gaiola, passarinho não canta

A primeira ave que tivemos em nossa casa era um periquito. Ele nunca entrou em uma gaiola. Vivia embaixo da estante repetindo os sons das músicas do grupo infantil Balão Mágico. Até que um dia um gato malvado entrou em nossa casa e nunca mais nossa ave se alegrou.
Fonte: www.pinterest.com
Aves tem asas por serem criaturas livres e podem voar para onde desejarem e assim deveria ser. Por isso que não vejo beleza em belos pássaros presos em lindas gaiolas. Mais importante para mim é vê-las vazias para ganhar novos usos. Uma gaiola fica muito bem decorando a sala de estar, varandas, salas de jantar e até um cantinho do home office.
Domingo fui com amor marido ao mercado municipal e quase tive um desmaio quando vi escondida em um canto da loja a gaiola rosa.

A proprietária da loja e por sinal, uma das minhas amigas de infância, ficou curiosa sobre o uso que eu daria para o objeto, mas quando lhe disse que colocaria uma planta dentro, ela ficou muito animada.

A plantinha que escolhi foi a popular Jibóia. Como ela tem uma ramagem que se espalha rápido, pensei em deixá-la expandir-se além da gaiola. O modelo que comprei é bastante utilizada para criação de hamster. Mas podemos encontrar em lojas de decoração outros modelos que fazem bem bonito dentro de casa.
Vejamos o que descobrimos: Uma gaiola no home office pode ser um espaço para organizar materiais de escritório, guardar correspondências ou simplesmente decorar a área passando a mensagem que apesar da beleza da gaiola, o melhor mesmo é ser livre.

Essa ideia já apareceu em revistas de decoração no Brasil.

Fonte: www.inspirationforhome.blogspot.com

Fonte: www.apartmenttherapy.com
Outra ideia que achei bem estimulante foi de usá-la na decoração de um ambiente de festas. Podem ser pequenos vasinhos com flores, como na foto, ou até mesmo um bonito arranjo com flores e velas. Certeza que os convidados vão adorar o requinte e a simplicidade da ideia.
Fonte: www.countryliving.com
Também acho importante pensar em outros espaços, que tal a mesa de jantar?

Arranjos de flores naturais mostram carinho na decoração.

Fonte: www.sheknows.com

Belíssima composição para o Hall.

Fonte: www.shannoneileenblog.typepad.com

Para expor as lembranças e memórias.

Fonte: www.inspirationforhome.blogspot.com
E criar novas ideias, sempre:

Para uma decoração natalina inovadora, basta escolher as bolas e enfeitar o cantinho do Natal.

Fonte: www.primed4design.blogspot.com

A gaiola deu vida a uma parede da varanda. 

Amei o resultado e espero ter novas gaiolas em breve.

















sexta-feira, 23 de março de 2012

Um estilo para sonhar: decoração francesa

Minha paixão pela França é tão antiga que não consigo me recordar quando falei pela primeira vez a palavra Paris. Até mesmo como historiadora e antropóloga admiro a historiografia francesa e os trabalhos dos seus antropólogos mais do que de qualquer outra cultura.
Só nunca tive muita afinidade com a língua. Quando comecei a estudar francês, o filho de um amigo me disse que eu falava como uma árabe. Eu até pensei que fosse um elogio, mas na verdade ele estava brincando com minha péssima pronúncia. Enfim, os anos passaram, fui reprovada por falta no curso básico da Cultura Francesa, mas continuo praticando no site www.livemocha.com. Apesar dos problemas com o idioma, adoro os cenários e as ambientações das casas francesas. É como se a maioria deles tivesse inscrito no DNA uma habilidade para deixar a casa aconchegante e com cara de sonho bom.
Nunca disse isso para a minha amiga francesa Annabelle, mas acredito que ela vai achar graça.
Fonte: www.etsy.com

O estilo francês é sucesso em todos os outros países. Aqui chamamos parte dele de provençal, em homenagem a uma região do país, mas o que podemos dizer é que existem alguns elementos que são essenciais. Acrescente um pouco de memória afetiva através de algum objeto, um móvel de época, uma peça mais contemporânea com estampas floridas e alegres e podemos começar a montar um cenário onírico.
Veja esse espaço, os tons do piso repetem-se nos móveis e tanto o lustre quanto a pintura na parede carregam esse ambiente com dramaticidade extrema, um luxo para uma cena qualquer:
Fonte: www.designbyallie.blogspot.com
E quem disse que preto, branco e cinza não são cores para enfeitar um quarto de bebê? Olhe a composição desse espaço. Os móveis escuros oferecem um bonito contraste com branco que pontua as peças:
Fonte: www.unique-baby-gear-ideas.com
Esse próximo ambiente é fácil de copiar. Inclusive vi nas lojas Riachuelo almofadas com estampas de cachorrinhos que podem muito bem substituir as da foto. O que precisamos mais? Uma cesta ou bolsa de palha para colocar uns vasinhos com ervas e um sofazinho:
Fonte: www.housingtouri.com
E um quarto em azul, dourado e branco? Nesse ambiente, o tecido da colcha está na cabeceira da cama, no dossel e nas cortinas. Apesar da repetição, a cor nas paredes e o assoalham ajudam a harmonizar as estampas. Um lugar não só para dormir e amar, mas acima de tudo para sonhar:
Fonte: www.bestinteior.org
E na sala? Ousar no amarelo, vermelho e chamar o branco para ajudar mais ainda nessa composição? É possível.
Fonte: www.decortrunk.com
Na cozinha francesa móveis de madeira são uma obrigação. O arremate é dado por algumas peças que trazem mais leveza e beleza para o espaço. Veja o relógio na parede:
Fonte: www.decorating-ideas.biz

Fonte: www.trendir.com
E pode cadeira no banheiro? No estilo francês de decoração pode sim:  A banheira com os pés em forma de garras é um clássico.
Vale lembrar que no Brasil a loja Tok & Stok tem uma coleção de móveis no estilo Provençal. Basta fazer uma visitinha no site para conhecer as peças.
Agora é sua vez de pensar qual país lhe inspira. Eu suspiro pelo estilo francês e espero quando for para a França fazer o mesmo que um casal de amigos que trouxeram várias peças e móveis e tem um pedacinho da França em Natal.






segunda-feira, 19 de março de 2012

Para afastar a poeira e decorar o cantinho de costura

Havia prometido que dedicaria parte do meu domingo ao meu novo hobby, a costura. Entretanto, era aniversário de meu charmoso pai e eu precisava organizar uma comemoração, nem que fosse regada a coca-cola e com cheiro de cachorro-quente. 
Com a casa cheia ficou impossível sentar e costurar qualquer coisa. Até minha amiga Neidinha já disse que mal comecei a prática e já fiquei como todas as costureiras: dando desculpas para tudo, risos. Mesmo assim, tirei uma horinha ontem e busquei um projeto para o futuro: uma capa para a minha Singer. Ela veio com uma capinha de plástico toda branca e que eu adicionei um lindo broche com flores, mas ainda não estou satisfeita e os modelos que vi são ótimos. Alguns deles tem até tutorial. Basta você conferir os créditos em cada imagem.
Vamos então para a seleção de capas? Como canta Adriana Calcanhoto em Esquadros: "Eu gosto de opostos". Amo preto e branco e acho que eles são feitos para andar juntinhos, como acredito na perfeita relação entre  yin e yang. Achei a estampa da capa muito vintage. A peça ganhou um arremate rosa e permitiu assim mais graça ao trabalho.
Fonte: www.blog.craftzine.com
Fonte: www.sewing.about.com
O material em matelassê e o bordado tornam essa capa um capricho só. E a mensagem é essa mesmo: Qualquer dia gasto costurando é um bom dia!











A próxima é meu projeto para breve. O que é interessante nesse modelo é que podemos acompanhar o tutorial. Muito fácil e mesmo para quem é iniciante no patchwork é possível fazer esse trabalho. Eu já tenho os tecidos, falta a pausa.

'

Fonte: www.sewmamasew.com
Agora vem um modelo para as fãs de bandeirinhas e bandeirolas, bem estilo Volpi. O site mostra um excelente tutorial, apesar de ser em inglês podemos acompanhar pelas imagens.
Fonte: www.stayathomeartist.com
E um monte de capas para máquina para nossa escolha, também não seria uma má ideia. O que é interessante desse formato é que ele se ajusta em qualquer tipo de máquina. Quanta inspiração:
Fonte: www.sewing.com
Agora que eu lhe mostrei umas lindas capas, se já tem uma máquina, é hora de colocar em prática e se ainda não tem, repasse a ideia para as amigas, avós, mães e tias. É sempre bom partilhar algo que além de prático ajuda na decoração de nossa casa.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cantinho de costura para chamar de meu

Fonte: www.customcoutureofclearwater.com
Nunca fui das moças mais prendadas da família e nem lembro de existirem muitas delas nos dois lados, mas sempre tive uma grande admiração pela costura. Minha avó materna tinha uma máquina Singer e fazia pequenos consertos em casa. Eu sempre implorei para aprender a costurar e ela dizia que aquilo era coisa de adulto. Na adolescência fiz meu primeiro curso no ateliê de uma tia, mas as aulas de corte me deixaram cansada e abandonei a ideia por muitos anos. Fui estudar, ler, viajar e namorar um pouquinho.
Propaganda de máquina de costura. Fonte:http://www.creighton.edu/aesop/artifacts/cards/tradecards/nonstock/nstradecardindividuals/index.php

Com o casamento surgiu a necessidade de sempre arrumar uma peça ou outra e precisava esperar semanas e até meses pela boa vontade das costureiras disponíveis. Foi aí que tomei uma decisão, com muito medo: comprar uma máquina de costura.
Poster francês com propaganda de máquina de costura.
Fonte: www.vintage-poster-market.com

Propaganda das primeiras máquinas de costura domésticas. Fonte: www.sewalot.com

A euforia foi tremenda, esqueci o notebook nas férias e em seu lugar alojei a máquina Singer. Comprei tecidos, linhas, botões e preparei meu cestinho de costura. O problema é que fevereiro chegou e recomeçaram as leituras, pesquisas, trabalho de campo e a máquina e a costura foram deixadas de lado. Com a arrumação do home office, ainda falta encontrar um lugar para a atividade. Mas não vou ficar estressada agora, tenho planos de no futuro ter um cantinho de costura para chamar de meu. Por enquanto, vamos ver as ideias que estou curiando por aí e espero colocar em prática daqui a algum tempo.
No início pensei em comprar uma área de trabalho a venda em alguns supermercados grandes como Extra e Carrefour e montar um cantinho como esse da foto. O problema é que nosso home office é duplo e não temos espaço suficiente para o móvel, mas a ideia é excelente já que podemos fazer os trabalhos no notebook e bastava virar a cadeira para ter a máquina de costura pronta.
Fonte: www.atelienavaranda.blogspot.com
Agora vejam a praticidade do próximo cantinho. Uma bancada, que poderia ser sobre dois cavaletes, um pequeno organizador, prateleiras, um expositor que vemos em lojas de material de construção e miudezas e pronto, já temos um cantinho:
Fonte: www.casinhabonitinha.blogspot.com
Esse último é minha inspiração maior. Veja o manequim coberto com linda estampa floral. Os objetos são de encher os olhos: os vidrinhos em tamanhos diferentes, os tecidos dobrados na prateleira, as caixas forradas de tecido, a cadeira coberta com uma padronagem floral, porém mais escura, a lixeirinha, o caixote com rodinhas. Tudo perfeito nesse cantinho de costura. É de suspirar toda vez que olho essa foto.
Fonte: www.http://homeklondike.com/2011/03/23/country-style-home-offices/8-country-style-home-offices-stylish-storage-craft-area/
Vou eleger o domingo como o dia da costura e aí você já sabe, o notebook fica de lado e minha máquina assume esse lugarzinho. E não vamos esquecer: a costura é uma importante atividade em diversas culturas.
Mulheres afegãs aprendem costura em um centro de treinamento. Fonte: www.notasaocafe.wordpress.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

Um lugar para receber e relaxar

Acho que a primeira coisa que me chama atenção em uma casa é a sua entrada, principalmente se houver uma varanda com um espaço bem organizado para recepcionar as visitas ou simplesmente ser um lugarzinho para estirar uma rede e ler, dormir ou ficar a toa.
Quando comprei minha casita havia uma pequena varanda com duas cadeiras de diretor de cinema, da Tok Stok e um pequeno centro de mesa. Mas com o tempo, fui ampliando essa área e hoje ela corresponde a 1/3 da nossa área coberta. É claro que temos que dividir a varanda com o carro, mas mesmo assim sobra um bom espaço e é nele que relaxamos, brincamos com meus enteados-filhotes e fazemos nossas pequenas reuniões de amigos e com a família.
Fonte: www.newhomeidea.com
O que aprendi é que não precisa ser um espaço com muitos móveis, a simplicidade do ambiente garante uma certa harmonia para quem chega e também para quem quer um pequeno refúgio em casa. Na imagem acima vemos uma composição bem charmosa: almofadas, luzes e jardineiras. Imagine a brisa da noite nesse sofá?
Fonte: www.alhomedecor.com
Espaço reduzido não é desculpa para abrir mão de uma varanda em casa ou no apartamento. Uma esteira, uma cadeira de madeira confortável e algumas almofadas garantem um lugarzinho de aconchego. A mesinha de apoio serve para deixar uma bebida, um livro ou até mesmo um belo enfeite. Viu a churrasqueira no cantinho? Aqui na nossa região temos o já tradicional porquinho, uma churrasqueira de ferro e que cabe em qualquer lugar.
E os tons desse espaço? Eu adoro uma atmosfera romântica. Minha varanda é toda cor de rosa, apesar de amor marido dizer para os amigos que é cor goiaba ao leite. Eu não ligo. A cadeira com almofadão ganhou um detalhe maior com as almofadas menores que remetem às cores dos objetos, como os vasos e a vela.Veja que graça:
Fonte: www.abadbuildsonline.blogspot.com
Após 12 longos anos de uso, nosso sofá de bambu começou a apresentar alguns problemas. Uma reforma seria uma boa solução, mas eu já tinha investido R$150,00 em novas almofadas para ele. Não faria muito sentido gastar três vezes esse valor. Resolvemos então doá-lo e compramos quatro cadeiras com uma pequena mesinha de vidro no supermercado Extra. Acredito que quando montar o conjunto, teremos um espaço simples e bonito, como esse:
Fonte: www.victorianhouse.bnb.com
Nessa outra varanda, o pink, o rosa, o roxo e o amarelo deixam tudo mais alegre e convidativo. Os utensílios de jardinagem tornam essa uma varanda possível. Prestou atenção nos vasos?
Fonte: www.hometrendesign.com
E o que não pode faltar em uma varanda? Uma rede, é claro.

O que escolhi dessas varandas para a minha?rede,  vasos na parede, almofadas coloridas, tapete, capacho, mesinha de canto e aquelas peças de decoração regionalista que eu já mostrei aqui. E você?

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...