quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Para celebrar o SIM: Festa de casamento

Finalmente meu irmão e cunhada conseguiram marcar a data do casamento no cartório. Vão casar na véspera de um feriado, mas vão deixar para comemorar no final de semana e assim contar com a presença da família e dos amigos íntimos.
Como irmã, cunhada, madrinha e decoradora do evento estou super ansiosa e estava mesmo me coçando por ter abandonado o projetinho de decoração durante as últimas semanas por causa de minha banca de qualificação. Mas, agora que estou qualificada para continuar meu doutorado, sobrou um pouquinho de tempo e retomei a busca pelos itens que quero que façam bonito no dia especial de meu irmão e sua esposa.
http://www.ebay.com/itm/Summer-Beach-Wedding-Party-Favor-8-Wine-Beer-Bottle-Glass-Holders-/270535825300

Como já tinha comentado com você, eles decidiram por uma celebração super informal, para 50 convidados e durante o dia, assim, preciso pensar em uma decoração que faça bonito e ao mesmo tempo que tenha o espírito da festa. Já decidi entregar os doces e pequenos cupcakes em marmitas personalizadas por mim, lembra? Agora estou pensando na decoração das mesas do bolo e das lembrancinhas de casamento.
www.amazon.com
Eu escolhi a garrafa de vinho como musa inspiradora desse projeto e já separei alguns exemplares para trabalhar em breve. Faltava apenas achar um modelo que fosse bastante inspirador e passeando pela blogosfera achei umas ideias realmente incríveis, fáceis e muito baratas. Vamos ver?
Uma ideia extremamente inspiradora, principalmente para nós nordestinas que vivemos em uma terra de bicos de renda e lindas barras de cambraia. Basta colar o pedaço de bico de renda ou cambraia com cola quente e já temos um lindo vaso para alegrar as mesas da celebração.
www.bridebop.com

Pequenas garrafas também causam grandes efeitos na decoração. Basta um botão de rosa ou um mix com flores do campo para ter um lindo enfeite para a mesa.
http://www.elizabethannedesigns.com/blog/page/3/
A ideia de cobrir toda a garrafa com fios de ráfia ou fitas coloridas já ganhou o meu coração. Como a cor da festa de meu irmão é azul, já posso pensar também em inserir a cor branca para criar uma combinação estilosa e clean. Na foto vemos a decoração de um casamento ao ar livre.
www.greenweddingshoes.com
Outra ideia belíssima encontramos no site Nook and Sea. Basta ter uma pistola de cola quente para provocar uma mudança grande na garrafa e criar um belo item para a decoração da festa.
Caso eu tivesse mais garrafas de vinho disponíveis, criaria um lindo canteiro igual da foto seguinte:
www.honeysucklelife.com
Também fiquei muito feliz com as ideias que descobri no site de duas irmãs norte-americanas Courtney & Heather. Olha a graça dessas garrafas, algumas com um pequeno laço de pérolas. Muito clássico, simples e bonito.
Agora quem gosta de trabalhar com tinta spray pode fazer um lindo arranjo com a palavra AMOR ou LOVE. No Bridesmaid Blog encontramos uma ideia bem simples e cheia de gracinha. Quer conferir?

Quero só lembrar para você que não precisa ter o dia do casamento marcado para criar um belo arranjo com garrafas de vinho para a sua casa. Eu tenho quatro arranjos espalhados em casita e com certeza vou ficar com uma das criações do casamento de meu irmão e mostro aqui no nosso blog em outubro. Combinado?
www.pinterest.com

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como começar bem a semana

A semana não começa na segunda-feira mesmo. Ela começa ainda no domingo, quando precisamos tirar pelo menos uma horinha de nosso dia e planejar o que resolveremos, agendaremos ou adiaremos nos próximos sete dias.

Um ótimo exemplo é o dia da dieta, que sempre é marcado para a segunda-feira, o qual, por unanimidade, é o dia da sabotagem geral de qualquer tipo de regime. Também é um péssimo dia para pensar em iniciar o programa de caminhadas ou de abdominais. Enfim, na segunda-feira já estamos cansados do domingo e sempre levantamos com menor humor, menos disposição e parece que com menos energia.

Como estive vivendo meus seis meses sabáticos, preciso me reprogramar e retomar o trabalho e isso requer planejamento, disposição e coragem. Aliás, esses itens andavam em falta na minha prateleira, mas ganhei um estoque novo e estou desejando colocá-lo em uso para já. Por isso, minha dica de hoje é, prepare sua agenda no domingo, garantindo o sucesso de sua receita com os itens que eu apontei lá em cima.
E mesmo que tenha flexibilidade de horário, é sempre interessante eleger as prioridades e começar resolvendo justamente aquilo que demanda mais tempo e atenção.

E nunca se esqueça, a sua semana depende de você. É você quem decide se vai superar as dificuldades ou topar diante dos obstáculos. Também é de sua responsabilidade definir aquilo que te faz muito bem e identificar aquilo que não lhe acrescenta nada. Assim, faça suas escolhas, planeje bem a sua semana e viva ótimos novos dias.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vanitas vanitatum et omnia vanitas

Em minha viagem para Ouro Preto, Mariana e Congonhas mergulhei no estilo barroco e vi de mais perto seus principais elementos, entre eles a caveira e a concha. Fiquei encantada pela presença simbólica da morte em cada espaço que visitava e resolvi escrever um post sobre um dos elementos que está em alta na moda atual: a caveira.

Cemitério da Igreja de São Francisco de Assis- Ouro Preto- MG


Impressionante como de repente a moda se encheu de caveiras por toda parte. Claro que elas são charmosas, estilosas, com brilhos, aplicações e design sempre atual, mas não é de hoje que a caveira aparece tão forte no imaginário e na cultura de uma sociedade.
http://piedradecarretera.blogspot.com.br/2010/08/vanidad-de-vanidades.html

Mas qual a razão de tantas caveiras em joias, estampas de roupas, lenços, pinturas, esculturas, design e decoração? Talvez tudo esteja conectado ao conceito de Vanitas, (leia vânitas). Enquanto na antiguidade  até a idade moderna a vaidade era atacada e vista como algo de relativa brevidade e efêmera glória, vivemos na sociedade pós-moderna mais uma inversão de um valor, e a vaidade é alvo direto da indústria, que a estimulada e faz dela o centro de nossas preocupações.

Hendrik Andrieszen, Vanitas.

http://blog.novelasteen.com/?p=154

O versículo do livro de Eclesiastes diz o seguinte: Vanitas vanitatum et omnia vanitas, traduzindo significa, Vaidade das vaidades e tudo é vaidade. O que antes foi alerta para o luxo e o apego ao supérfluo, hoje se tornou hit e a caveira deixa os quadros sisudos dos pintores holandeses e invade o mundo na cibercultura.

Adriaen van Utrecht-Vanitas- (1642) 

http://ipnagogicosentire.wordpress.com/category/lemmario-darte-v/
É comum encontrar símbolos de várias atividades humanas e junto deles a caveira. Vemos armas de cavaleiros, vasos com flores murchando, espelho, livros, instrumentos astronômicos, instrumentos musicais e a  representação da concha, o que remete ao apogeu do estilo barroco na história da arte europeia.

Edwaert Collier - 1693




Na atualidade, o artista plástico britânico Damien Hirst renova os temas pintados pelos artistas holandeses, reavivando em suas obras questões sobre a religião, a mortalidade e a natureza da existência humana, não mais como um aviso sobre as futilidades da vida, mas sim como um deboche da morte. Como isso é possível? Tornando um crânio humano uma joia fascinante e cara.

Damien Hirst e sua obra Pelo amor de Deus


Em sua escultura vemos o brilho de 8.601 diamantes e entre eles um gigantesco diamante rosa de 50 quilates. A sua explicação para a obra é que a mesma trata de um desafio a morte. Outro artista que representa o conceito de Vanitas em sua obra é Fernando Vicente. Suas pinturas são fascinantes e apresentam o corpo humano e suas vaidades de uma forma crítica e ao mesmo tempo natural.

Fernando Vicente, Máscara.

 Eu particularmente gosto muito do tema e tenho um belíssimo lenço estampado com caveirinhas sorridentes e uma pulseira com a famosa caveira do portão do cemitério. Acho interessante essa dinâmica que transforma e confere novos significados para as coisas ao nosso redor, mas também importante lembrar dos primeiros sentidos e assim questionar a si mesmo se de fato vivemos apenas a vaidade das vaidades ou se encontramos algum sentido verdadeiro para nossas necessidades de consumo.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

30 dias de saudades de Ouro Preto


Hoje faz um mês que deixamos a cidade de Ouro Preto e ainda não deixei de sonhar com a sua imagem, seus cheiros e texturas.  Ainda lembro de quando chegamos e a primeira visão que tive da antiga Vila Rica quase me deixou sem ar. Seus morros tomados por torres de igrejas seculares nos transporta para outro tempo.



Exploramos a cidade intensamente, sempre caminhando com um mapa na mão que nos indicava o lugar exato dos tesouros da cultura e do patrimônio. Olhar para aquelas paisagens representava re-significar o olhar cada dia. Talvez, a pessoa que portava os óculos que achei no adro da Igreja do Carmo tenha saído com a vista curada e abandonado o seu acessório, já que não fazia mais sentido algum tê-lo. Ouro Preto é um verdadeiro colírio para os olhos.

Minha primeira preocupação na época de organização da viagem foi com a escolha do lugar no qual ficaríamos por uma semana. Foi uma pesquisa longa, mas que me levou direto para uma habitação com quase três séculos de história e que exigia uma certa reverência, daquelas que temos quando entramos nos lugares que guardam uma áurea. Assim, como não nos definimos como turistas e sim como viajantes, nos hospedamos em Ouro Preto em uma antiga residência do século XVIII, a pousada Pouso dos Sinos.
Pousada Pouso dos Sinos- Ouro Preto.
Paredes muito sólidas, piso e teto em madeira, móveis seculares e uma decoração inspirada nas antigas casas de fazenda mineiras, são esses os elementos que definem o nosso pouso. A localização totalmente privilegiada nos brindava cada manhã com um cenário diferente além de nossa janela e a presença abençoada da Igreja de São Francisco nos deixava mais confortáveis e felizes. 

O Pouso dos Sinos oferecia um café da manhã que despertava todas as nossas fibras para encarar as muitas ladeiras da cidade.


O quarto que ficamos hospedados tinha essa cama maravilhosa coberta com várias colchas e pronta para receber um romântico dossel. Havia um leve declive no piso, o que me deixava angustiada, e que você pode perceber pelo ângulo da foto.
 Um charme era essa cortininha no vidro da porta do quarto, que impedia que entrasse a luz da sala principal.
 O cabideiro foi o meu segundo item favorito, inclusive encontrei dele para vender, mas viajando de avião nunca podemos ousar mais.
As nossas andanças nos levaram para belíssimas igrejas, algumas no centro histórico e outras localizadas no sítio de fundação da cidade, como a Capela do Padre Faria e a Igreja de Santa Efigênia.
Também enfrentamos longas caminhadas em busca da casa de Dorotéia, a famosa Marília de Dirceu. Percorremos toda a Ouro Preto localizando cada uma das pontes que Tomás Antonio Gonzaga faz alusão no seu famoso poema. Encontramos essas duas imagens na antiga casa que o poeta inconfidente morou.
É uma história de amor que não se concretizou em função da resistência da família da moça e dos envolvimentos políticos do jovem. Mas toda Ouro Preto conhece os destinos dessas suas personalidades e suas presenças são bem marcadas na antiga Vila Rica.
 Mas quem merece os créditos de ter nos auxiliado em nossa busca pelo romance dramático entre o poeta e a donzela foi a autora Lúcia Machado de Almeida. Seu livro foi nosso guia, companheiro de jornada e muitas vezes nossa bússola. Sem o trabalho dessa pesquisadora, teríamos ao final da viagem, uma visão totalmente parcial e distante da realidade dessa cidade dourada.
Não poderia deixar de falar do produto mais tradicional da cozinha mineira, o pão de queijo. Tão diferente do que comemos nas lanchonetes e padarias daqui. O pão é grande, com bastante queijo e geralmente servido com um recheio. Tem como resistir? Claro que não. 
Enfim, confesso que deixei Ouro Preto com lágrimas nos olhos. Nunca amei tanto uma cidade assim. Foi um amor à primeira vista e que no primeiro instante já me deixou cheia de saudades. Eu pensava que tinha amado Lisboa e Sidney, porém nunca sonhei em retornar com a mesma força que imagino nossa próxima viagem para Ouro Preto. Vamos assim curtindo os próximos anos de saudades.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A porta azul e seus sentidos

A antropologia me deu a possibilidade de ver com um olhar mais relativista muitos aspectos da cultura humana. Entre eles, aprendi a importância da porta, como símbolo para a divisão entre dois espaços, o mundo da rua e o mundo da casa. Para o antropólogo brasileiro Roberto DaMatta, essa simbologia permeia a nossa cultura de forma que associamos o bom e pacífico ao ambiente familiar, de dentro da casa, e o caos e a sujeira com a rua, o que está fora da porta.
Ouro Preto-MG

Em várias tradições religiosas, essa simbologia se repete, inclusive no cristianismo encontramos diversas relações entre a porta e a salvação. E a porta azul? Qual a razão de encontrar tantas  em vários países e culturas?Acredita-se que seu uso em algumas culturas também se justifica por ela representar o céu, o mar, o infinito e a espiritualidade. Logo, a porta azul é um marco de proteção  que tanto representa amplitude (céu e mar) quanto espiritualidade e divindade (Jesus, Maria, Céu, Krishna, Vishnu, Afrodite, Hera, Zeus). Nas minhas pesquisas antropológicas, descobri que nos países ao redor do Mediterrâneo, a porta é sempre pintada com a cor azul, para afugentar os espíritos malignos e as forças negativas. 
Fechadura e porta azul de uma casa antiga em Ouro Preto-MG

Sempre me encantei com o uso das cores em determinadas sociedades e o predomínio do branco e azul nas culturas mediterrâneas foi algo que sempre me agradou muito.
Na minha recente e saudosa viagem pelas terras das gerais, encontrei muito azul e branco, seja na arquitetura, na cerâmica, ou nas pinturas. 
Porta azul na lateral da Igreja do Carmo.
Ouro Preto- MG

O azul é uma cor que representa ainda lealdade, devoção religiosa, amizade e verdade.


http://affairwithcolor.com/use-color/354718721_36fff662b7/
Nos países do norte da África, encontramos muitas portas azuis ricamente decoradas, como a seguinte:

Porta azul decorada na Tunísia.
http://goafrica.about.com/od/tunisia/ig/Sidi-Bou-Said--Tunisia/Typical-Blue-Painted-Door--Sid.htm
O Marrocos já invadiu nosso imaginário a partir de uma famosa novela exibida em 2002, lembram do Clone? E que tal uma belíssima porta marroquina?
http://journals.worldnomads.com/algrange/photo/31933/827803/Morocco/Behind-the-blue-door

E quem não se atreveria a atravessar uma porta azul na ilha de Santorini?
Santorini, Grécia.
http://www.etsy.com/listing/82243063/turquoise-door-santorini-greece-photo
Ou essa outra porta:
http://www.lowryphotos.com/gallery/greece/greece.htm

E que tal viajar pelos campos da Itália e cruzar com uma porta azul da Toscana?
Pode acompanhar todo o tour a partir do link. Lindas imagens.
http://mysampleday.com/index.php/2011/12/15/one-day-of-a-wine-expert-in-toscana-province-italy/
Para mim, uma porta azul é especial apenas por ser azul, mas se ela tiver uma linda moldura em cantaria, ou simplesmente galhos de uma planta como o bouganville ou até mesmo um pequeno objeto decorativo, não importará o cenário de fundo, mas apenas que aquela porta azul simbolizará uma passagem para um lugar mais tranquilo e acolhedor, como devem ser nossos lares.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Procura-se Costureira

Sempre achei mágica a prática da costureira. Tomar um pedaço de tecido em suas mãos e com poucos apetrechos transformá-lo em uma calça, uma saia, uma camisa ou até mesmo num vestido de noiva.

No atelier de minha costureira experimentando meu vestido de noiva.
 Dona Maria atua na cidade de Parnamirim por quase duas décadas.  


Nunca comentei antes, mas eu já tive meu momento de auxiliar de costureira. Como isso aconteceu? Havia uma vizinha que costurava calções e shorts masculinos. Eu ficava na porta da casa dela olhando ela fazer seu serviço, até que um dia ela perguntou se eu queria remover as linhas das roupas e receber uns trocados pela atividade. Claro que corri para casa, pedi permissão a minha mãe e passei quase dois meses ajudando ela todas as tardes em seu pequeno atelier. O dinheiro que recebi comprei um corte de tecido da cor rosa e uma outra costureira fez um charmoso macacão para mim.
Na adolescência o interesse continuou e comecei a frequentar as aulas de corte e costura no atelier de minha tia Anunciada. As primeiras aulas eram sobre corte e eu perdi o interesse logo,  nunca mais voltando para o curso. Hoje me arrependo do que fiz. Ela fechou o atelier e não ministra nenhum curso. Tive a oportunidade, mas deixei escapar.
Depois disso tentei achar um curso no SENAC. Passei anos esperando a formação de uma nova turma. Quando ela abriu, cinco anos atrás, o curso seria ministrado na zona norte de Natal, o que impedia meu deslocamento até lá. Frustrada esqueci a costura e me dediquei a decoupagem e fui até feliz por algum tempo, mas nesse ano a vontade de costurar veio com mais força ao ponto de me fazer comprar minha primeira máquina de costura no começo do ano.
E agora? Estou procurando novas possibilidades para aperfeiçoar minha prática de costura e evoluir da costura reta para um outro nível. O SENAC promete abrir nova turma de corte e costura, mas sem local e data definida. Encontrei duas opções, um curso a distância e um guia de costura.
Todos lembram das propagandas nas revistas do Instituto Universal Brasileiro. Tantas opções de cursos sem precisar sair de casa. O Curso de Corte e Costura utiliza a metodologia da educação a distância, com o envio dos módulos de estudo, um manual e de um kit de costura. Como a proposta é de um curso profissionalizante, ao final dos módulos é preciso fazer uma exame final, o que lhe garante um certificado.
O interessante é que eles disponibilizam  maneiras diferentes de envio do material a partir das três formas de pagamento. O curso tem o custo total de R$247,00. Acho que é o valor que muitas de nós pagamos na compra de revistas de moldes e modas durante o ano todo, concordam? Eu, particularmente estou bem interessada em fazer este curso. Vou esperar chegar dezembro para fazer a solicitação de envio do material. 

A outra opção é o curso preparado pela Revista Manequim, chamado Guia completo da costura: passo a passo prático das técnicas para confeccionar roupas e acessórios. Encontramos cada exemplar nas bancas de revistas pelo preço de R$24,90. Podemos também comprá-los na loja da Abril. Eu comprei o exemplar número 3 para fazer um test drive do guia, só não tive tempo ainda, mas em breve comento o que achei. 


Agora sabem qual é o meu grande sonho de aspirante de costureira? Ter o Grande Livro da Costura. Não uma versão feita download ou copiada para um cd, mas o próprio livro. Quem sabe um dia?

Agora vou dar uma dose de estímulo, já pensou em ser costureira profissional? Nos classificados dos jornais locais acompanho o aumento da oferta de vagas para costureiras, principalmente as que sabem costurar uma peça inteira. O espaço de trabalho é o atelier de reforma de roupas ou produção de roupas finas, mas você também pode abrir seu atelier em casa e ganhar um bom dinheiro (entre R$800,00 e R$ 2.000,00 mensal) para realizar outros sonhos, além dos que passam pelo dedal, linha e agulha.

sábado, 11 de agosto de 2012

Você sabe o significado do bigode?

Véspera do dia dos pais é sempre uma correria para mim. Sou a encarregada oficial de organizar os eventos da família desde que tinha 14 anos de idade, então, tenho mais de 20 anos de experiência com comemorações íntimas e especiais. Acho que já posso montar minha empresa, risos.
Hoje convidei minha sobrinha Ritinha para me acompanhar nas últimas compras de presentes e ingredientes e não pude resistir a um colar com um lindo bigode dourado. Já tinha visto post em alguns blogs sobre a "moda do bigode", mas nunca vi nenhuma colega blogueira explicar qual o sentido por trás dele.
Foi então, que na hora de efetuar a compra, a vendedora me olhou e perguntou se eu sabia o significado do bigode. Rapidamente busquei meus conhecimentos de semiótica e pensei: o bigode é sinal de ironia diante da vida. E respondi para ela: bigode é pura ironia. Bom, essa é a minha leitura e a fiz a partir da interpretação da figura mais emblemática do cinema mudo americano: Charlie Chaplin.
http://www.worldculturepictorial.com/blog/content/handsome-soul-handsome-fellow-charlie-chaplin-gentleman-poet

Quem assistiu os filmes de Chaplin quando era criança deve ter ficado intrigada com a forma que ele movia o bigode, mesmo ele sendo bem curto, do tipo "escova de dente". Mas, apesar da caricatura da personagem que o tornou famoso, Chaplin era um grande humanista e homem extremamente politizado e usou de sua arte e inteligência para fazer uma crítica a partir do seu bigode sobre um outro homem de bigode, o chanceler alemão.
Minha leitura sobre o significado do bigode na arte e no design de hoje teve inspiração em Carlitos, mas vale a pena lembrar que o bigode que está fazendo muito sucesso é um  modelo diferente do dele, chamado de "guidom" ou "pequeno guidom". Como sei tanto de bigodes se não tenho bigodes? Aprendi no livro Veja como se faz. 500 coisas que você deve saber, e uma delas é justamente saber identificar bigodes.
No Brasil, a marca de bijuterias Millennium tem lindas peças com bigodes de todos os tamanhos. Eu gostei muito dessa pulseirinha, mas não encontrei na loja que compro no centro de minha cidade.
http://www.bijutotal.com.br/pulseira-millennium-modelo-bigode-dourado-0323
Da mesma marca, comprei um par de brincos e um colar e não tive tempo de fotografar já que minha sobrinha usará o conjunto daqui a pouquinho. Mas encontrei uma fotinha no mesmo site. 
http://www.bijutotal.com.br/index.php?route=product/category&path=2_77779&sort=p.price&order=ASC&pageLimit=40


Para as leitoras de outras terras, a Etsy, tem um belíssimo modelo de colar:

Além de joias, os bigodes estão em alta também nas unhas das garotas mais antenadas. Eu vi muitas imagens legais e alguns tutoriais e produtos. Na revista estrangeira Glamour tem até um tutorial em vídeo ensinando como fazer uma unha bacana como essa:


E que tal preparar suas unhas de bigode em casa? É super fácil com os adesivos.
http://stencilwords.com/ocart/index.php?route=product/gallery&keyword=mustache%20nail%20decals&category_id=0&product_id=3629?keepThis=true&TB_iframe=true&height=420&width=730
Querem conferir outras ideias bem descoladas? Eu adoro porta chaves e achei esse bem interessante:
http://the-coveted.com/blog/2008/07/15/mustache-envy/

E filho de bigode, bigodinho é. Um "pequeno guidom" com muita graça para os babies:
http://handsomehoward.com/baby.html


Bigodes são super indicados para deixar o banheiro mais aristocrático, quer ver como? Confere aí:
http://www.etsy.com/listing/85546226/toilet-decal-mustache-decal-unique

E para as prendadas nas costuras, que tal fazer um aplique de bigode em uma almofada? Pode trazer um ar mais cômico para sua sala de visita e ser um ponta pé inicial para gostosas gargalhadas.
http://www.sewset.com/pattern/661

Para cada tipo de bigode que existe você vai encontrar dezenas de ideias de aplicação, então, explore os links e depois compartilhe conosco onde meteu o seu bigode.


Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...