domingo, 31 de março de 2013

Esperando o coelho

Manhã de domingo de Páscoa é para muitas pessoas tempo para fazer a caça aos ovos de chocolate e celebrar a vitória de Jesus sobre a morte. Aqui em casa a comemoração não aconteceu como eu gostaria, em função da sobrecarga da escrita da tese, das obrigações com Odysseus e do incômodo com as dores nas mãos e braços. Na verdade, é bastante frustrante perceber que detalhes tão pequenos de nossa vida cotidiana precisam ser deixados de lado quando existe um objetivo mais urgente.
Assim, a única graça que fiz foi comprar caixas decoradas com coelhinhos vintage e encher de chocolates para os enteados-filhotes. Mesmo assim, desejo para o próximo ano um tempo de celebração da nova vida e já estou vendo algumas ideias para colocar em prática na Páscoa de 2014. Quer conferir?
A primeira ideia é muito simples de ser colocada em prática: elegemos uma cor, no caso, azul, decoramos um aparador ou mesinha de canto com alguns vasos, pode ser latas, garrafas de bebidas ou uma linda jarra como a da foto. Decoramos vários ovos de galinha e temos uma decoração para encantar os olhos e inspirar o coração de nossa família no domingo de Páscoa.

http://www.lillianvernon.com/
A sugestão acima é bela, simples e de grande impacto. Um vaso ou uma taça grande, uma vela na cor da decoração e muitos ovinhos de chocolate espalhados. Tem coisa mais singela e bonita que essa? A próxima dica é muito delicada e vai impressionar todas as idades: uma árvore de páscoa. O que precisa? Alguns galhos ou hastes, ovos decorados, mini cenouras, muita fita e muito carinho.

http://www.airsoftmechanics.com/Susan/EasterDecor08Tree.jpg   
E um mix de sugestões? Tem muito azul, muito ovinho e muito ninho.

http://www.homedressing.net/easter-decorations/ 

Eu ganhei de minha ex-aluna e assistente de sala Jaqueline uma linda coelhinha com uma cestinha. Ela ficou decorando a sala de visita e provocou muita curiosidade em nossa gata, que, bastante intrigada, investigou de perto aquela nova criatura. Achei esse casal uma graça e vocês?

http://www.oldcountrycrows.com/item_1129/Spring-Decoration--Bunnies-in-a-Basket.htm 
Também pode decorar só um cantinho, como uma prateleira, o armário ou o balcão. Achei esse coelho de porcelana um luxo:


http://acultivatednest.com/2013/03/easter-decorations/
Que esse domingo de Páscoa seja de paz, harmonia e saúde para tod@s vocês e suas famílias.
Um super abraço e uma ótima semana.
Andreia Regina

sábado, 30 de março de 2013

Concurso de bonecas vivas

Quem assistiu Pequena Miss Sunshine deve ter se divertido bastante com as aventuras de uma família para fazer a pequena Olive participar de um importante concurso de miss infantil.


Entretanto, a ficção é a dura realidade de muitas meninas norte-americanas que perdem parte de sua infância para atender as exigências dos concursos de miss espalhados por todo o país.  A pressão por demonstrarem simpatia, beleza, elegância e inteligência em um evento tornam as meninas verdadeiras bonecas vivas de suas famílias.


http://www.ulaola.com/blog/2012/05/29/hanger-of-glory/?lang=e
Como antropóloga, tenho uma certa preocupação em ver crianças sendo estimuladas na complicada condição de competição e disputa pelos primeiros lugares e prêmios, mas parece que muita gente curte ver as adultas em miniaturas tendo crises de choro, discussões com as mães e muito comportamento artificial em função de uma coroa, uma faixa, um troféu e muitos dólares.

http://blomsterpiken98.blogg.no/1286047581_little_miss_perfect.htm


Claro que no Brasil também existem concursos mirins, mas parece que aqui o clima de cobrança sobre as participantes não beira o histerismo e a pura individuação.

http://jeajen.blogg.no/m_062011.htm

Fiquei muito pensativa sobre os concursos mirins depois que assisti o primeiro episódio de Honey Boo Boo, um reality show da TLC que mostra o cotidiano da família da pequena Alana e do seu esforço em se tornar uma grande pequena miss.




A minha primeira impressão é que estava diante de um circo no qual o cotidiano de Alana era ofuscado pela participação de forma constrangedora de sua mãe e irmãs. Depois fui me concentrando na forma que Alana é tratada em casa e como isso reflete em sua presença em um concurso local.

http://haveuheard.net/2012/12/honey-boo-boo-justin-bieber-googles-search-2012/honey-boo-boo-child


Mas eu não sou a única que fica espantada com a educação, formação e orientação que é dada para Honey Boo Boo. Na internet as críticas se multiplicam, considerando inapropriadas a dieta que a mãe sugere para toda a família e os valores que são transmitidos.






Honey Boo Boo tornou-se um fenômeno na TV americana, e Alana ocupa capas de revistas, serve de motivo para paródias no South Park e desperta muita discussão tanto em torno da adultização que sofre quanto da sua esperteza em defender o seu estilo de vida e de sua família.


Quem ainda não a viu, vale a pena assistir para tirar as suas  próprias conclusões. Alana é engraçada, divertida, mimada e focada. Vamos ver o quanto disso vai permanecer no futuro.





Um beijo e até loguinho!
Andreia Regina

quarta-feira, 20 de março de 2013

Uma casa ou um nicho?


Hoje revi algumas imagens sobre o problema de moradia na China. Mas, a verdade é que essa problemática faz parte de muitos países e que bem pertinho da gente sentimos a redução dos espaços em cada novo empreendimento ofertado pelo mercado imobiliário. 


Casa grande e espaçosa é artigo de luxo, direito e privilégio de poucos no Brasil e eu e minha família ainda nos sentimos gratos por desfrutar de um espaço com 70 metros quadrados de área construída. Imaginem que tem só 50 ou 30 metros? Difícil imaginar? Vive essa realidade? Agora pense em quem tem apenas um retângulo do tamanho de um banheiro para viver.

A discussão pode se estender, mas como nosso objetivo é falar de soluções, pensei em mostrar algumas ideias interessantes para vocês.
Uma delas encontrei no Tumblr e mostra um apartamento com a marcenaria ajudando na separação dos ambientes:


E por falar em integração, vejam como a cor branca ajuda a criar a impressão de amplitude. Algumas outras sugestões podem ser vistas aqui. Na primeira imagem, amei a mesa dobrável. Já na segunda, achei bacana brincar com o tapete para ajudar a definir os espaços.



Usar os próprios móveis para delimitar os ambientes pode deixar o projeto mais barato, amplo e charmoso. Vejam aqui:


Eu achei a próxima ideia deliciosa. Danya Collyer mostrou uma parte dele no seu blog e achei outro ângulo. Eu defino  o próximo ambiente como o casamento entre a luz e o ar.



Então, não adianta reclamar muito do espaço reduzido e sim pensar em soluções simples e bacanas para deixar nosso nicho com cara de lar.

Um cheiro e até loguinho:
Andreia

terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto Cegonha 2014


Dizem que todas as mulheres que pretendem engravidar devem se preparar 12 meses para que os nove meses seguintes sejam de mais saúde, disposição e alegria na vida da futura mãe e do seu bebê. De fato, eu desejava ardentemente ter meu primeiro filho ou filha aos 25 anos de idade, mas a medida que os anos foram passando fui me dedicando à vida acadêmica na antropologia e a profissão de historiadora e enquanto não surgia um homem para ter o privilégio de me acompanhar no milagre da vida, o projeto cegonha foi sendo adiado.



O casamento em 2010 foi uma grata e feliz surpresa, mas ser mãe não podia vir antes de terminar os créditos do doutorado, então, deixamos para dois anos depois nosso primeiro projeto. 24 meses passaram e a cegonha não nos fez uma visitinha sequer. Fiquei triste e decepcionada já que pela primeira vez as coisas na minha vida não ocorreram como planejei. Dessa vez resolvi engavetar o projeto.


Entretanto a biologia é uma coisa impressionante e maravilhosa e como diz minha amiga Luciana, o corpo também tem a sua consciência. Visitei meu médico para reclamar de algumas dores nas mamas e ele disse que isso tudo é provocado pela pressão do meu organismo por um "projeto cegonha".


E eu já fui logo explicando que meu projeto principal é o doutorado e que tenho que terminar minha tese até dezembro pois tenho prazo da CAPES e não vou decepcionar o programa... não adiantou de nada. Ele disse que é antinatural a forma como queremos adiar o máximo a gravidez, esperando conquistar mais espaço, mais títulos e mais bens. Bom, os tempos não são mais como na época de nossas avós e realmente precisamos ir à luta e construir uma estabilidade profissional e financeira antes de colocar mais uma vida nesse mundo. Concordam?


E agora que sei que meu corpo pede uma modificação em minha vida e minha alma, vou atender o pedido do meu coração e começar uma agenda para gravidez. Meu doutorado deve ser concluído em fevereiro do próximo ano e até lá posso me programar e me organizar fazendo os exames e a dieta necessária. Vou retornar para meu médico e dizer que finalmente me sinto pronta para ser mãe e que ele pode começar a me orientar nesse processo.


Acho que meu filho ou filha não vai ficar aborrecido (a) quando ouvir que me dediquei aos estudos com afinco por anos seguidos para lhe dar mais conforto e tranquilidade na família. Vocês não acham?


Então, dou por iniciado o Projeto Cegonha 2014. E você? Qual o seu projeto para os próximos 12 meses?

Crédito das imagens: Anne Geddes

Super abraço e até loguinho.

Andreia Regina 

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher: tempo de mudança

Todos os anos vemos o quanto o comércio torna tão atraente o Dia Internacional da Mulher. Na lógica do mercado, é mais um dia para consumir, seja através de presentes para si mesma, seja recebendo presentes dos companheiros e companheiras de jornada.

Mas, o mais importante é questionar sobre o quanto as lutas das mulheres dos últimos 150 anos significaram para o mundo. Ainda vivemos em um cenário tortuoso e de perigo, seja físico ou simbólico. 

Enquanto falamos de igualdade entre os sexos, mães educam seus filhos para que eles continuem reproduzindo os comportamentos machistas das últimas gerações e mulheres de todo o mundo são silenciadas diante da onda de violência que as atinge.


Ainda me assombro quando saio com meu marido e mesmo que seja eu a pagar a conta do restaurante, o troco seja sempre entregue para ele. Vivemos em uma sociedade da invisibilidade temporária e no dia internacional da mulher não é nenhum pouco diferente.

É preciso que cada mulher repense seu papel na sociedade e exija respeito e valorização pela sua condição feminina. Se nos primórdios da humanidade, os homens admiravam a força interior e o poder de reprodução das mulheres, nós precisamos retomar o culto ao nosso sagrado e lutar por mais mudanças políticas, sociais e culturais.

Feliz Dia Internacional da Mulher. Desejo imensamente que cada uma possa ser a protagonista de sua própria história e descubra que precisamos primeiro ser felizes sozinhas para poder conquistar nossos sonhos.


Um grande abraço:
Andreia Regina

Historiadora e antropóloga sempre reflexiva sobre a condição da mulher.

Crédito das imagens: Sebastião Salgado.

segunda-feira, 4 de março de 2013

I LOVE BAGS

Toda mulher tem uma mania, tara, paixão, loucura por algum tipo de acessório. Eu mesma sou amante das bolsas, de todos os tamanhos, estilos e formatos. Lembro exatamente quando começou esse amor louco. Eu tinha uns dez anos e vi na revista da Avon uma bolsinha da Moranguinho. Juntei todas as moedas que achei e fiz minha primeira compra. Depois daquele dia nunca mais fui a mesma.
http://www.duofemme.com.br/category/bolsas/

Já tive dezenas de bolsas, mas com a chegada dos trinta anos comecei a me desapegar de alguns gostos, valores e manias e as bolsas foram reduzindo de número mas aumentando em qualidade e praticidade. Em 2011 resolvi que faria um investimento por ano para comprar bolsas de boa qualidade e que não fossem muito "fake", assim, adotei uma Sueldos naquele ano e em 2012, fiquei com uma Luz da Lua para minha fiel escudeira. A dica não é minha e sim da grande ex-modelo francesa Inès de La Fressange, no seu conceituadíssimo guia de estilo A parisiense.
http://www.jeanbaptistehuynh.com/produit.php?ref=PORTRAIT-IV&id_rubrique=9
Agora que tenho poucas mas ótimas bolsas, tenho pensado em uma forma de organizá-las, deixando espaço para a minha aquisição de aniversário: esse é o novo critério para comprar bolsas novas. E fui na blogosfera buscar algumas soluções práticas e fáceis. Vamos conferir? Gostei desse mix de ideias. Prateleiras ou armário? na dúvida, os dois ajudam a compor um ar de loja para guardar nossas companheiras de dia a dia ou de muitas noites glamourosas. Organizar as bolsas por cores e estilos também é uma ideia muito bacana por poupar tempo na hora de decidir com qual vamos arrasar seja na rua ou no trabalho.

http://ariannabelle.com/blog/category/organization/handbag-organization
Mas se não tem um espaço no quarto para organizá-las, que tal usar um cantinho dentro do armário de roupas? Aposto que a sugestão de usar os ganchos ou até mesmo as ombreiras pode ajudar bastante para manter sua coleção sempre pronta para o desfile. A dica da blogueira é: guarde suas bolsas sem qualquer peso dentro delas:
http://marrylallwrite.com/tag/handbags/
Confesso que achei a próxima dica super charmosa e penso em colocá-la em prática na próxima reforma do meu quarto. Podemos encomendar os nichos em uma boa marcenaria e depois cobrir com papel de parede, papel de presente ou adesivo casando muito bem com a decoração. O que acham?
http://chumsyashley.com/?p=2825
Usar um cabide pode até conferir um ar meio retrô com um jeito mais vintage, mas a poeira se instala com facilidade sobre as bolsas e na hora de sair é preciso ter um pano úmido na mão pra deixar tudo lindo e limpo:
http://www.bellezzabee.com/2012/01/how-to-organize-your-hand-bags.html
Agora se tiver um cantinho e quiser colocar algumas prateleiras de metal, também fica interessante e fácil para localizar a bolsa:
http://www.glamour.com/fashion/blogs/slaves-to-fashion/2012/02/im-a-serious-purse-addict.html
E que tal uma ideia que pode ser aproveitada até em uma cômoda antiga? Basta tirar as portas e gavetas (se eu tivesse pensado nisso não teria doado meu móvel).

Espero que tenham se inspirado nessas lindas e práticas ideias e olhem para as suas bolsas com mais carinho, afinal, elas nos dão todo apoio em qualquer situação.

Um cheiro e até loguinho.
Andreia Regina

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...