domingo, 17 de julho de 2016

Maternidade e missão



Olá todo mundo. Saudades de conversar com vocês. Os últimos meses foram de muita luta e dor na nossa família com a partida de meu amado sogro e segundo pai para a pátria espiritual, mas, quatro meses após sua partida, é hora de retomar o ritmo da vida e recomeço hoje compartilhando com vocês um artigo que escrevi dois meses atrás e foi publicado no Jornal O Seareiro, ano VII, edição nº 30.
No artigo, discuto o papel da maternidade na vida das mulheres, sejam elas mães pelos laços de sangue ou pelos laços espirituais.
Espero mesmo que gostem da leitura e que possamos retomar nossa terapia da casa. Um forte abraço e muita luz.


Ao longo dos milênios, abundaram exemplos edificantes de mães que se consagraram no exercício da maternidade, compreendendo a tarefa como uma missão dada pelo Pai Celestial e que deve ser cumprida com responsabilidade, amor e zelo. Maria, aparece como um dos mais sublimes modelos de maternidade, quando se torna veículo da vinda do filho de Deus e assume o papel de educá-lo, acompanhá-lo e encorajá-lo nos momentos mais difíceis de sua jornada no plano terreno.
Na ciência antropológica, defende-se que a maternidade é uma construção cultural, que se desembaraçou dos impulsos instintivos muitas eras atrás. Ou seja, o sentimento de ser mãe na concepção de uma tarefa missionária ainda não é entendido por muitas, que esquecidas dos compromissos estabelecidos no plano espiritual, tratam sua prole com negligência, abandono e desinteresse.
Sobre a função da mulher diante da maternidade, Cury (2015, p.26), nos informa que: “O seu papel era imenso, portanto, e enorme a sua responsabilidade, haja em vista que a ela cabia preparar o homem futuro (seu filho ou seus filhos) no sentido de seres humanos encarnados – homens e mulheres”.
Sendo a família o espaço das primeiras sociabilidades do indivíduo, cabe então à mulher, no papel de mãe desempenhar os primeiros cuidados e assegurar o afeto necessário para o pleno desenvolvimento psicossocial da criança. Graças à bênção do esquecimento de nossas vidas passadas, adentramos em uma família sem lembrar dos desafetos ou laços de ternura que nos envolviam, podendo assim retomar uma nova existência para promover a união harmoniosa entre os familiares ou aparar as arestas necessárias no nosso caminho evolutivo.
Mas de onde advém esse compromisso da mulher para a maternidade? A espiritualidade amiga nos esclarece essa questão no Livro dos Espíritos, na pergunta de número 821, formulada pelo Codificador Allan Kardec (2006, p.427):
- As funções a que a mulher é destinada pela natureza terão importância quanto as deferidas ao homem?
- Sim, maior até. É ela quem lhe dá as primeiras noções da vida.
Ou seja, enquanto seres sociais e culturais, somos dependentes desde o momento do nascimento da figura materna, que nos alimenta ao seio ou nos coloca sobre seu peito para que possamos sentir seu calor maternal. Sendo assim, o filho ou filha, exige afago e afeto, para que se desenvolva um apego saudável. Essa mãe, então, precisa ser nos termos da psicologia, uma mãe suficientemente boa para amar e instruir nos primeiros passos pela vida.
Sobre esse aspecto, Franco (2015, p.12), nos informa que: “Quando procria com responsabilidade atinge um dos momentos clímax da existência, especialmente quando se torna consciente do significado da progenitura”.
O conhecimento do significado da progenitura se aplica tanto ao homem quanto à mulher, sendo tarefa conjunta educar e orientar os filhos nos caminhos terrenos. Mas quando a consciência desse papel não se instala, assistimos tristemente os casos de aborto, violência e perversidade que se revelam instrumentais para o desalinho da sociedade e que conduzirão à terríveis provações aqueles que se negaram a assumir o compromisso estabelecido anteriormente ainda no plano espiritual. Como nos adverte Franco (2015, p.32): “Os filhos são responsabilidades sérias que não podem ser descartadas sem as consequências correspondentes”.
E quando os filhos biológicos não chegam? Aí ocorre o que chamamos de maternidade afetiva, quando homens e mulheres entendedores da importância da maternidade para burilamento de seu espírito e prova para evolução moral individual, buscam reencontrar aqueles espíritos que já cruzaram seus caminhos em outras reencarnações para dessa maneira, continuarem com a sua missão terrena.
O próprio Jesus de Nazaré nos revelou o papel dos laços espirituais na construção das afinidades que nos reúnem nas famílias, mostrando o lar como espaço privilegiado para o amor ao próximo e exercício da caridade. É Santo Agostinho (2004, p.279) que nos faz o alerta:
“Ó espíritas! Compreendei agora o grande papel da Humanidade; compreendei que, quando produzis um corpo, a alma que nele encarna vem do espaço para progredir; inteirai-vos dos vossos deveres e ponde todo o vosso amor em aproximar de Deus essa alma; tal a missão que vos está confiada e cuja recompensa recebereis, se fielmente a cumprirdes. Os vossos cuidados e a educação que lhe dareis auxiliarão o seu aperfeiçoamento e o seu bem-estar futuro. Lembrai-vos de que a cada pai e a cada mãe perguntará Deus: Que fizestes do filho confiado à vossa guarda?”.
Assim, a maternidade é uma missão de suma importância para evolução dos espíritos encarnados e progresso moral da sociedade em conjunto. Maria João de Deus, mãe do caridoso e amado Chico Xavier, provou que o amor materno sobrevive ao túmulo, pois mesmo depois de desencarnada nunca deixou de trazer alento e afago ao filho querido, deixado para cumprir outra missão na terra. Que todos possamos lembrar da nossa missão, seja no papel de filhos, seja enquanto pais.
Muita luz!
Referências bibliográficas:
CURY, Antônio Moris. O papel da mulher. In: Anuário Espírita 2015. Mulheres, cristianismo e espiritismo. São Paulo: Ide, 2015.
FRANCO, Divaldo. Constelação familiar. 3.ed. Salvador: Leal, 2015. Pelo espírito de Joanna de Ângelis.
KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o espiritismo. Com a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. 124. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2004.
____________. O Livro dos Espíritos. Princípios da doutrina espírita. 84. ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2006.





Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...