segunda-feira, 11 de junho de 2012

Especial Dia dos Namorados: conhecendo a data

Ainda crianças aprendemos que o mês de junho é dedicado, dentro do catolicismo, à comemoração de três santos: santo Antonio, celebrado no dia 13, são João, lembrado no dia 24 e são Pedro, festejado no dia 29.
É também na infância que ouvimos as primeiras alusões de que para arrumar um namorado uma boa dica é pedir para santo Antonio. Não é a toa que no Brasil o dia dos namorados coincide com a festa para o santo.

A visão de Santo Antônio de Pádua. Obra de Claudio Coello.
Durante minha viagem para Portugal, visitei um pequeno museu todo dedicado à vida de santo Antonio, na pequena cidade de Aljezur, localizada no Algarve, o Museu Antoniano. A guia do museu chamava-se Dona Glória e fez questão de envolver em um abraço, eu e a imagem de santo Antonio, sussurrando no ouvido da escultura que eu precisava encontrar um bom homem para mim. 
Museu Antoniano, Aljezur.
Fonte:http://www.turismodoalgarve.pt/galeria/galeria-algarve/aljezur.html


Deixei o museu bem pensativa sobre aquele duplo encontro e quando viajei para Lisboa, fui até a igreja santuário dedicada à sua memória e culto para entender mais ainda a ideia de sua força para nos favorecer na busca por um amor. O interessante é que a partir daquele momento, comecei a ganhar imagens de santo Antonio, orações, rosários e cheguei até a zombar daquela confiança excessiva das amigas e colegas de trabalho nos poderes do santo para me tirar da solidão no próximo dia dos namorados.
Igreja santuário de santo António de Lisboa.
http://santo-antonio.webnode.pt/galeria-de-fotos/



O boneco de santo Antonio foi confeccionado para  lançar no dia do meu casamento. Na hora, fiz um breve discurso agarrada nele, mas acabei jogando o buquê e dando o boneco para minha irmã.

 Mas, quem foi santo Antonio? Fernando Martins de Bulhões era filho de um casal de fidalgos portugueses e provavelmente nasceu entre os anos de 1190 a 1195. No site oficial da Igreja santuário Santo António de Lisboa podemos saber mais sobre sua vida religiosa e conhecer um pouco sobre os seus milagres. 

Santo Antonio. Gravura de Jacob Guarana.

Já no Instituto Camões encontramos um breve artigo que trata da filosofia de santo Antonio e de sua formação religiosa. Em relação à sua fama de santo casamenteiro, as fontes oficiais não dizem nada, mas quem o consagrou foi o povo português através do catolicismo popular, atribuindo ao jovem muitos milagres ainda em vida. Foram os jesuítas que espalharam o culto ao santo e o tornaram um dos santos mais populares do mundo.

E para as que desejam encontrar um namorado ou marido com a ajuda de santo Antonio, na Biblioteca Virtual de São Paulo, encontrei um caderno especial que nos indica duas práticas comuns para forçar o santo a encontrar um parceiro. A primeira consiste em remover a imagem do menino Jesus do colo do santo e prometer devolver apenas quando ele arrumar um companheiro para a pessoa. A outra prática consiste em colocar o santo de cabeça para baixo e prometer lhe deixar na posição original se ele encontrar um namorado para a pessoa. Ambas são realizadas na madrugada do dia 12 de junho para o dia 13 de junho, data consagrada ao santo no calendário cristão.
Sugestões dadas para as moças que querem uma forcinha do plano espiritual para conseguir um namorado ou marido para breve. Se resolverem fazer as duas práticas e tiverem sucesso, não esqueçam de nos dizer comentando em nosso blog.
Feliz dia dos Namorados para todos nós e Viva santo Antonio!




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...