sexta-feira, 28 de setembro de 2018

RESILIÊNCIA, VENCENDO AS DIFICULDADES E SUPERANDO-SE






       Resiliência parece palavra da moda, quando acordamos e buscando novidades na redes sociais encontramos alguém dizendo que quer ser mais resiliente diante da vida. Entretanto, apesar do termo ter se popularizado, sua origem vem de uma ciência da natureza, chamada física, e significa a capacidade que um corpo tem de retornar ao seu estado natural após sofrer uma determinada pressão.


            Assim, o termo da física acabou sendo tomado emprestado pelos profissionais da psicologia e se tornou sinônimo para a capacidade que cada ser humano tem de suportar as dificuldades e se adaptar às mudanças que são geradas no momento dessa crise. E quem de nós já não vivenciou um grande obstáculo na sua vida? Com exceção de fatos irreversíveis, como doenças terminais ou desencarne, tudo mais na vida pode ser suportado.

            Aprende-se a ser resiliente quando se entende que vivemos ainda em um mundo de provas e expiações, sendo os problemas em nossa jornada lições para nossa aprendizagem e testes para nosso aprimoramento moral e espiritual. Aqueles que não compreendem tal verdade acabam se frustrando mais, se culpando mais e consequentemente, adoecendo o corpo e a alma. 


            A resiliência é como uma armadura diante dos ataques que sofremos em nosso cotidiano nas diferentes esferas da vida, seja familiar, profissional, social, religiosa ou acadêmica, pois de tempos em tempos nos aparecem determinados percalços que exigem uma escolha para o seu enfrentamento.

            Enfrentar as dificuldades e buscar soluções para os problemas são comportamentos de pessoas resilientes. Pessoas com baixa resiliência evitam enfrentar os problemas de frente, se vitimizam, catastrofizam os eventos e acabam ficando tão perturbadas que abrem espaço para depressão ou obsessão.

            Ser resiliente nos torna mais fortes e aptos a aceitar as transformações que a vida nos apresenta, permitindo enxergar a vida por diferentes ângulos e focar na positividade e na benção ou lição que a dificuldade nos trouxe. Isso nos afasta do pessimismo e da revolta, produzindo em nós uma crença de que ao final, tudo vai passar.

            Por essa razão, a resiliência é uma habilidade que precisa ser colocada em prática para nosso fortalecimento diante das intempéries da vida. Algumas situações exigem mais de nosso controle emocional, empatia e replanejamento, juntando tudo isso com fé em Deus e compreensão da pluralidade das existências, entenderemos que é necessário ser resiliente para saltar os obstáculos e superar nossos próprios limites.



Referências bibliográficas:

.           KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: princípios da Doutrina Espírita. Trad. de Guillon Ribeiro. 86. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005.

                                      . O evangelho segundo o espiritismo: com explicações das máximas morais do Cristo em concordância com o espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida. 3. ed. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2013.

Andreia Regina Moura Mendes
Artigo publicado no Jornal O Seareiro, da SEFA-Parnamirim-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...