quarta-feira, 27 de março de 2019

Conhecereis a verdade e ela vos libertará


Andreia Regina Moura Mendes
            No Novo Testamento, encontramos no Evangelho de João, capítulo oito, uma passagem que narra um importante debate que Jesus realizou no templo judeu. Nessa discussão, Jesus afirma ser a luz do mundo e indica que a sua autoridade e missão foram designadas por Deus.
            Jesus indica que as suas palavras derivam do que o Pai o ensinou e que por essa razão, seus passos são guiados a partir dos ensinamentos que derivam do próprio Deus. É importante destacar a passagem revelada em João (8:31-32): “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e ela vos libertará”.

            O primeiro ponto relevante nessa discussão é a importância que Jesus confere ao aprendizado dos preceitos divinos. Ele se coloca como aprendiz do Pai Celestial que veio ao plano físico para se tornar mestre da verdade e assim, ensinar outros a andarem no caminho do bem e assim obterem a luz da vida.
            O outro ponto de destaque é a ênfase que Jesus confere ao objetivo de aprender a verdade, que é a libertação do pecado. Ora, ele mesmo reconhece que os judeus de sua época não compreendiam como o mal praticado pode paralisar a sua evolução rumo à vida eterna, e Jesus tenta dissuadi-los de permanecerem na mentira, perpetrada pelo mal, e assim, buscarem compreender a visão de Deus para a humanidade.
            Jesus se coloca primeiro como um humilde discípulo dos ensinamentos de Deus e em seguida, se apresenta como mestre da sua verdade e da chave para a libertação da morte eterna. E como nós podemos conhecer a liberdade e alcançar a libertação preconizada por Jesus Cristo há mais de dois mil anos?
            Inicialmente, devemos lembrar que a Doutrina dos Espíritos é baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo e no conhecimento sobre as leis divinas, sendo assim, todos e todas que almejam a sua passagem para a vida eterna em mundos ditosos, necessitam primeiro aprender sobre a palavra de Deus, sua verdade e suas leis.
            Além do estudo das obras codificadas pelo professor Denizard Rivail, é importante se apropriar de forma estruturada dos princípios da religião dos espíritos a partir  do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Sabemos que o Espiritismo é uma doutrina que tem como seus três pilares, a religião, a filosofia e a ciência, dito isto é importante destacar que a Federação Espírita Brasileira criou no ano de 1983 um curso no qual é possível em um período programado de dois anos, compreender os princípios da doutrina para se responder às exigências da vida atual, com fins de se aprimorar para a própria evolução.
            O curso é dividido em dois volumes e no primeiro pode-se aprender sobre o aspecto tríplice de nossa doutrina, o contexto de criação do Espiritismo, e os elementos principais, Deus, a existência e sobrevivência do espírito, sua capacidade de comunicação, o processo de reencarnação, como também sobre a pluralidade dos mundos habitados e as primeiras Leis Naturais. Quanto à segunda parte do curso, os temas abordados são as Leis Morais, as Esperanças e Consolações.
            Diante do exposto, é de suma importância retomar o conselho de nosso mestre Jesus, que nos orienta que devemos nos apropriar da verdade e assim nos libertar do ciclo de provas e expiações para a partir desse conhecimento posto em prática, desfrutar da vida eterna.
Referências bibliográficas:
ALMEIDA, João Ferreira de (tradutor). Bíblia Sagrada. Novo Testamento. 2 ed. Barueri, SP: Sociedade bíblica do Brasil, 1993. p.84-85.
ROCHA, Cecília (organizadora). Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: programa fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2011. V.1; 336 p.  
ROCHA, Cecília (organizadora). Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita: programa fundamental. Brasília: FEB, 2015. V.2; 241 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...