segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Manual para as futuras madrastas

A primeira questão é: toda madrasta é má? segundo a Disney, a literatura infantil e a opinião de muitas ex-esposas e companheiras, a resposta é um sim bem grande. Mas, a cada dia o número de madrastas e padrastos se multiplica em função dos novos arranjos das famílias, com o aumento dos divórcios e separações. E o que resta para as crianças é conviver com essa nova entidade, que está no imaginário de todos muito mais para o mundo do fantástico e assombroso do que para uma vida feliz e estruturada.

Desde logo quero dizer que a motivação desse post não é apenas por causa de minha situação de madrasta, mas principalmente pelas coisas que tenho ouvido de amigos, colegas, conhecidos e estranhos sobre o papel que devo representar e o que os outros acreditam que na verdade eu faço.

E claro que não sou a única que passa por isso todos os dias. Na minha geração, concluir uma graduação, buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho, investir em um bem, seja móvel ou imóvel, tornou-se a escala natural do desenvolvimento das mulheres que hoje desfrutam dos prazeres dos trinta e poucos anos, mas a contra partida é a demora em arrumar um parceiro interessante e construir uma relação sólida o suficiente para começar uma família. Daí, ficamos anos trabalhando, estudando, viajando, lendo, curtindo a vida e quando nos damos conta, os homens fizeram tudo o que fizemos mas casaram, criaram laços, mantiveram relações estáveis e todas elas com filhos e filhas.

O que quero dizer com isso é que não se encontra homens entre 30 e 40 anos sem passado e sem herdeiros. Na verdade, uma raridade encontrar um moço assim, por isso, vamos focar na regra e nunca na exceção? Por essa razão, prepare-se para encontrar o amor de sua vida acompanhado de um, dois até três crianças ou adolescentes. E o que você faz? foge e larga o moço na beira da pista e vai curtir com as amigas? Não, encara que essa é uma nova faceta das relações entre homens e mulheres e que muitas das novas famílias já começam com "os meus, os seus e os nossos".

Por isso, não caia nos estereótipos nem encare as crianças e adolescentes como seus rivais. O afeto que o pai direciona para os filhos é totalmente do amor que ele reserva para você. Os filhos e filhas são parte de uma pessoa, mesmo que não sejam biológicos, culturalmente são seus herdeiros e nunca podem ser deixados de lado em função de uma nova relação.



Cabe a mulher, criatura mais sábia e inteligente, entender que o seu espaço já está reservado e que a ideia principal é conquistar os filhos e filhas do parceiro sem querer substituir o papel da mãe, afinal, madrasta tem também suas responsabilidades.


 Para conhecer outra madrasta, vale a pena ler o post Feliz Dia da Madrasta. Já passou a data, mas fica a dica de leitura e de reflexão para nós: http://dicaaleatoria.wordpress.com/2011/09/04/feliz-dia-da-madrasta/


Beijo e até loguinho!Andreia
@AndreiaReginaBR 

2 comentários:

  1. Muito legal Andreia!
    Com certeza os seus enteados filhotes tem uma pessoa muito especial ao lado!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulíssima, muito obrigada pelo comentário. Na verdade, eu tenho me esforçado muito nessa minha nova função, mas fico feliz que os amigos reconheçam o meu trabalho com meus enteados filhotes. Beijo no coração.

      Excluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...