sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da mulher: tempo de mudança

Todos os anos vemos o quanto o comércio torna tão atraente o Dia Internacional da Mulher. Na lógica do mercado, é mais um dia para consumir, seja através de presentes para si mesma, seja recebendo presentes dos companheiros e companheiras de jornada.

Mas, o mais importante é questionar sobre o quanto as lutas das mulheres dos últimos 150 anos significaram para o mundo. Ainda vivemos em um cenário tortuoso e de perigo, seja físico ou simbólico. 

Enquanto falamos de igualdade entre os sexos, mães educam seus filhos para que eles continuem reproduzindo os comportamentos machistas das últimas gerações e mulheres de todo o mundo são silenciadas diante da onda de violência que as atinge.


Ainda me assombro quando saio com meu marido e mesmo que seja eu a pagar a conta do restaurante, o troco seja sempre entregue para ele. Vivemos em uma sociedade da invisibilidade temporária e no dia internacional da mulher não é nenhum pouco diferente.

É preciso que cada mulher repense seu papel na sociedade e exija respeito e valorização pela sua condição feminina. Se nos primórdios da humanidade, os homens admiravam a força interior e o poder de reprodução das mulheres, nós precisamos retomar o culto ao nosso sagrado e lutar por mais mudanças políticas, sociais e culturais.

Feliz Dia Internacional da Mulher. Desejo imensamente que cada uma possa ser a protagonista de sua própria história e descubra que precisamos primeiro ser felizes sozinhas para poder conquistar nossos sonhos.


Um grande abraço:
Andreia Regina

Historiadora e antropóloga sempre reflexiva sobre a condição da mulher.

Crédito das imagens: Sebastião Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...