domingo, 14 de abril de 2013

Uma lavanderia em casa

http://tlc.howstuffworks.com/home/how-to-clean-mold-off-clothing.htm
Desde os 10 anos que fui iniciada nas tarefas domésticas, mas havia um departamento do qual minha mãe não abria mão: lavar a roupa. Por essa razão, enquanto estive na casa dos meus pais, poucas vezes realizei essa tarefa. Quando fui morar sozinha, optei por roupas leves, finas e fáceis de lavar e passar e nunca precisei de uma lavanderia, entretanto, na época que comecei a trabalhar na universidade, escolhi um visual mais acadêmico, com muitas camisas e vestidos em tecido de algodão e não demorou muito para precisar de alguém para cuidar de minhas roupas.
Desde 2008 que vivo em um novo calvário e sempre tenho problemas com manchas, peças estragadas, descoloridas, rasgadas. Na penúltima lavagem recebi 3 blusas novas danificadas. Hoje vi que tem uma toalha com uma ponta descolorida por alvejante e um pequeno rasgo em outro lugar. Aí a paciência acaba, né? Resolvi então que está na hora de assumir o controle sobre minhas roupas e economizar o dinheiro da lavanderia para comprar uma nova máquina de lavar roupas potente, pois como diz minha mãe, tanquinho é pra quem não quer mesmo lavar a roupa direito.
Enquanto vou juntando as moedinhas no cofrinho, preciso estabelecer uma rotina de lavagem das roupas, de forma que não acumule tanto ao ponto de não ter como lavá-las e necessitar recorrer à lavanderia. Minha mãe sempre lava as roupas diariamente, organizando as roupas por tipos, por exemplo, um dia ela cuida das toalhas, lençóis, toalhas de mesa e panos de prato, outro dia cuida das roupas de casa, deixa outro dia para os panos de chão e assim ela estabelece uma rotina para a lavagem que funciona bem. Amanhã vou começar a colocar em prática esse modelo, mas enquanto isso, que tal ver algumas áreas de lavanderia para inspirar o trabalho?
Minha área de serviço é bem pequena, cabe apenas a máquina, uma estante de metal e um cesto. Mas achei esse espaço muito bonito e organizado. As prateleiras são uma ótima ideia e colocar tudo em caixas iguais favorece um visual mais clean:
http://www.containerstore.com/shop/elfa/bestSellingSolutions/laundry?productId=10020432

Eu gosto do ar rústico da próxima lavanderia. Atenção especial para os cestos para separar roupas brancas e coloridas. Quais os maiores destaques? O quadrinho vintage e a cortina na pia:

http://www.roomdecorationideas.org/roompictures/preview/6469/laundryroomdecoratingideasroomenvylaundryroomdecoratingideas.html

Agora, se puder incluir um espaço para passar a roupa, a lavanderia fica mais completa. Não acham?
http://athomewithmrsm.blogspot.com.br/2011/05/load-day-keeps-chaos-at-baylaundry-room.html
Tanta organização assim faz até a gente sonhar com uma máquina de lavar roupa novinha:
http://www.sheknows.com/home-and-gardening/home-decor-interior-design-photos-gallery/laundry-room-ideas

Uma área de serviço no estilo provençal é o sonho de todo mundo, não é mesmo?

http://blog.builddirect.com/laundry-room-style-adding-home-decor-flair-with-function/

Já estão convencidas que podemos ter uma linda área de serviço em casa? Espero que tenhamos tempo para dar conta de mais essa tarefa, além das dezenas que realizamos no correr de um dia apenas. Como meu projetinho vai demorar um pouco, aguardem notícias no segundo semestre, enquanto isso, vamos nos inspirar e não esquecer que:


Um beijo e até loguinho!
Andreia Regina
Twitter @AndreiaReginaBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...