quarta-feira, 18 de julho de 2018

Hamsa: um novo amuleto

Olá gente!
Tudo bem? Espero que sim. Por aqui vou colocando tudo nos eixos com muita fé e determinação. Não esquecendo que desde o meu aniversário ganhei de amor marido uma força extra: um colar com um pingente Hamsa, ou como é mais conhecido, a mão de Fátima.

A mão é um símbolo da antiguidade oriental, sendo usada pela primeira vez pelos fenícios como amuleto e depois incorporada pelos árabes. A presença de um olho no centro da palma é atribuída aos árabes também, como significado da onisciência e onipotência divina. Vale a pena lembrar que sempre chamamos de "olho grego", mas no oriente médio é chamado de "olho árabe" ou "olho turco".

https://www.greenme.com.br/significados/6023-hamsa-lenda-significado-mao-de-fatima

Mas quem é Fátima? é a filha caçula do Profeta Maomé e é considerada uma mulher santa, para os muçulmanos. Ela é também considerada pura e sagrada, mestra das mulheres do mundo, segundo Blenda Mallon.

Ilustração de Fátima.



Presente de amor marido, Coleção da Vivara.
Mas o que significa a Hamsa ou Mão de Fátima? segundo o livro Como compreender símbolos: guia rápido sobre simbologia nas artes , a hamsa ou hamesh é um amuleto em forma de mão estilizada, conhecida como "cinco" em árabe ou hebraico (lembrando que árabes e hebreus são o povo semita). O símbolo é conhecido como mão de Fátima, no Oriente Médio e tem como papel proteger contra o mau olhado.
Mão de Fátima em prata, Marrocos.


O dicionário de simbologia de Manfred Lurker indica que a mão simboliza felicidade, força e bênção.

https://insta.orenya.com/tag/Hamesh


O livro Símbolos místicos: um guia completo para símbolos e sinais mágicos e sagrados, a mão de Fátima significa o poder espiritual e temporal, além de força, proteção e dominação. No Islamismo, o signo representa os cinco pilares da fé muçulmana: fé, prece, peregrinação, jejum e caridade. Também simboliza a família de Fátima, seu pai Maomé, ela, seu esposo Ali e seus dois filhos Hassan e Hussain.


Além de ser um pingente que pode ser carregado no pescoço, a hamsa é também usada na decoração como adesivos, peças em porcelana, metais variados, quadros, tapetes, mantas e roupas de cama. Quem quiser incorporar este antigo e importante símbolo de proteção vai contar com uma variedade de objetos para auxiliar na tarefa essencial do dia de hoje: ajudar a nos livrar do mal:
https://www.bemcolar.com/quadro-decorativo-mao-de-fatima

https://www.elo7.com.br/adesivo-parede-hamsa
https://pt.aliexpress.com/item/Hamsa-Hand-Indian-Mandala-Floral-Multifunction-Tapestry

https://www.americanas.com.br



https://pt.aliexpress.com/item/Hamesh-Hamsa-Hand-of-Fatima-Eye-Polyester-Indian

Que possamos renovar todos os dias nossa intuição e recordar que ter fé, fazer nossas preces ou orações e ajudar aos outros nos aproxima cada vez mais de Deus.
Um beijo e até logo:
Andreia Regina
@blogterapiadacasa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...