quarta-feira, 4 de abril de 2012

Decoração: menos é muito mais

Desde que descobri a blogosfera que abandonei o hábito de comprar várias revistas de decoração por mês. Tenho encontrado tanto em blogs quanto em sites muitas ideias reais e possíveis, diferente de algumas matérias de decoração que sempre achamos que é para uma casa que nunca teremos. Daí, suspiramos, viramos a página e deixamos para lá.
Gosto muito do conceito do "menos é mais". Eu já disse para você aqui no blog que quando comprei essa casa eu tinha poucos móveis, mas uma decoração sempre funcional, equilibrada e com a minha personalidade. 
Fonte: http://www.etsy.com/listing/81530945/simplify-wooden-sign-home-decor-simple

Hoje a casa se ampliou com a chegada de amor marido e dos dois enteados filhotes, mas continuo perseguindo o ideal com uma visão mais potencializada: menos é muito mais.
E quando quero dar uma arejada na decoração, como faço? Troco as capas das almofadas e do sofá, coloco uma nova colcha sobre as camas, mudo os tapetes e as toalhas das mesas, e atualizo os objetos, fazendo um rodízio entre eles. O resultado é um ar renovado, mas sem lotar os espaços.
Pensando nisso hoje, encontrei algumas ideias muito simples e bonitas. O quarto abaixo é um luxo de bom gosto e de equilíbrio, ideal para espaços pequenos. O que temos? Uma cama com um conjunto de lençóis que se harmoniza com a pintura das paredes e ótimos móveis em madeira escura. Para mim, os detalhes mais simples e bonitos são os espelhinhos (tenho muitos no meu quarto que comprei na Etna) e a estante de canto com algumas fotografias.
Fonte: http://www.dotavideo.com/different-simple-bedroom-decor-ideas/
Duas coisas que acho super válidas para montar um espaço com uma decoração mínima mas extremamente agradável: escolher uma paleta para o ambiente e criar um tema. Dentro desse conceito decorei a sala de jantar procurando uma inspiração mais provençal, mas a sala de visita continua sendo uma incógnita. Mesmo assim, ando procurando ideias para compor melhor o espaço. Minha paleta é a seguinte: azul, roxo, pink e branco. Mas existem outras opções muito charmosas como a sala que veremos agora:
Fonte: http://modernofficefurniture2011.blogspot.com.br/2010/12/home-decor-simple-designing.html
A paleta aqui é: azul, marrom, preto e bege. As luminárias em tamanho diferentes criaram uma harmonia pelos tons escolhidos e veja o charme do tapete: um verdadeiro achado. Isso prova que listras e estampas floridas fazem um lindo conjunto.
Na reforma que fiz aqui em casa em 2009, privilegiei os dois banheiros e acabei deixando o banheiro social com a paleta branco, azul, verde e o banheiro da suíte com uma paleta mais ousada: preto, vermelho e branco. Quando os amigos me visitaram chamaram os dois banheiros de "Michael Jackson antes e depois". A brincadeira acabou pegando e ainda hoje nos referimos aos nossos banheiros dessa forma. Gostei dessa ideia, pois além de uma paleta bem simples, a arrumação favoreceu um melhor aproveitamento do espaço:
Fonte: http://www.roverhomes.com/simple-bathroom-decorating-ideas-5-things.html
Gosto de pensar que nossa casa é o nosso lugar no universo. Quando era mais nova, pensava totalmente diferente e adorava repetir aquela frase: "O lar é onde o coração está". Ainda bem que meu coração está agora bem plantado na terra potiguar, pois isso foi essencial para eu amar mais minha casa e preservar a harmonia ao meu redor. E que tal um adesivo para representar o conceito e incrementar a decoração? Esse encontramos para vender na Ebay e é simples e lindo:
Fonte: http://www.ebay.com/itm/Home-Heart-Wall-Decal-Vinyl-Sticker-Art-/280669908763#ht_4050wt_905

De todos os espaços, acho que a área onde fazemos as refeições deve receber uma atenção especial. A cozinha foi a reforma do ano passado, ficou mais espaçosa e funcional. Escolhi como paleta os tons branco, rosa, lilás e roxo. E que tal uma cozinha contemporânea em PB? Vamos conferir essa dica:
Fonte: http://homeklondike.com/2011/10/19/contemporary-black-and-white-kitchens-ideas/
O branco e preto formam a famosa dupla perfeita. Aqui a composição foi agraciada com os dois quadros e a lousa negra do mesmo tamanho. Detalhe  para a louça e o adesivo do gato gordo e curioso.

Eleja sua ideia de simplicidade e beleza e nos conte, estou curiosa, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...