terça-feira, 29 de maio de 2012

Espelho espelho meu: quem eu serei em dez anos?

Norman Rockwell. Garota diante do espelho. Óleo sobre tela.
Faz semanas que penso em escrever um post sobre perspectivas, futuro e superação.
A brincadeira começou 20 anos atrás quando escrevia em um caderno de capa preta tudo que me ocorria na cabeça. Na época, bobagens de adolescente, porém quando reli pensei  no quanto é importante projetar sonhos e construir metas, não importa se temos 14 ou 74 anos.
Dez anos atrás eu já era a mulher que sonhava aos 14 anos, mas não deixei de pensar como seria aos 34. A boa notícia é que o presente é melhor do que o passado imaginado. O alerta é o seguinte: não podemos parar de nos reinventar a cada dia, cada mês, cada ano. Quanto mais perspectivas elaboramos em torno de nossas vidas, mais superamos nossas expectativas e o rosto que veremos no futuro é o rosto de uma nova mulher.
Fonte: http://mcgarnagle.com/2011/07/08/girl-at-mirror/
O auto conhecimento é desafiador pois nos move de nossas certezas temporárias e nos empurra para uma outra maneira de nos enxergar e ver que papéis ainda poderemos representar na comédia da vida humana. Pode ser angustiante? Sim. Pode ser desconfortável? Com certeza. Mas é a força que precisamos para corrigir a rota que nos leva para novos caminhos, conquistas e desafios.
Ficar parado diante do espelho esperando as respostas não vai funcionar. Mas lançar um olhar atento para o que ver e determinar o que deseja enxergar no futuro é encantadoramente estimulante.
Quando fiz minhas projeções diante do espelho em 2002, me imaginei mestre em filosofia, mãe de um filho ou filha e aspirando um doutorado fora do país. 
Edgar Degas. Woman combing her hair before a mirror. 1877.

Hoje vejo que caminhei a passos largos na carreira acadêmica, mas algumas coisas ainda não aconteceram. Isso é algum problema? De forma alguma. Como eu disse acima, o auto conhecimento permite a possibilidade de corrigir a rota e preparar um outro caminho para realizar uma nova jornada. 


Chistoffer Wilhelm Eckersberg. Woman Standing in front of a mirror. 1841.
Pablo Picasso. Girl before a mirror.
Agora, eu lanço a questão: pronta para ir até o espelho e fazer a sua pergunta? Eu sugiro que escreva em um pedaço de papel ou numa folha da sua agenda o que deseja para si em 2022 e até lá espero que possamos concretizar o que projetamos para nossas vidas.


6 comentários:

  1. Olá Andreia,
    Que bacana sua postagem. Concordo contigo quando diz que temos que ter projeções e metas. Sem isso, ficamos sem rumo e perspectivas para que aconteçam coisas interessantes.
    Por isso mesmo, vivo buscando conhecimento e sempre fazendo cursos, estando com pessoas mais velhas e mais jovens do que eu. Isso me fortalece e me ajuda a enfrentar o espelho. Apesar de estar de bem com ele. rsrs...
    Espero que possamos alcançar nossas metas e que sejamos felizes.
    Bons fluidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresinha, é sempre ótimo recebe uma visita sua aqui. Eu concordo com você e sinto muito que muitas pessoas sejam escravas do conformismo e esqueçam que a realidade é tecida pelos mesmos fios de nossos sonhos. Só Shakespeare para entender essa humanidade. Sou como você, acho que não importa a idade de quem nos acompanha, mas a força e estímulo que ganhamos quando nos encontramos com eles. Vamos torcer juntas pelo nosso crescimento sempre. Um beijo no seu coração.

      Excluir
  2. Quando eu era mais nova achava que depois de 10 anos eu teria uma vida super sucedida materialmente (só isso q me preocupava)...
    Me considero bem sucedida em alguns aspectos...Mas tenho muitas realizações por vir...
    Acho que preciso além de metas um plano para alcançá-las..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulíssima, você ainda tem um mundo de coisas para realizar e não importa como foi a sua estrada, o que importa é que tem força e determinação para conquistar ainda muitas coisas.
      Um beijo bem grande.

      Excluir
  3. Oi professora! Nossa, bem emocionante este post. Acho que nos transformar a casa momento é uma das relações mais lindas que podemos ter com a vida. bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabelle, primeiro obrigada pelo seu recadinho. Amei demais. Segundo, ter uma casa é muito diferente de construir um lar. Já passei pelas duas experiências e acho que valorizamos mais quando temos um objetivo, que é transformar um espaço no lugar de nossa história no mundo. Como está noiva, sabe muito bem o que digo.
    Beijo grande e vamos continuar transformando nossos lares e nossas vidas.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...