quarta-feira, 20 de junho de 2012

Eu só penso em Cupcake

Como vocês sabem, ontem foi meu aniversário, mas não fizemos qualquer comemoração em função da perda recente da avó materna de meus sobrinhos. Inclusive, na família, apenas meus irmãos lembraram da data. As crianças até que tentaram me animar, pedindo que eu fizesse uma "festa de pizza" só com eles, mas não havia clima nem disposição para isso. Acredito muito nos versículos de Eclesiastes 3:4 que diz: Há Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar.
Fonte:http://myupstatenewyork.com/2012/05/13/30000-cupcakes-lets-call-it-a-festival/




Hoje é um novo dia e acordei decidida a presentar cada um deles com lindos cupcakes no final de semana que vem. Então, vou mostrar para vocês alguns itens que andei juntando nas últimas semanas e uma linda sugestão de presente para chá de cozinha e aniversários.
Primeiro, vamos falar de colocar a mão na massa. Quem aprendeu a fazer bolo bem cedinho? Eu levantei a mão em um segundo, sabem por qual razão? Os bolos de minha mãe foram por muitos anos um desastre de crescimento.
Fonte:http://treatsastastytaters.blogspot.com.br/2011/12/easy-cupcake-designs.html

A primeira vez que ela fez um bolo excelente eu tinha uns 10 anos de idade. Ela me pediu para deixar o bolo na padaria para assá-lo e vocês não acreditam no que fiz depois. Eu trouxe o bolo nas mãos me equilibrando sobre o meio fio do calçamento. Já sabem o final da história? Alguém tem um palpite? Isso mesmo, derrubei o bolo direto na areia. Desesperada tentei tirar o excesso e corri para cama mais cedo naquele começo de noite. É claro que na década de 1980 todas as crianças desobedientes, levadas e acrobatas apanhavam de chinelo ou cinto para melhorar um pouco e eu tomei a penúltima chinelada da minha vida.
Depois daí, fui me interessando mais pela cozinha e aos poucos juntei algumas receitas ao longo da vida. As duas mais recentes são justamente de cupcakes. A primeira encontrei na revista Ana Maria dessa semana, entretanto a receita que encontramos no site do seu programa Mais Você é uma receita mais simples. Vamos conferir? 

Fonte:http://treatsastastytaters.blogspot.com.br/2011/12/easy-cupcake-designs.html



Ingredientes

425g de farinha de trigo
575g de açúcar
12,5g de fermento em pó
375g de óleo
375g de leite
4 ovos
½ fava de baunilha ou 1 colher (sopa) de essência de baunilha
Ganache de chocolate para a cobertura
500g de chocolate branco
250ml de creme de leite fresco 
Corante para chocolate

Modo de preparo
Cupcakes de baunilha:

Bata o açúcar com os ovos até ficar um creme bem homogêneo e claro. Acrescente os demais ingredientes. Caso for usar a fava da baunilha, faça um corte na longitudinal e retire as sementes que se encontram dentro da fava. Dica: Guarde a fava cortada dentro de um pote de açúcar para que o mesmo fique aromatizado.
Asse os cupcakes em forminhas próprias, existem no mercado forminhas que dispensam as formas de alumínio que devem ser usadas caso use formas de papel nacional, nº 0. As forminhas de papel devem ser colocadas dentro das forminhas de mini pudim, daí acrescentar a massa com um medidor deixando um dedo de borda na forminha de papel.

Ganache de chocolate para a cobertura:

Derreta o chocolate em banho-maria. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate. Mexa bem, acrescente o corante próprio para chocolate. 
Decoração:Deixe esfriar, coloque a ganache em um saca puxa e decorre os cupcakes, acrescente os confeitos de açúcar.
Fonte:http://achowlife.com/2011/03/chocolate-cupcakes-with-nutella-frosting-new-life.html


Gostaram? Eu vou testar e publico as fotos para vocês. A outra receita de cupcakes encontrei em uma embalagem de forminhas feitas especialmente para ir ao forno. A marca é Flip Festas e a embalagem com 45 forminhas custou na Loja das Festas, R$ 3,90. A chamada "Receita de Mini-bolo" tem os seguintes ingredientes:
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) manteiga ou margarina sem sal
1 xícara (chá) de leite ou suco
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Bata as gemas, o açúcar e a margarina até obter um creme esbranquiçado. Diminua a velocidade da batedeira e intercale a farinha com o líquido, em seguida aumente a velocidade e bata até que se torne uma massa homogênea. Desligue a batedeira e acrescente o fermento e as claras em neve. Coloque as formas de papel Flip em uma assadeira  grande e coloque a massa até um pouco acima da metade. Leve para assar (180º) por cerca de 40 minutos.

Eu vou tentar essa receita e o ganache da receita anterior e vou contar o resultado.

Sobre as formas de cupcakes, encontrei três tipos no mercado. A primeira delas é feita em silicone e tem um custo mais elevado e varia bastante. A da fotografia ganhei de minha irmã Andrielle.


A segunda é feita em alumínio e o custo varia em média de R$ 1,00 até R$ 1,20.
E as últimas já foram apresentadas para vocês, encontrei apenas em quatro cores, mas estou curiosa para fazer o teste:
Agora, já imaginaram servir cupcakes sobre uma toalhinha cheinha deles? Eu pensei nisso e talvez tente fazer alguma costura amanhã. O tecido é de algodão e comprei na loja de tecidos Andrade. O metro custa R$ 20,00, mas há sempre a opção de comprar só um pedacinho.


Eu acho que o cupcake enche nossos olhos de festividade e ninguém resiste a sua forma, apesar de conhecer muitas pessoas que não apreciam o mini-bolo. Já pensou em presentear seus amigos e convidados com cupcakes feitos de crochê? A designer de interiores Dêndarah Lima faz um belíssimo trabalho que me encheu os olhos. Sobre valores e opções de cores, podem conversar diretamente com a designer no número (84) 8847-0057  e no e-mail: dendarah@hotmail.com. Quem se aventurar na cozinha com essas receitas, não esquece de me avisar, combinado? 
Cupcake confeccionado em crochê. Dê Lima.





É isso, enquanto eu só penso em cupcakes vamos trocando umas receitinhas? Enquanto isso, a designer Dê Lima vai crocheteando cupcakes.







2 comentários:

  1. Que lindo post!!!Eu adoro cupcake e ainda estou procurando uma receita que dê certo(em todos os sentidos)sem lactose!
    Assim que encontrar te aviso...falando nisso,encontrei no alecrim uma lojinha com wrappers incríveis!
    Sem saltitarei por aqui!
    Muito obrigada também...Beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Bom, você me acompanha pelo facebook, então sabe que sou uma cupcakemaníaca né? Nesse fim de semana estive em Recife e, graças a Michelle, conheci a casa de cupcakes Pavlova. Um encanto! Quando for à Recife, inclua no seu itinerário. Agora estou louca para saber se você testou as receitas e se são, de fato, boas...já me vejo aqui, fazendo os mini bolinhos que me encantam ;) beijo!

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...