quarta-feira, 11 de julho de 2012

Navegar é preciso: 10 dicas de organização para sua viagem

"Navegar é preciso, viver não é preciso". Todos conhecem a frase de Fernando Pessoa que nos inspira a sempre seguir adiante, procurando novas experiências e vivências e de certa forma confiando na incerteza da nova vida que teremos.
Na minha leitura, acredito que navegar, caminhar, voar, rodar, velejar são certezas nas nossas vidas; quem é cheia de incertezas e imprecisões é a própria vida. E já que navegar é preciso, vamos falar um pouco sobre viajar nas férias?

MASP- SP


Minha primeira grande viagem foi exatamente 10 anos atrás. Cruzei o Atlântico por dois motivos, o primeiro consistia em viver uma ilusão (totalmente carregada de incertezas) e o segundo motivo era conhecer um pouco mais das origens históricas da nação da qual herdamos parte de nossa cultura e a opressão econômica colonial (com toda precisão que a história se permite). Visitei Portugal e pude conhecer a região de Algarves e explorar a área de Lisboa, mais conhecida como a Mouraria. 

Alto do Moura-PE


A partir daquele ano, viajar tornou-se meu sonho de consumo e para onde eu canalizava minhas energias. A cada férias fui aprendendo um pouco sobre a arte de ser uma viajante e aos poucos fui descobrindo como organizar uma viagem de férias.

Pinacoteca do Estado de São Paulo


Pensando na minha experiência, resolvi compartilhar algumas dicas que podem ser bastante úteis para uma melhor organização da sua viagem. Divirtam-se e até a volta!

1- Conheça mais sobre o seu destino: pesquise e anote o que for importante.
Antes do advento da internet, os guias de viagem impressos eram a melhor companhia para quem precisava viajar pela primeira vez para uma cidade ou país. O problema é que os roteiros disponíveis eram sempre com famosos destinos internacionais e quase nada era produzido sobre o Brasil ou outros países na América Latina.
Entretanto, basta conectar-se com a rede e você encontrará diversas informações sobre destinos fora do circuito das agências de viagem. 
Uma dica é visitar o site Mochileiros. Nele encontrará fóruns de discussão sobre lugares incríveis e que tenho certeza que retornará com mais história de quem faz viagens do tipo express.
2- Mantenha um diário de bordo
Um pequeno caderno, um moleskine ou até mesmo um diário de viagem da Tilibra pode ajudar você a manter suas informações seguras. Nele você pode anotar os dados de hospedagem, temperatura, lugares interessantes para visitar, lista de lembranças e mimos que quer comprar e pode registrar além de suas percepções, as pessoas fantásticas que vai conhecer. Eu já fiz diário de viagem para Portugal (2002) e Austrália (2005-2006), Mochilão Nordeste: PB, CE, PI e MA (2006-2007). Logo vocês vão descobrir qual é o próximo.

O diário precisa ser atualizado, mas ainda é muito útil.

3- Defina sua hospedagem de acordo com o roteiro que pretende fazer.
Não adianta escolher um luxuoso hotel distante do centro se precisará visitar a parte antiga e histórica da cidade. Gastos com transporte são pesados para qualquer viajante. Sacrifique o luxo nesse caso, mas não descuide da sua segurança.
Consulte a localização e procure informações sobre a questão de segurança na área que ficará hospedada.Viajei anos atrás em uma excursão para São Paulo e não fomos informados sobre a área de localização de nosso hotel. Na minha primeira noite na cidade, dois amigos ligaram perguntando onde eu estava hospedada e ficaram assustados quando lhes disse o endereço: ao lado da cracolândia.
4- Pesquise sobre o clima.
Com essas informações você vai poder fazer a sua mala de acordo a temperatura média que encontrará na região. Com essa simples consulta você não morrerá de frio nem de calor e não irá precisar comprar um guarda roupa inteiro para se adequar ao clima local.
Você pode contar com as informações metereológicas do Accu Weather. Além de consultar no site, pode baixar o aplicativo em seu smartphone e se preparar para viver sua aventura em qualquer temperatura.

Opera House- Austrália


5- Escolha um bom equipamento fotográfico.
Duas coisinhas: primeiro, compre uma boa câmera fotográfica e segundo, aprenda a usá-la. Eu já perdi excelentes oportunidades de fazer belas imagens por desconhecer os recursos de minhas câmeras. Nesse ano, pedi sugestões aos amigos fotógrafos profissionais e amadores e comprei uma Canon SD 1300 IS. Explore os sites das empresas fabricantes e veja as dicas para fotografia em diversos blogs e sites como o Dicas de Fotografia
http://www.canon.com.br/
Antes de levar sua câmera para viajar, que tal fazer uns testes? Tirei algumas fotografias em casa com diferentes condições de luz e temáticas e gostei do resultado:


6- Compre sua mala ou bolsa de viagem com antecedência.
Cuidado com as promoções de bolsas e malas. Recentemente comprei uma mala em uma loja bem conhecida em Natal e quando fui arrumá-la, a parte interna começou a descosturar. Infelizmente já sei que ela durará apenas uma viagem. Na próxima vez serei mais atenta e comprarei pela qualidade, não pela pechincha.

Mala Travel Air. Uma pechincha pouco resistente.

7- Descubra mais sobre os costumes e hábitos locais
Sei que procuro usar minhas lentes de antropóloga e historiadora em cada viagem que faço, mas conhecer os costumes locais é importante quando estamos em viagem e ficaremos uma temporada na localidade. Gosto de pensar que quando viajamos, mudamos nossa casa temporariamente para um novo espaço e precisamos viver de acordo com os moradores locais. É bem o critério de observação participante, mas acho que é bom não bancar a turista descolada e sim a viajante interessada; nisso existe uma grande diferença.
8- Viagens internacionais exigem mais atenção
Além dos aspectos principais, é preciso se informar sobre hábitos alimentares, riscos de doenças e formas de sociabilidade. Visitando um país muçulmano já sabe que as regras sociais são bastante rígidas e não podemos brincar com o ethos de outros povos. A cultura de cada povo é única, então, se informe para não viver qualquer tipo de choque cultural e voltar mais espantada do que encantada de sua viagem.

Sydney-Australia


9- Saúde é o que interessa
Caso não tenha feito um check up com seu médico semanas antes da viagem, pelo menos se certifique que seu organismo está pronto para uma temporada mais longa longe de casa. Invista em mais vitamina C e reduza o excesso de peso em seu prato. Prepare uma pequena bolsa com medicamentos que costuma usar e não esqueça de levar as receitas na língua local.
10- Documento é importante sim
E por último, faça cópias de seus documentos e carregue com você. É melhor deixar os originais no hotel/pousada dentro de sua mala ou no cofre. Avise seus parentes sobre seu roteiro e informe os telefones dos lugares que irá se hospedar. 
Agora, é só fazer as malas e boa viagem!



2 comentários:

  1. Adoro um diarinho de viagem, esses modelos de bolso, são ótimos! Sempre começo as minhas anotações, de uma nova viagem, num desses.

    ResponderExcluir
  2. Eu também acredito em planejamento de viagem Bia e nada como poder fazer pesquisa, anotar informações e pensar os roteiros em um caderninho feito especialmente para isso. Eu recomendo.
    Beijos grandes.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...