sábado, 11 de agosto de 2012

Você sabe o significado do bigode?

Véspera do dia dos pais é sempre uma correria para mim. Sou a encarregada oficial de organizar os eventos da família desde que tinha 14 anos de idade, então, tenho mais de 20 anos de experiência com comemorações íntimas e especiais. Acho que já posso montar minha empresa, risos.
Hoje convidei minha sobrinha Ritinha para me acompanhar nas últimas compras de presentes e ingredientes e não pude resistir a um colar com um lindo bigode dourado. Já tinha visto post em alguns blogs sobre a "moda do bigode", mas nunca vi nenhuma colega blogueira explicar qual o sentido por trás dele.
Foi então, que na hora de efetuar a compra, a vendedora me olhou e perguntou se eu sabia o significado do bigode. Rapidamente busquei meus conhecimentos de semiótica e pensei: o bigode é sinal de ironia diante da vida. E respondi para ela: bigode é pura ironia. Bom, essa é a minha leitura e a fiz a partir da interpretação da figura mais emblemática do cinema mudo americano: Charlie Chaplin.
http://www.worldculturepictorial.com/blog/content/handsome-soul-handsome-fellow-charlie-chaplin-gentleman-poet

Quem assistiu os filmes de Chaplin quando era criança deve ter ficado intrigada com a forma que ele movia o bigode, mesmo ele sendo bem curto, do tipo "escova de dente". Mas, apesar da caricatura da personagem que o tornou famoso, Chaplin era um grande humanista e homem extremamente politizado e usou de sua arte e inteligência para fazer uma crítica a partir do seu bigode sobre um outro homem de bigode, o chanceler alemão.
Minha leitura sobre o significado do bigode na arte e no design de hoje teve inspiração em Carlitos, mas vale a pena lembrar que o bigode que está fazendo muito sucesso é um  modelo diferente do dele, chamado de "guidom" ou "pequeno guidom". Como sei tanto de bigodes se não tenho bigodes? Aprendi no livro Veja como se faz. 500 coisas que você deve saber, e uma delas é justamente saber identificar bigodes.
No Brasil, a marca de bijuterias Millennium tem lindas peças com bigodes de todos os tamanhos. Eu gostei muito dessa pulseirinha, mas não encontrei na loja que compro no centro de minha cidade.
http://www.bijutotal.com.br/pulseira-millennium-modelo-bigode-dourado-0323
Da mesma marca, comprei um par de brincos e um colar e não tive tempo de fotografar já que minha sobrinha usará o conjunto daqui a pouquinho. Mas encontrei uma fotinha no mesmo site. 
http://www.bijutotal.com.br/index.php?route=product/category&path=2_77779&sort=p.price&order=ASC&pageLimit=40


Para as leitoras de outras terras, a Etsy, tem um belíssimo modelo de colar:

Além de joias, os bigodes estão em alta também nas unhas das garotas mais antenadas. Eu vi muitas imagens legais e alguns tutoriais e produtos. Na revista estrangeira Glamour tem até um tutorial em vídeo ensinando como fazer uma unha bacana como essa:


E que tal preparar suas unhas de bigode em casa? É super fácil com os adesivos.
http://stencilwords.com/ocart/index.php?route=product/gallery&keyword=mustache%20nail%20decals&category_id=0&product_id=3629?keepThis=true&TB_iframe=true&height=420&width=730
Querem conferir outras ideias bem descoladas? Eu adoro porta chaves e achei esse bem interessante:
http://the-coveted.com/blog/2008/07/15/mustache-envy/

E filho de bigode, bigodinho é. Um "pequeno guidom" com muita graça para os babies:
http://handsomehoward.com/baby.html


Bigodes são super indicados para deixar o banheiro mais aristocrático, quer ver como? Confere aí:
http://www.etsy.com/listing/85546226/toilet-decal-mustache-decal-unique

E para as prendadas nas costuras, que tal fazer um aplique de bigode em uma almofada? Pode trazer um ar mais cômico para sua sala de visita e ser um ponta pé inicial para gostosas gargalhadas.
http://www.sewset.com/pattern/661

Para cada tipo de bigode que existe você vai encontrar dezenas de ideias de aplicação, então, explore os links e depois compartilhe conosco onde meteu o seu bigode.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...