quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uma limpeza na alma da casa: Feng Shui

Quem nunca sentiu um clima pesado na casa que atire o primeiro punhado de sal grosso. Mesmo vivendo em um mundo marcado pela revolução tecnológica e a ausência de contato com o divino, sabemos que o mundo espiritual é uma realidade e que nele habita o bem e o mal. Nós também somos seres de bondade e de maldade e algumas vezes esquecemos da face pura e fazemos uso daquilo que pode existir de pior: inveja, ganância, orgulho, avareza, destempero emocional, dificuldade de se colocar no lugar do outro, indiferença.
Os sentimentos e ações negativas não atingem somente nossa mente e coração, mas contaminam nosso lar, que é a residência de nosso corpo físico e de nossa alma. Por isso, hoje vamos falar de equilíbrio e harmonia da casa a partir dos princípios desenvolvidos pelo Feng Shui (pronunciar fâng shuêi).
Da minha parte, desde que entrei em um ritmo frenético de produção da tese que tenho descuidado da energia que nos envolve. A casa está reformada e tudo que estava quebrado ou danificado foi substituído ou consertado. Não há lixo acumulado e não tenho coisas antigas paradas e sem uso. Mas só isso não basta. A casa deve ser o lugar de oração e fé e isso vocês já viram no post que trata da presença de um altar em casa. Lembram?
Também é o lugar de circulação de boas energias e os chineses criaram um método para auxiliar na preservação da harmonia no nosso lar. Vamos começar pelos princípios básicos e depois trataremos de como colocar em prática algumas sugestões.
O primeiro símbolo é o Yin e Yang.
http://camoconnect.com/profiles/blogs/yin-and-yang
Segundo Brenda Mallon (2009:114), Yin e Yang representam a fusão de duas forças cósmicas numa só, também é conhecido como taiji ou tai-chi.  O símbolo é um círculo dividido por uma linha curva com um lado escuro que representa o princípio do feminino, a escuridão e a energia passiva e um lado branco, que representa o masculino, a luz e a energia ativa. O conceito mais importante é refletir que cada metade carrega um pedaço do outro, o que demonstra equilíbrio entre as partes e remete a necessidade de atingir a perfeição entre elementos contrários.
http://mor.phe.us/writings/Yin-Yang.html

Já Dale Nibbe (2009) nos indica que Yin e Yang são opostos complementares e que um não existe sem o outro. Ambos são responsáveis pela harmonização e nenhum dos dois é ruim ou bom. Na arquitetura, Yin remete ao espaço vazio com a presença de curvas, já o yang explora as estruturas sólidas e as linhas retas.

Outro elemento importantíssimo são os trigramas do I Ching.  O I Ching é um texto essencial do taoísmo, também chamado de Livro das Mutações. Funciona como um oráculo e combina oito trigramas chamados pakuas que representam 64 hexagramas. Os trigramas simbolizam a relação do universo com o fluxo constante entre o yin e yang. (MALLON, 2009: 112).
Os oito trigramas os oito presságios e seus significados são:
Chien (Ch'ien)- reputação. Significa o criativo (yang). Seu elemento é o metal, seu animal é o cavalo. É símbolo de força, poder e persistência.
Kun-  (K'un)- carreira. Representa o receptivo (yin). A terra é seu elemento e a vaca com bezerro são seus animais. Remete a família, obediência e submissão.
Chen- filho. É o iniciador que determina a tomada de decisão, movimento e crescimento. O elemento é a grande madeira e o animal é o dragão.
Sun (H'sun)- saúde.  Representação da filha mais velha e do vento. Seu elemento é a madeira pequena e seu animal um galo (representação da oportunidade e confiança).
Tui- dinheiro. Remete ao alegre, e representa a filha mais nova, a felicidade e a celebração. O elemento principal é o metal pequeno e aconselha o afastamento das preocupações.
Ken- amigos. A montanha representa o filho mais novo, mistério e expectativas. O elemento é a terra pequena e remete a morte e novos começos.
Kan (K'an)- prazer. O abismo, simboliza o filho do meio, perigo e advertências. O elemento principal é a água e a estação é o inverno. Remete a tristeza, trabalho duro e dificuldades.
Li- educação. O apegado, remete a filha do meio e dependência. Seu elemento é fogo, sol, brilho, calor e sugere o potencial.
http://taekwondo.zi-yu.com/conteudos/poomsaes/poomse-taegeuk/
No site I Ching, o Livro das Mutações, encontramos muitas explicações sobre os trigramas, os presságios e seus significados. Vale a pena conferir para quem deseja se aprofundar.
http://ichingolivrodasmutacoes.blogspot.com.br/2011/10/dos-trigramas.html
E como o Yin e Yang se relacionam com o I Ching? Vejam o diagrama abaixo:

Para Manfred Lurker (2003:772), da união entre yin e yang surgem os cinco elementos, madeira, terra, fogo, metal e água que conduzem a evolução dos fenômenos da natureza e constituem a base do surgimento das "dez mil coisas". Entre os símbolos do yin temos a lua, a água, o tigre e o chumbo, como símbolos do yang temos o sol, o fogo, o dragão e o mercúrio.

E como aplicar esses princípios em nossa casa? Anne Adelaide Lennormand (2008: 60-72) nos informa as muitas maneiras de aplicá-los. Que tal aprender algumas?
A frente de sua casa deve estar pintada, limpa e com plantas saudáveis. Tenha flores na entrada da casa, favorece as boas visitas.
A porta de entrada é o ponto mais importante de sua casa. Ela deve abrir-se totalmente, sem qualquer empecilho.
A sala de estar precisa ser um ambiente acolhedor e confortável. Use almofadas, plantas e cores claras e vivas.
A cozinha remete a nutrição e reúne tanto a água quanto a abundância. Nada de desperdício, lixo acumulado ou vazamentos.
O quarto é o lugar que repomos nossas energias e precisa estar sempre limpo, organizado, arrumado e ventilado. Mesmo quem não suporta arrumar a cama como eu, deve fazer um esforcinho.
O banheiro o ponto da casa onde as energias fogem, por isso sempre deixe a tampa do vaso abaixada e a porta fechada.  Deve ser limpo, arrumado e desinfetado. Evite excesso de decoração no banheiro e tenha sempre uma plantinha no espaço.
Eu me preocupo muito com os princípios do feng shui, mas nem sempre consigo colocar tudo em ordem, mas espero me tornar mais consciente sobre a necessidade de equilibrar as energias do universo e assim ter um ambiente saudável, próspero e acolhedor. Para saber mais:
LENNORMAND, Anne Adelaide. Harmonia. Formas mágicas de equilibrar o lar. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
LURKER, Manfred. Dicionário de simbologia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MALLON, Brenda. Os símbolos místicos. São Paulo: Larousse, 2009.
NIBBE, Dale. Feng Shui. Resumão. São Paulo: Barros, Fischer e associados, 2009.

Um comentário:

  1. Creio muito na energia que está ao nosso redor... não uma crença de adoração... mas uma crença de saber que elas existem... e o Feng Shui dá várias dicas legais de como fazer tudo isso circular de uma maneira saudável...

    Gostei =)

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...