sábado, 30 de março de 2013

Concurso de bonecas vivas

Quem assistiu Pequena Miss Sunshine deve ter se divertido bastante com as aventuras de uma família para fazer a pequena Olive participar de um importante concurso de miss infantil.


Entretanto, a ficção é a dura realidade de muitas meninas norte-americanas que perdem parte de sua infância para atender as exigências dos concursos de miss espalhados por todo o país.  A pressão por demonstrarem simpatia, beleza, elegância e inteligência em um evento tornam as meninas verdadeiras bonecas vivas de suas famílias.


http://www.ulaola.com/blog/2012/05/29/hanger-of-glory/?lang=e
Como antropóloga, tenho uma certa preocupação em ver crianças sendo estimuladas na complicada condição de competição e disputa pelos primeiros lugares e prêmios, mas parece que muita gente curte ver as adultas em miniaturas tendo crises de choro, discussões com as mães e muito comportamento artificial em função de uma coroa, uma faixa, um troféu e muitos dólares.

http://blomsterpiken98.blogg.no/1286047581_little_miss_perfect.htm


Claro que no Brasil também existem concursos mirins, mas parece que aqui o clima de cobrança sobre as participantes não beira o histerismo e a pura individuação.

http://jeajen.blogg.no/m_062011.htm

Fiquei muito pensativa sobre os concursos mirins depois que assisti o primeiro episódio de Honey Boo Boo, um reality show da TLC que mostra o cotidiano da família da pequena Alana e do seu esforço em se tornar uma grande pequena miss.




A minha primeira impressão é que estava diante de um circo no qual o cotidiano de Alana era ofuscado pela participação de forma constrangedora de sua mãe e irmãs. Depois fui me concentrando na forma que Alana é tratada em casa e como isso reflete em sua presença em um concurso local.

http://haveuheard.net/2012/12/honey-boo-boo-justin-bieber-googles-search-2012/honey-boo-boo-child


Mas eu não sou a única que fica espantada com a educação, formação e orientação que é dada para Honey Boo Boo. Na internet as críticas se multiplicam, considerando inapropriadas a dieta que a mãe sugere para toda a família e os valores que são transmitidos.






Honey Boo Boo tornou-se um fenômeno na TV americana, e Alana ocupa capas de revistas, serve de motivo para paródias no South Park e desperta muita discussão tanto em torno da adultização que sofre quanto da sua esperteza em defender o seu estilo de vida e de sua família.


Quem ainda não a viu, vale a pena assistir para tirar as suas  próprias conclusões. Alana é engraçada, divertida, mimada e focada. Vamos ver o quanto disso vai permanecer no futuro.





Um beijo e até loguinho!
Andreia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...