terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mãe no século XXI: 10 primeiros passos

Encarei o novo século como uma época para estudar e investir em minha carreira profissional e assim o fiz até casar com amor-marido e o tema filhos reaparecer em minha vida.
Três anos após o casamento, começamos a planejar a chegada de nosso primeiro bebê e já comecei a estudar sobre o tema.
É claro que minha mãe e todas as mulheres mais velhas do que eu, acham que passei da hora, e todas acusam meu investimento na formação acadêmica como o grande empecilho para maternidade, entretanto, todos sabemos que não vivemos mais em um estado de bem estar, vivemos em um estado mínimo onde tudo que almejamos de melhor para os nossos precisa ser pago pelos nossos esforços.

A solução para mim e muitas outras mulheres é adiar ao máximo a gravidez até que tenhamos conquistado uma posição no mercado profissional, uma carreira consolidada, ter feito um investimento em moradia e aderido a um plano de saúde que dê cobertura ao bebê. Não concordam que ser mãe no século XXI é mais difícil?
E quando devemos começar a planejar a carreira de ser mãe? quando nossas metas básicas forem conquistadas. Não adianta esperar o super salário, o pós-doutorado ou a casa de dez cômodos. É preciso ter uma estrutura suficiente para receber a nova vida com conforto, segurança e afeto, afinal, ter filhos para despejá-los em cheches de horário integral não faz o menor sentido para mim.

E quais são os primeiros passos que devemos dar?
1º Converse com seu parceiro/parceira sobre o sentimento que nutrem sobre ter filhos/filhas. É importante que a criança chegue para reforçar os laços de amor que já existem entre o casal, não para salvar um casamento em crise. Nunca esqueçam, filhos adiam divórcios, mas o preço é a felicidade de todos.
2º Decisão tomada, é hora de pensar no empreendimento, afinal, uma nova vida chegará em breve e é necessário fazer algumas mudanças, isso inclui até um planejamento financeiro, afinal, serão muitos exames de saúde, nova mobília, novo enxoval e existe um gasto grande por tudo isso.
3º Hora de procurar o/a médico/médica para fazer os exames de rotina e descobrir qual é o melhor momento para engravidar. As vezes alguns probleminhas impedem que a gravidez se concretize tão rápido quando se espera e é melhor conhecer para os tratar, do que viver a ansiedade.
4º A gravidez depois dos 30 anos exige alguns cuidados. Dieta mais balanceada, novos hábitos como caminhadas, exercícios físicos, abandono do cigarro e do álcool são atitudes importantes para preparar o seu corpo para a chegada do bebê.
5º Água é excelente para a gravidez. O ideal é tomar 3 litros por dia.
6º Antes da gravidez, reforce a ingestão de ácido fólico e ômega 3, alguns alimentos fornecem doses generosas, mas o profissional que vai lhe acompanhar deve sugerir um medicamento.
7º Também é importante visitar o seu dentista e começar um tratamento seis meses antes de começar as tentativas para a gravidez. Segundo minha sogra, que é odontóloga, existem anestesias indicadas para grávidas, mas você não vai querer enfrentar uma dor de dente no meio de uma gestação, não é?
8º Alguns alimentos também devem ser evitados, como alimentos ricos em açúcar e cafeína.
9º Pergunte para as amigas, sua mãe, tias, sogra, vizinhas, como foram suas gestações e quais transformações elas passaram. Vai ser importante compreender que a gravidez é algo natural e que podemos passar por ela de forma tranquila.
10º Leia bastante sobre gravidez, saúde da gestante e saúde do bebê. Entenda o que vai acontecer com você para manter-se calma durante todo o processo.



Quanto a mim, começo meu planejamento em 1º de janeiro e veremos como será esse processo de amadurecimento para uma mãe definitivamente pós-moderna.
Um beijo e um ótimo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...