sábado, 21 de janeiro de 2017

Férias com a garotada: dicas espertas

Olá gente, tudo bem?
Espero que sim!
Ainda estão curtindo as férias?
Ou já estão voltando ao trabalho e às aulas da garotada?
Baía dos Golfinhos. Tabatinga, RN. Imagem: Andreia Regina
Aqui, enquanto professores da rede privada, retornamos sempre no final de janeiro, então, é preciso aproveitar as primeiras semanas do mês para curtir com a garotada uns dias de folga.
Nesse ano tivemos a ideia de alugar uma casa de praia por temporada pelo Airbnb e mais uma vez a experiência foi excelente. A praia escolhida foi a bela Tabatinga, que fica apenas alguns quilômetros de distância da capital, localizada no município de Nísia Floresta.  

Um pouco da beleza de Tabatinga-RN. Imagem: Andreia Regina

E a casa que ganhou nosso coração foi um sobrado encantador, com uma decoração rústica e ao mesmo tempo com alguns móveis do estilo colonial. Quem tiver interesse, manda um e-mail para o blog que indico esse maravilhoso lar na praia: blogterapiadacasa@gmail.com
Sala de estar. A TV não ligada uma única vez.
Lindo centro de mesa. Imagem: Andreia Regina.
São sete dicas que podem ser úteis para as próximas férias ou miniférias.
1- Distância de computadores e smartphones:
De olho nos garotos. Imagem: Andreia Regina
Na escolha da casa preferimos um lugar que oferecesse os atrativos naturais e permitisse mais interatividade entre a família, então, disponibilizamos a internet em apenas um smartphone e os meninos não tiveram acesso. Ganhamos em qualidade de comunicação e distração.
2- Livros para ler na rede:
Cada um de nós quatro nos colocamos metas de leituras. Eu cumpri com a minha, que era finalizar um romance histórico que comprei em Lisboa chamado “Filipa de Lencastre. A Rainha que mudou Portugal, da sensacional escritora Isabel Stilwell. Também li “Contos de fadas. Símbolos-Mitos-Arquétipos, da professora Nelly Novaes Coelho.
Meu enteado mais velho devorou quatro livros de literatura fantástica e o pequeno enteado releu o livro que levou. Meu amor-marido leu os dois volumes do “Ciclo das Trevas”, do escritor Peter V Brett. Então voltamos todos bem satisfeitos por fazer leituras agradáveis.
3- Jogos de tabuleiros favoritos da família:
Sem os computadores e smartphones para fazer a concorrência desleal, os jogos de tabuleiros foram o grande sucesso na casa de praia, com sessões de jogos pela manhã e depois do jantar. Os meninos escolheram Monopoly, e War Mitológico e eu preferi Quest, único que ganho deles. Foi diversão garantida para toda a família e sempre ficava um gostinho de revanche para o dia seguinte. Certeza que animação não faltou.
4- Lanchinhos e sucos:
Na praia de Tabatinga o sucesso era o Picolé de Caicó, feitos com sabores de frutas ou de chocolate. Quando o moço gritava “Picolé de Caicó” o alvoroço na casa era grande, mesmo todos sabendo que ele ou outro voltaria uma ou duas horas depois e passaria na nossa porta. Além dos biscoitos e salgadinhos que liberamos nas férias, as crianças deviam comer frutas e tomavam muito suco na hora do lanche. Alimentação saudável é essencial, mesmo na praia.
5- Cuidado redobrado:
Na praia temos sempre que redobrar os cuidados com as crianças, pois além dos riscos do banho de mar em águas com correnteza, é comum problemas em casas com piscina, assim, limitamos as idas para praia apenas na presença de um adulto e o banho de piscina apenas enquanto a gente estava na varanda. Posso garantir que tudo transcorreu muito bem, até porque os meninos seguiram as recomendações dadas.
6- Roupas confortáveis:
As roupas de praia com proteção contra os raios solares são realmente muito úteis. Enteado filhote usou uma que sua mãe presenteou e passou boa parte do tempo protegido. Em casa, sempre roupas leves, o que amenizava o calor e permitia mais conforto.
7- Maletinha de primeiros socorros:
Um kit para uma dor de cabeça, um machucado ou um mal-estar é sempre garantia de mais segurança. Preparei uma pequena maletinha com cremes para problemas na pele, analgésicos, antitérmicos e antissépticos para qualquer urgência, que felizmente não aconteceu. Mas, seguro morreu de velho, então, vale a pena esse cuidado extra.
Nossa foto sem pose. Imagem: Gentileza de Guia de turismo.
E por fim, lembrar de curtir a praia com tranquilidade, pois com as crianças conscientes sobre os cuidados que devem tomar na hora do banho de mar ou piscina, todos voltarão para casa renovados graças às miniférias.
Então um grande abraço, muita luz e até loguinho.
Beijos: Andreia Regina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...