sexta-feira, 28 de julho de 2017

Festa da matrioska: comemorando 40 anos em estilo maternal

Olá queridos e queridas, espero que estejam bem. A postagem de hoje é para compartilhar a minha festa de 40 anos de idade num estilo novo, mas que em breve vai ser tendência, a matrioska. O tema é bem novo no Brasil, mas já tem muita festa infantil e adulta explorando a temática que evoca a simbologia da maternidade, do sentimento de ser mãe.

Bolo delicioso realizado por Shalla Cavalcante, Nova Parnamirim, Parnamirim

A origem da matrioska ou babuska é a Rússia com seus contos seculares e cheios de sábias reflexões. Conta a história que um escultor fez uma boneca de madeira e a mesma no dia seguinte ganhou vida e lhe pediu que esculpisse outra menorzinha para lhe fazer companhia. O escultor atendeu o pedido e para sua surpresa, a boneca pediu mais uma companheira, mesmo que fosse menor ainda que a anterior. Intrigado, ele resolveu fazer o capricho da boneca, mas ficou surpreso ao receber o pedido por uma nova boneca, que fosse ainda menor que a última. O escultor cansou-se desta solicitação e resolveu fazer um boneco com bigode numa tentativa de fazer a boneca acabar com seus pedidos, mas para sua grande decepção, ao ficar pronto o boneco, todos sumiram de sua casa.
Busquei no Dicionário de Simbologia, do Manfred Lurker o significado para boneca, mas não se encontra nenhum. Mesmo assim, a lenda me fascina pela sua originalidade e sentimento de cuidado.

Andrielle Mendes decorando as garrafas com flores gypsofilas em tons azul, branco e rosa.

Assim que defini o tema, iniciei os preparativos para a decoração. Eu já tinha o trio de matrioskas, compradas numa feira internacional em Natal/RN, então era hora de definir a identidade visual da festa. Comprei no Mercado Livre um kit digital de scrapbook com matrioskas e outros elementos, e fiz a impressão em papel peso 40 para usar nas garrafas, nas lancheiras, colheres dos doces e nas lembrancinhas. Valeu super a pena comprar o kit digital, paguei apenas 2.99 e pude usar bastante em diferentes elementos.
Mesas com as garrafas decoradas.
No cardápio foram servidos salgados de forno, cachorro quente, doces de colher, brigadeiro de copinho, sanduíches frios, sucos, refrigerante e no final, o delicioso bolo. Teve convidado que já se ofereceu para a próxima festa, o que me fez achar muita graça.


Matrioska do Ateliê Tapioca Kids- Natal/RN

Preparei então uma sacola de papel e coloquei a lembrancinha da festa, um marcador de página na forma de matrioska, feita em feltro pela minha irmã Andrielle Mendes. Além disso, preparei sacolinhas com doces e pipoca para as crianças e adolescentes que acompanharam suas famílias na festa.
Sacolinhas com marmitas de doces tradicionais e os marcadores de página.
Montamos duas mesas, uma de doces e outra com o bolo, doces tradicionais e flores naturais. A decoração também foi marcada por lanternas japonesas nas cores da festa. A ideia era fazer uma decoração simples e ao mesmo tempo bonita. Parece que atingimos o objetivo, pois teve muita gente elogiando.
Marcadores de páginas feitos em feltro pela minha querida irmã.
Sacolinhas com doces e matrioska fofa de tecido em sua bicicleta.

O objetivo da festa era comemorar meus 40 anos de idade e o primeiro aniversário de nossa entrada na fila nacional da adoção. Então, os presentes sugeridos foram livros para a biblioteca de nossa pequena e brinquedos para doação pro Projeto Social da Seara Espírita Francisco de Assis. Gratidão aos que contribuíram com minha ideia.

Presentes que nossa futura filha ganhou.
As mesas da festa foram arrumadas por minha irmã e minha cunhada Fabíola e o resultado ficou bem singelo e delicado. As crianças tiveram uma mesa especial com coleção hidrocor, lápis de cera, massinha, lápis e imagens de matrioskas para pintar. As crianças gostaram muito e aproveitaram para se divertir.
A mesa do bolo recebeu poucos elementos, mas ficou bem delicada e com apenas o essencial. Nossa filosofia é menos é mais. Os tubetes foram decorados por mim, as bandejas de metal (Le Biscuit) receberam trufas decoradas com os elementos da festa, matrioskas, flores e corações. Todos os doces foram feitos por Shalla Cavalcante. Já os vasos, comprados na Le Biscuit, receberam as delicadas gypsofilas, dando um charme a mais. Na parede, as matrioskas formaram um semi círculo, a partir das toalhinhas de papel. O arranjo simples deixou tudo muito singelo, como eu desejava.


Na mesa dos doces, além das trufas decoradas, placas de chocolate, pirulitos decorados e tubetes, os cupcakes foram a atração principal. A base que vocês estão vendo são pratos de plásticos, comprados no Ponto dos Botões, no Via Direta, Natal/RN e com a base a partir de castiçais comprados na Iskisita, também no Via Direta.

 No final da festa, o sentimento era de pura gratidão. Reuni apenas a família e os amigos mais especiais, novos e antigos. Foi o momento para dizer pro universo que estamos prontos pra chegada de nossa filha e início de uma nova jornada. Afinal, a vida começa aos 40 anos.
Obrigada por nos acompanharem aqui.
Um cheiro grande e muita luz.
Andreia Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...