quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Ideias para o Natal: decorando prateleira

O Natal chega bem rápido depois do dia 20 de novembro e esse ano estou me antecipando em todas as coisas, desde a decoração, a escolha dos presentes e lembrancinhas até agendando os encontros com os amigos.
O ritmo é outro em função dos meus compromissos com a universidade, mas espero que tudo corra muito bem, como sempre. E nessa velocidade quântica, resolvi começar a decoração de cada espaço daqui de casa. Hoje vou mostrar a ideia que tive para o home office.
Primeiro, eu estava desejando muito um quadrinho divertido quando tive a ideia de usar as sobras de cartões de natal. Achei 4 modelos:



Depois, fui até a Loja dos Alumínios, no centro da cidade e, comprei um porta retrato de madeira com uma borda douradinha. Em seguida, escolhi qual o cartão que combinava com os outros elementos que eu queria colocar na prateleira:


O passo seguinte foi colocar o cartão no porta retrato e arrumar a prateleira. Eu encontrei esses dois bonequinhos numa loja de aviamentos chamada Ponto dos Botões e não é que deu super certo com a imagem que eu escolhi!


Em uma loja popular, encontrei o papai noel em resina em várias poses. Trouxe para casa e fiquei olhando para eles por uns dias pensando qual seria a composição que eles entrariam, finalmente achei um lugar especial para eles. 


A vantagem é que, após os festejos natalinos, vou poder guardar o cartão, colocar uma nova foto ou imagem no porta retrato e escolher novo cartão para o ano de 2013. Gostaram da ideia? E vocês? O que andam fazendo para decorar a casa de forma criativa, bonita e barata?
Beijos e até loguinho:

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O sustento do corpo e do espírito

Faz seis meses que estou em um ritmo de estudo acelerado e algumas coisas muito agradáveis, como a companhia dos amigos, um passeio na praia, uma visita ao centro histórico, foram substituídas por longas horas em casa estudando.
Nem todos entendem a postura de isolamento de quem precisa se dedicar ao estudo para produzir um trabalho acadêmico, um livro ou preparar-se para um concurso. Mas, ter tempo para aprimorar sua mente e espírito para atingir suas metas e objetivos individuais e coletivos é de fundamental importância.
Então, hoje comecei meu dia fazendo uma revisão dos textos estudados nas últimas semanas e dei uma pausa para arrumar o nosso armário de "Nárnia". A surpresa ficou por conta de ter encontrado dentro de um livro, uma linda mensagem de Meimei. Espero que gostem.
O estudante. Vicente Van Gogh

Beijos e até loguinho!
 Certo aprendiz, em conversa com o professor, queixou-se de grande incapacidade para reter as lições.
Sentia-se sonolento, desmemoriado...
Ao cabo de alguns instantes de leitura, esquecia de todos os textos mais importantes, ainda mesmo os que se referissem às suas mais prementes necessidades.
Que fazer para evitar a perturbação?
Travou-se então entre os dois o seguinte diálogo:
- Meu filho, quando tens sede, foges do copo d'água?
- Impossível, morreria torturado.
- Quando nu, abandonas as vestes?
- De modo algum. Não dispenso o agasalho.
- Esqueces de levar alimento à boca, ao te apresentarem a refeição?
- Nunca. Como poderia andar sem comer?
- Pois também não podes viver sem educação- concluiu o orientador.
- Lembra-te dessa verdade e estarás acordado para o ensinamento de nossos mestres.
O mentor do grupo esboçou silencioso gesto de bom humor e salientou:
- Nossa alma precisa estudar e conhecer, tanto quanto nosso corpo necessita respirar e nutrir-se.
Titus. Rembrandt.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Um novo batismo

Esse ano foi de grandes mudanças e rupturas em minha vida, mas está sendo uma época de gratas surpresas. Uma delas foi o convite para ser madrinha da meiga Maria Júlia. Eu e sua família temos uma amizade de mais de 15 anos e fui escolhida com Amor marido para apadrinhar e zelar por Júlia junto com os seus pais.

Para mim, foi uma alegria tão grande que eu não conseguia conter o riso de felicidade. Ser madrinha e padrinho é uma honra muito especial e todos devem cuidar desse novo laço que é feito aqui e com as bênçãos do mundo espiritual.
http://nethugs.com/angels/angel-in-my-dreams/

Como madrinha ansiosa, já comprei o vestido do batismo, arranjo de cabelo e as sandálias para Maria Júlia, mas quero ainda marcar esse dia com algo bonito e que todos possam ter como uma lembrança e assim, resolvi pesquisar alguns modelos de souvenir de batismo, para confeccionar até o mês que vem. O tema que escolhi foi anjos e achei poucas sugestões muito interessantes na blogosfera. Mesmo assim vamos conferir?
http://www.monstermarketplace.com/party-decorations-and-wedding-favors/1st-baptism-girl-24-pk
A primeira ideia que achei foi um lindo anjo de resina dentro de um oratório. Basta envolver com tule e fazer o arremate com duas flores de hastes ou um lindo laço de fita, azul ou verde, que são as cores favoritas dela. Simples né?
Também pensei em procurar um anjo pequeno e colocar sobre uma caixinha de acrílico com um bombom dentro. Depois de comer o doce, a caixinha serviria como um porta jóias.
http://www.123rf.com/photo_895794_small-toy-angel-as-a-souvenir-for-an-ornament.html

Outra lembrancinha que passou pela minha cabeça foi uma caixa de mdf com um terço dentro e na tampa, uma decoupage com lindos anjinhos em posição de oração.
http://artemania-infantiles.blogspot.com.br/2009_11_01_archive.html

Agora que já iniciei as buscas, vou procurar no comércio alguns itens e depois mostro para vocês o que acabei decidindo fazer. A data do batismo ainda não foi marcada, mas deve acontecer nas próximas semanas. Até lá, qualquer sugestão é super bem vinda.
Beijos e até loguinho!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Procurando um amuleto e adotando um talismã


Final do ano chegando e as nossas baterias começam a mostrar os primeiros sinais de esgotamento. Nessa situação, um bom fim de semana descansando ou uma pausa nas atividades são suficientes para algumas pessoas, outras tem seu campo energético reduzido, em função do cansaço, estresse e dos aborrecimentos que se acumularam e o ideal mesmo é buscar reforço em algo que acreditamos. Alguns desses reforços podem ser encontrados em uma prece diária com confiança na ajuda que virá do mundo espiritual, ou na leitura e reflexão de trechos e textos de um livro sagrado e até mesmo da conexão com objetos que possam ser creditados poderes que auxiliarão na hora difícil. Mas será que em tempos tão pós-modernos ainda são válidas essas receitas de ajuda e conforto para nosso espírito? Ora, temos uma alma e precisamos lembrar que ela faz parte de nosso ser, não havendo uma divisão entre corpo, mente e espírito, como muitos filósofos defenderam ao longo do tempo.

É antiga a prática da oração, da escrita e leitura de textos inspirados e principalmente, a crença na existência de forças além do mundo natural e ordinário que conhecemos, por esse motivo, desde os Homo sapiens e Neandertais, a humanidade se preocupa com o além-vida, cultua as forças da natureza e seleciona materiais, elabora objetos para trazer consigo quando necessita de uma ajuda maior.Dentro dessa ideia geral, é importante lembrar que um amuleto é um elemento de defesa, um meio de proteção e a garantia de segurança. Em várias culturas, da antiguidade aos dias de hoje, vemos as pessoas carregando sobre o peito, em torno do pescoço, como proteção permanente adornos que servem como uma forma de escudo.Os egípcios tinham vários símbolos de proteção e segurança, entre eles, o mais conhecido é o Olho de Hórus, que remete à integridade física, totalidade e ressurreição:

http://www.uniquepratas.com.br/index.php/pingente-de-prata-olho-de-horus.html

 Já os povos nórdicos, tinham em Thor a sua divindade de proteção e carregavam um pequeno martelo forjado em metal, preso por um cordão de couro em seu pescoço:

http://marinabrandtourives.blogspot.com.br/2010/06/pingente-martelo-de-thor-trabalhado-com.html


Penso também nos escapulários cristãos e nos crucifixos, que começam a se disseminar quase 15 séculos atrás e ainda hoje são fortes entre os católicos.

http://servosdarainha.wordpress.com/o-escapulario-de-nossa-senhora/
Outro aspecto muito importante envolve os gestos e as palavras representados em figuras e textos relativos à defesa. E aqui mais uma vez, me vem à memória o ato de fazer o sinal da cruz cristão.


http://ninosdacatequese.blogspot.com.br/2009/07/ensinando-o-sinal-da-cruz-para-as.html


Nas religiões orientais, como o budismo, existem vários gestos das mãos que indicam proteção contra todos os males, os mudras.

http://www.starnews2001.com.br/lotus/mudras.htm
Mas também existem gestos para indicação de prece e meditação:Objetos como anéis, pulseiras, pequenas luas são talismãs muito difundidos. Alguns elementos são de origem judaica como a chamsa que promove a proteção e a prosperidade:
http://www.zots.com.br/TALISMAS.html

Com o mesmo propósito, gregos e turcos utilizam um olho azul na porta de suas casas ou sobre seus corpos para manterem o mal afastado:
Fonte: Dreamstime
Já da cultura africana, o Brasil herdou a crença nos patuás e em todo o sincretismo que esse objeto possui:

http://grupoboiadeirorei.blogspot.com.br/2011/02/como-fazer-seu-talisma-ou-patua.html
Na natureza, encontramos os materiais para nossos amuletos, como pedras preciosas, plantas, trevos, concha. Cabe agora você escolher seu elemento e recarregar as baterias deixando todo o mal bem afastado de sua vida e da sua família.
Para saber mais: ·         LURKER, Manfred. Dicionário de simbologia. São Paulo: Martins e Fontes, 2003.





Um beijo e até loguinho!


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Quando brincar com imaginação era mais importante


Normalmente sento com enteado filhote Iram para ver um pouco de TV e sempre fico assustada com os lançamentos dos brinquedos. É muito frustrante ver que as crianças de hoje não precisam mais exercitar sua criatividade e imaginação com a hora da brincadeira. E o que é mais grave, quando propomos alguma brincadeira ou jogo que exija apenas a energia e vontade de participação, logo a criança volta pra boneca que fala ou para o robô que anda sozinho.
Ontem lembrei de uma das brincadeiras mais legais que conheci na minha infância: as bonecas de papel. Na verdade, elas foram um sucesso desde os anos 40 e 50, mas tiveram seu declínio nos anos 80 e acho que quase nenhuma criança da famosa geração Y, foi apresentada a ela.
Eu acabei achando muitos modelos e em breve vou imprimir alguns para minha afilhadinha. Querem conhecer? Matar as saudades? Esse aí já estou em mãos para montar as roupinhas.
Divirtam-se e até loguinho!
http://blog.sugarsticksparties.com/?p=1307
O mais legal é que os acessórios combinavam com as roupinhas. A próxima é para brincar de grávida, mas com um look bem duvidoso:
http://www.apartmenttherapy.com/pregnant-paper-dolls-48994

E uma dama no estilo vintage? Você pode vestir frente e verso.
http://girlswhoprint.blogspot.com.br/2012/08/confessions-of-paper-doll.html
Ainda no clima de Halloween:
http://www.allposters.pt/-sp/Halloween-Outfits-for-Paper-Dolls-posters_i6078360_.htm
E que tal vestir Elizabeth? No site Families Online Magazine é possível imprimir um folheto para colorir, cortar e montar suas bonecas de papel. Fica a dica para tias, mães, boadrastas, vovós e professoras:
E para as amantes do estilo regência, uma série completa de trajes para duas damas. Tudo está aqui T Pettit. Muito divertido!!

   


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Doces ou travessuras?

Eu gosto de pensar nas coisas dentro de seus contextos e buscar sempre conhecer o ponto de vista dos que estão mais próximo delas. Assim acontece com cada evento, festa religiosa ou feriado que temos ao longo do ano. Geralmente sento com um dos enteados-filhotes que estiver por aqui e conto a historinha sobre a origem das coisas.
A coisa do mês de outubro foi o Halloween. O pequeno enteado estava eufórico assistindo a programação especial de seu canal favorito e eu acabei aproveitando a deixa pra falar um pouco e de leve sobre a tradição/invenção.
Daí, eu e amor marido tivemos a ideia de fazer uma lembrancinha para o dia e compramos alguns itens para montar um caldeirão de doçuras.
Aranhas de plástico:

Muitos doces:




Colei as aranhas na borda do vaso com cola transparente, que deu um efeito diferente, mas deveria ter optado pela cola quente. A produção final ficou assim: 







E não houve qualquer travessura naquela noite pois a surpresa foi completa!

Beijos e até loguinho!





quinta-feira, 1 de novembro de 2012

10 fabulosas redescobertas com Amélie Poulain

Enquanto assistia  O fabuloso destino de Amélie Poulain ficava me perguntando porque nunca tinha encontrado com ele antes, afinal ele é uma produção de 2001. Mas, a maior inquietação não foi exatamente essa. Fiquei bastante preocupada por ter descoberto a partir daquela narrativa, que tinha esquecido dos prazeres que encontramos nas coisas pequenas.
http://www.thefoxisblack.com/category/films/film-review/page/9/

1- Entre elas, olhar para o céu, brincar com as nuvens exercitando nossa imaginação e estimulando nosso sentido.

2- Desfrutar do prazer de sentir as texturas das coisas que nos cercam.

3- Ter um momento só para refletir, seja ele jogando pedras no canal, coletando pedras, contando ondas no mar ou catando conchas na areia da praia.

4- Fazer coleções e ficar eufórica diante de cada novo mimo.

5- Explorar novos lugares e descobrir mais da essência de cada espaço.

6- Começar uma nova amizade com alguém muito diferente de você, mas que tenha algo de novo para partilhar.

7- Escrever cartas.

8- Decorar sua casa com memórias felizes e objetos que tocam na sua alma.

9- Viver cercada de cor e de luz.


10- Sentir-se feliz por nada.
E já que a nossa conversa de hoje é sobre coisas pequenas, faça uma lista de dez pequenos prazeres que você cultivava tempos atrás, mas que esqueceu até assistir O fabuloso destino de Amélie Poulain ou ler esse post.
Um beijo e até loguinho!

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...