quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dois Natais para celebrar? ideias para um brunch

Com a proximidade do Natal começam as preocupações com as tantas festas e celebrações que devemos comparecer em uma única noite. É sempre tudo apressado, já que precisamos estar com a nossa família e nosso companheiro também merece o mesmo carinho e atenção com os seus. E o que fazemos? O jeito é promover uma festa em sua casa reunindo os dois núcleos ou optar por uma celebração no dia 25 de dezembro, dia de Natal.

Mas de onde eu tirei essa ideia? No ano de 2005 celebrei o Natal na casa de uns amigos na pequena cidade de Port Macquarie, ao norte de Sidney, Austrália. Foi uma experiência única e realmente inesquecível.

Alegria verdadeira diante de um dos presentes que recebi: um lindo bracelete.

Na noite do dia 24 de dezembro, tivemos um jantar normal e planejamos o dia seguinte. Quando todos acordaram, nos reunimos ao redor da árvore e os anfitriões começaram a distribuição dos presentes natalinos. Depois, as mulheres foram preparar o brunch com saladas, pães, queijos, bolo, torta, frutas e uma ave, enquanto os homens arrumavam o espaço e cuidavam das bebidas (como no Brasil). O brunch se prolongou da metade da manhã até a metade da tarde. Depois, todos foram descansar e pela noite fomos visitar vizinhos, amigos e admirar a decoração natalina da cidade.



Port Macquarie fica quase 390 km de Sidney.
Agora que conhecem um pouco da tradição do brunch de Natal, que tal fazer um e poder ter duas celebrações com os dois lados da família? Esse ano vou apostar nisso também. Na noite véspera de Natal iremos para uma ceia na casa dos meus sogros e no dia 25 estaremos em casa para o nosso primeiro brunch natalino. Vou convidar meus pais e irmãos solteiros, uma das minhas comadres, alguns poucos amigos. Como é uma celebração bem informal, dá pra chamar outras pessoas queridas e ter um clima diferente.
E o que servir? Bom, já dei minhas dicas para vocês. Lembrando que o brunch é uma refeição após o café da manhã e que se prolonga até o almoço, nunca passando do meio da tarde, então, aproveitem as dicas e criem uma linda manhã celebrando a vida e o futuro.
Vamos ver algumas mesas de brunch natalino?
Eu adoraria participar de um brunch com uma mesa assim. Vejam que além das várias guloseimas como pudim, rabanada, pavê, mini tortas, biscoitos, bolos doces e salgados, os mararrons e as maçãs verdes fazem bonito na celebração.


http://shoptravelfood.blogspot.com.br/2011/12/xmas-brunch.html


Como é uma celebração que acontece durante o dia, é importante que as bebidas servidas sejam bastante refrescantes, então, invista em sucos naturais, refrigerantes e espumante ou vinho rosê. A próxima mesa é um bom exemplo:

http://seasoned.com/blog/2011/12/host-spectacular-christmas-brunch
Outra sugestão para o cardápio é investir em pães caseiros e uma mesa de frios, muito prático e saboroso. Até no Japão é comum investir no brunch natalino sem abrir mão de suas frutas.

http://www.interiordesignbox.com/?tag=%E3%83%91%E3%83%BC%E3%83%86%E3%82%A3%E3%83%BC&paged=2
Além da comida, a decoração enche nossos olhos e estimula nossa imaginação. Que tal investir em flores e fitas? O efeito é bem interessante:

http://www.tasteofhome.com/recipes/holiday---celebration-recipes/christmas-recipes/a-merry-christmas-morning-brunch-recipes
Importante lembrar que o brunch exige um prato principal. Então, pense em algo que possa ser acompanhado por saladas, pães e frutas.

http://www.myrecipes.com/menu/christmas-brunch-10000001863798/

Outra vantagem do brunch natalino é que se vocês estiverem sem muito tempo para cozinhar, podem investir em comidinhas de padaria e caprichar apenas no prato principal. Vejam que ideia mais simples e gostosa:


http://www.mykitchensnippets.com/2008/12/christmas-brunch.html

E por último, não vão se descabelar por não ter um conjunto de porcelana fina para servir seu brunch. Simplesmente usem todas as peças que tiver em uma única cor, como na foto acima. Não importa o formato delas, o que interessa é que a cor vai trazer unidade para sua mesa e fazer desse brunch natalino algo para recordar por muitos anos ainda.

Beijos e até loguinho!

Andreia

@AndreiaReginaBr

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Manual para as futuras madrastas

A primeira questão é: toda madrasta é má? segundo a Disney, a literatura infantil e a opinião de muitas ex-esposas e companheiras, a resposta é um sim bem grande. Mas, a cada dia o número de madrastas e padrastos se multiplica em função dos novos arranjos das famílias, com o aumento dos divórcios e separações. E o que resta para as crianças é conviver com essa nova entidade, que está no imaginário de todos muito mais para o mundo do fantástico e assombroso do que para uma vida feliz e estruturada.

Desde logo quero dizer que a motivação desse post não é apenas por causa de minha situação de madrasta, mas principalmente pelas coisas que tenho ouvido de amigos, colegas, conhecidos e estranhos sobre o papel que devo representar e o que os outros acreditam que na verdade eu faço.

E claro que não sou a única que passa por isso todos os dias. Na minha geração, concluir uma graduação, buscar uma melhor colocação no mercado de trabalho, investir em um bem, seja móvel ou imóvel, tornou-se a escala natural do desenvolvimento das mulheres que hoje desfrutam dos prazeres dos trinta e poucos anos, mas a contra partida é a demora em arrumar um parceiro interessante e construir uma relação sólida o suficiente para começar uma família. Daí, ficamos anos trabalhando, estudando, viajando, lendo, curtindo a vida e quando nos damos conta, os homens fizeram tudo o que fizemos mas casaram, criaram laços, mantiveram relações estáveis e todas elas com filhos e filhas.

O que quero dizer com isso é que não se encontra homens entre 30 e 40 anos sem passado e sem herdeiros. Na verdade, uma raridade encontrar um moço assim, por isso, vamos focar na regra e nunca na exceção? Por essa razão, prepare-se para encontrar o amor de sua vida acompanhado de um, dois até três crianças ou adolescentes. E o que você faz? foge e larga o moço na beira da pista e vai curtir com as amigas? Não, encara que essa é uma nova faceta das relações entre homens e mulheres e que muitas das novas famílias já começam com "os meus, os seus e os nossos".

Por isso, não caia nos estereótipos nem encare as crianças e adolescentes como seus rivais. O afeto que o pai direciona para os filhos é totalmente do amor que ele reserva para você. Os filhos e filhas são parte de uma pessoa, mesmo que não sejam biológicos, culturalmente são seus herdeiros e nunca podem ser deixados de lado em função de uma nova relação.



Cabe a mulher, criatura mais sábia e inteligente, entender que o seu espaço já está reservado e que a ideia principal é conquistar os filhos e filhas do parceiro sem querer substituir o papel da mãe, afinal, madrasta tem também suas responsabilidades.


 Para conhecer outra madrasta, vale a pena ler o post Feliz Dia da Madrasta. Já passou a data, mas fica a dica de leitura e de reflexão para nós: http://dicaaleatoria.wordpress.com/2011/09/04/feliz-dia-da-madrasta/


Beijo e até loguinho!Andreia
@AndreiaReginaBR 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Ideias que são um barato para um presente natalino

Realmente eu adoro presentear, mas a cada ano a minha lista aumenta e meu orçamento só diminui, principalmente agora que sou uma pesquisadora no doutorado. Entretanto, o que mais vale nessas horas é usar a criatividade e aproveitar alguma habilidade, algum jeitinho com artesanato e criar presentes lindos, baratos e surpreendentes. Eu tenho a semana que vem para fazer alguns mimos para as vizinhas e amigas e começarei a semana com a mão na massa.
Claro que é sempre ótimo a gente achar uma ideia bacana e que custe pouco trabalho e investimento, mas que ao mesmo tempo mostre para a pessoa que iremos presentear que estamos pensando nela com carinho nesse Natal. Por isso, vamos conhecer algumas ideias que descobri com nossas amigas blogueiras internacionais e ver o que podemos fazer ainda na próxima semana. Prometo que no final direi qual ideia escolhi e por qual razão ela é o maior barato.
A matéria prima mais fácil é aquela que já temos em casa e quem não guarda um pote de azeitonas, palmito ou geleia? Vamos conferir algumas ideias:
O primeiro presente é para aquela pessoa que adora fazer um conserto numa peça de roupa ou se aventura pelo nível 10 da costura: um potinho com aviamentos. É só achar uma etiqueta natalina e colocar com uma linda fita:

http://www.shelterness.com/1000-handmade-christmas-gift-ideas/pictures/14732/
Vocês tem em casa plantas e algumas mudinhas estão grandes e precisando de mais espaço. Que tal dar um novo lar e espalhar a natureza ao redor? Basta latas de alumínio, duas demãos de tinta na sua cor preferida, uma decoupage com recortes de revistas, papel para presente ou um desenho à mão livre. Certeza que a sensibilidade desse tipo de presente será inesquecível:

http://netmumsblog.com/2012/11/30/christmas-craft-week-painted-flower-pots/
E que tal preparar um scrapbook natalino? Podemos utilizar as folhas especiais para o trabalho ou aproveitar uma folha de ofício peso 40 e colocar as imagens com molduras bem bonitas. Vale colar flores secas, pequenos botões, adesivos e recortes de revistas e cartões natalinos antigos. O que importa é você fazer uma seleção de fotos mostrando os momentos mais marcantes desse seu relacionamento. Certeza que é um presente que não tem como errar. Vejam que lindo esse antigo scrapbook:

http://www.liverpoolmuseums.org.uk/postcards/writeMessage.aspx?coll=54&image=497
http://www.mycroproom.com/scrapbook-layouts/christmas-scrapbook-layouts/
Para as de forno e fogão, pequenos bolos em charmosas canecas podem deixar o Natal de qualquer um mais delicioso:
http://www.zimbio.com/Homemade+Christmas+Gift+Ideas/articles/xjdU0OY-beA/Christmas+Gift+Tag+Template+Kids+Homemade
Um quadro divertido numa moldura modelo caixa pode animar o dia e decorar o ambiente com toda a magia da data. O mais legal é que você pode usar pinhas, bolas, sinos, anjos, tudo que tiver em casa para esse lindo presente:

http://followpics.com/homemade-christmas-gifts-5/
E para as crianças? que tal um divertido jogo de tabuleiro com um pedaço de madeira, duas cores de tinta e alguns botões?

http://www.tipjunkie.com/homemade-gifts/coworkers-homemade-christmas/
E não podia faltar o famoso globo de neve. Acompanhem o passo a passo e depois me mostrem o que colocaram em prática para deixar o Natal um barato.

http://www.zujava.com/best-homemade-christmas-presents

Beijo e até loguinho!Andreia@AndreiaReginaBr

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ideias para uma tábua de passar que ninguém passa a ferro nela

Ainda não sei como consigo ser assim, mas sempre que fico cismada com uma coisa, gosto de resolver imediatamente e com a tábua de passar foi desse jeito. Um dia, estava sem faxineira, lavadeira, passadeira, arrumadeira e afins e resolvi que teria que passar as roupas da casa. Saí de casa com a ideia fixa de comprar uma tábua de passar e um ferro a vapor. As duas compras foram um fracasso. O ferro veio com a caixa violada e todo manchado e a tábua não oferecia segurança para passar roupas mais pesadas. O ferro solucionei o problema na mesma horinha, mas a tábua ficou ali encostada por um ano inteiro. Então, o céu ouviu minhas preces e reclamações de dores na coluna e me mandou Nana, direto de João Pessoa para cuidar de nossa bagunça literária e histórica e tudo ficou bem mais uma vez.
Pois voltando à tábua, semana passada Nana estava arrumando a área de serviço e tirou a tábua de passar do canto isolado que ela estava e perguntou onde devia colocá-la. Como eu sou muito voluntariosa e já estava há meses aborrecida com a dita cuja, disse que ela poderia levá-la pra casa naquele mesmo dia. Sorte a dela que não tem roupas para passar, mas que vai poder dar uma nova função para aquela fraquinha e fininha tábua.
Aproveitei então para buscar algumas ideias de novos usos para a tábua de passar e olhem só o que achei:
http://www.care2.com/greenliving/a-new-life-for-a-old-ironing-board.html
Gosto da ideia de dar uma demão de tinta branca e lixar deixando grandes áreas na cor natural da madeira. Além de um ar rústico, a peça tem um design muito original, isso tenho que admitir. A outra ideia cai muito bem em um hall ou na sala de jantar. A tábua usada como mesa de apoio ou aparador é de fato um grande auxílio para a decoração.

http://remodelista.com/posts/5-quick-fixes-vintage-ironing-boards-as-decor
 Também achei muito bacana essa outra composição. Confesso que depois que despejei a tábua de passar bateu um arrependimento, mas já passou:

http://patricia-krank.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
E como mesa de apoio para o buffet? De fato essa ideia conquistou meu coração:

http://patricia-krank.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html
Mas se vocês não tiverem mais espaço dentro de casa para ela, podem arranjar um lugar na varanda ou no jardim. Certeza que ela vai ficar bem dando suporte para suas flores e plantinhas ou até mesmo ajudando no churrasco e no lanche do meio da tarde:

http://www.sheilazellerinteriors.com/tag/wooden-ironing-boards
Para as minimalistas, também funciona como um aparador para um vaso e a decoração da parede é super fácil: barbante, pregadores e fotografias:

http://www.crystelleboutique.com/1/post/2011/12/
decorating-with-a-vintage-ironing-board-the-ultimate-in-home-decor.html
Para as amantes de um estilo mais country ou do shabby chic, algumas ideias bem espertinhas:
http://pinterest.com/auntgrannyb/country-decorating-ideas/

E a última é bem no clima natalino e fica linda decorando a cozinha. Espero mesmo que gostem:

http://pinterest.com/jonahbodine/christmas/

Então meninas, a tábua se foi, passei algumas ideias para a sua nova dona e logo logo vou conferir o que ela fez com aquela danadinha, mas de uma coisa tenho certeza, é sempre possível dar um novo uso para um velho objeto.

Beijos e até loguinho!

Andreia

@AndreiaReginaBr

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Encontros com a Arte


Vincent Van Gogh

Foi o tempo que estudar história da arte era apenas para os eruditos, intelectuais e acadêmicos. Desde que Walter Benjamin disse que a áurea da obra de arte havia mudado com a reprodução técnica, continuamos vendo as pessoas consumindo arte, seja visitando museus e exposições, lendo livros de arte, comprando souvenir e reproduções e decorando suas casas com as telas dos mais famosos pintores do mundo ocidental.

Vicent Van Gogh


Minha paixão pela História da Arte começou na faculdade através das aulas da professora Conceição. Ela conseguia nos transportar para interior de catedrais, praças incríveis, pequenos e charmosos bosques e palácios majestosos. Posso dizer que fiz disso uma das mais paixões e sempre tive na minha estante, ótimos livros sobre estilos artísticos e arquitetônicos e vida e obra de pintores.

Frida Kahlo


Jan Van Eyck

Nesse ano fui convidada por um grupo de amigos para mediar uma conversa em torno da arte desde a antiguidade até o século XIX. O resultado foi uma série de encontros ricos de reflexões, fruição, interpretação e assombro diante do gênio de grandes artistas. 
A proposta inicial era estudar todas as expressões da arte, incluindo arquitetura, escultura e pintura, mas, o grupo sugeriu que a segunda parte do curso fosse focada na vida e obra dos artistas e acabei me sentindo quase como Giorgio Vasari, na busca pelo talento e pela personalidade de cada um deles.










Iniciamos nossa jornada pelo Alto Gótico e conhecemos mais sobre dois artistas que são considerados os fundadores da pintura enquanto expressão artística: Cimabue e Giotto. Depois mergulhamos no Renascimento e tivemos contato com os dois grandes colossos do período: Leonardo Da Vinci e Michelangelo. 
Nosso passeio seguinte foi pela riqueza e deslumbramento do barroco, tratamos da perfeição do uso do claro e escuro e do realismo da obra do mestre Caravaggio e aproveitamos pra falar de Aleijadinho e das maravilhas que ele criou em Minas Gerais. Tanto Caravaggio quanto Aleijadinho foram meus acompanhantes durante minhas férias em Minas Gerais.

Exposição de Caravaggio, em BH.


Os profetas de Aleijadinho em Congonhas do Campo.

No Renascimento Nórdico fizemos uma viagem pela arte e imaginação do artista Hieronymus Bosch, ou El Bosco. Sua obra é no mínimo inquietante:

Jardim das Delícias

Do século XVII conhecemos o trabalho do pintor diplomata, Peter Paul Rubens e seu interesse pelos temas mitológicos.

Perseu e Andrômeda

 E depois, ficamos encantados com o detalhismo e realismo do mestre holandês Rembrant:

O banho

Nossos encontros foram encerrados com dois grandes nomes do século XIX: Antonio Canova e Jacques-Louis David. Canova é considerado um dos mais famosos escultores italianos à serviço do retorno ao clássico.

Eros e Psiquê

Enquanto Canova representa uma nova versão sobre a escultura clássica, David aprimora o tema a partir de uma nova perspectiva na pintura. Ambos eram os artistas favoritos de Napoleão Bonaparte:

Madame Récamier

Para o encerramento, pensei em entregar um souvenir especial e resolvi descobrir qual o artista preferido de cada um dos participantes de nosso encontro e olhem só o que projetei:

 

Os pintores escolhidos foram: Caravaggio, Van Eyck, Van Gogh e Frida Kahlo. Fiz o download dessas imagens e procurei uma loja que produzia souvenirs. Entreguei os arquivos e horas depois já estava com as lembranças prontas.
Vamos conhecer cada uma delas?

O Casal Arnolfini de Van Eyck foi para Cláudia.


O Cupido de Caravaggio flechou Carolina


Já os girassóis de Van Gogh foram entregues pra Maísa


Claro que Caravaggio foi o encontro mais emocionante. Essa é a caneca de Claudinê


E por último, um belo buquê de Magnólias de Frida Kahlo para Luciana


Embrulhadas para a entrega em nossa confraternização natalina


Meu amado grupo de História da Arte. Certeza que ano que vem tem mais paixão e amor nos encontros com a arte.


De tudo, fica a certeza que crescemos bastante em nossa compreensão da Arte Ocidental a partir das vidas e obras dos artistas. Só tenho a agradecer a cada um deles pelo interesse, entusiasmo e principalmente o carinho comigo. Hoje não somos apenas um grupo de estudos, somos parceiros do conhecimento.

Minha dica para vocês é que procurem uma professora ou professor de História da Arte que possa manter esse diálogo com vocês uma vez por semana ou uma vez por mês. Para quem mora em Natal-RN e quiser montar um grupo parecido com o que já tenho, pode me inscrever no e-mail pessoal: atenasregina@yahoo.com.br ou me seguir pelo twitter @AndreiaReginaBr. Será um prazer imenso fazer essa jornada com outros amantes da Arte.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lembrança de um batizado

Finalmente batizamos a pequena Julia e ficamos muito felizes com a alegria de receber mais um precioso presente em nossa família. Como vocês sabem, andei pesquisando alguns modelos de lembrancinhas para distribuir entre os parentes e acabei montando uma caixinha com um lindo anjinho. Vamos conferir como ficou?


Primeiro, comprei 10 caixas de acrílico nas cores rosa e lilás e troquei as tampas. Em seguida, procurei sabonetes em formato de anjos para colocar dentro da caixa. 



Depois, forrei as caixinhas com manta acrílica e colei etiquetas prontas com a imagem de um anjinho:



Acabei encontrando um pouco dessa fita mais decorada e aproveite para fazer o arremate da caixa com ela. O resultado final foi esse:


O custo foi muito baixo. Cada caixa custou R$ 5,00, o que confirma que todas nós podemos fazer pequenas e singelas lembranças para marcar alguns eventos em nossa família. Espero que tenham ideias para a lembrancinha de Natal e me contem.
Beijos e até loguinho!

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...