domingo, 10 de fevereiro de 2013

Renovando a sala de jantar: "estilo tropical"

Eu comentei com vocês que sou apaixonada pelo estilo provençal e sonho muito em ter uma sala todinha inspirada nas casas de campo francesas. Mas, como moramos em um país tropical, resolvi mudar um pouco de ideia e trazer mais latinidade para nosso espaço. Então, tomei coragem e resolvi reformar as cadeiras da sala de jantar, que estavam com os assentos rasgados ou arranhados graças aos carinhos de Arthemis.
Primeiro, fui até uma loja de tecidos para estofados e cortinas e encontrei essa linda estampa com fundo azul. Comprei a metragem para 6 cadeiras, pois tive medo de causar algum estrago no tecido. Na mesma loja comprei um grampeador profissional, perguntei como funcionava e voltei para casa de sacolas na mão.


Amor marido removeu os assentos e eu comecei a cobri-los. Grampear é uma tarefa muito difícil mesmo. Exige força e destreza, por isso, comecei sozinha, mas depois pedi uma ajudinha para terminar.


Cobrir não exige qualquer habilidade. Basta fazer as dobraduras de forma que o tecido fique firme na madeira e você possa prender com o grampo. Como usei um tecido para estofados, a textura de lona deu muito trabalho para conseguir dobrar em um formato ideal.


Eu realmente exagerei na quantidade de tecidos, mas, basta cobrir o fundo da cadeira com um outro tecido.



Aqui está nossa primeira cadeira reformada. Querem ver outra foto?


Em breve mostro a sala de jantar completa no "estilo tropical".

Beijos, um bom carnaval e até loguinho.
Andreia Regina

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Entre quadros e retalhos

Olá, espero que tenham bons planos para o feriado de carnaval. Os meus se dividem entre escrever a tese e decorar nosso Odysseus. Mais tarde vou ao comércio local garimpar alguns vasos e plantas artificiais para criar um cantinho aconchegante na recepção e área social, mas, enquanto o dia não amanhece, vou tendo pequenas ideias e colocando alguma coisa em prática.
O "projeto vira noite" de hoje é super simples de ser feito e tem um custo muito pequeno em relação ao efeito que ele pode causar na decor de algum espaço especial: quadros de retalhos. E como ele nasceu? Primeiro, da minha incapacidade de dormir cedo, segundo das ideias que ficam "friviando" em minha cabeça, então, levantei da cadeira, abri meu armário e peguei as primeiras coisas que vi pela frente para executar um projeto express: molduras, retalhos, tesoura, cola.
As molduras custaram R$ 7,50 em um lojão popular e eu as havia guardado por ter substituído por três porta retratos do mesmo estilo. 
O primeiro tecido que bati o olho foi esse azul de poa. Logo imaginei fazer um par com porta retratos parecidos. Reservei e pulei para o tecido seguinte: deliciosos cupcakes. Como sou gulosa e estou em dieta forçada, aproveitei e fiz um quadrinho para decorar minha "prateleira do chá".
O quadrinho foi tão simples de fazer que até criança faz com orientação de um adulto, é claro. Cortei o retalho 2 cm maior do que a base da moldura, passei cola branca para fixá-lo e depois, montei o quadrinho. Simples que só!


Depois que deixei aquele cantinho mais vistoso, voltei para meu projeto e fiquei pensando o que combina com azul e branco. Como as cores remetem ao céu, imaginei anjinhos e nada como ter lindos tecidos, recortes e retalhos variados, sem ter certeza de quando vai usá-los. Com ajuda dos lápis e da tesoura, fiz um círculo ao redor dos anjos maiores e o resultado ficou celestial:


Pronto, ganhei dois novos quadros angelicais, um quadro super gostoso para minha cozinha e agora o sono chegou e vou deitar para mais tarde recomeçar meu passeio pelo mundo da decoração simples, fácil e barata. Depois mostro minhas novas "ideias friviocas".

Um beijo e até loguinho!
Andreia Regina

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Cuidando da estética e saúde das paredes

Sei que ando muito ausente do nosso divã, mas tenho passado o dia inteiro cuidando de Odysseus Cursos e pouco tempo me resta em casa. Além de ser a coordenadora de ensino e gestora das redes sociais, vou aproveitar pra decorar o nosso cursinho de forma que todos sintam-se bem vindos.
Já estamos com a entrada bem sinalizada e com um cantinho para receber nossos primeiros alunos e alunas, mas falta ainda terminar de organizar a sala para os professores e o espaço da coordenação e direção.
A sala dos professores já foi planejada e logo estarei mostrando como ficou, mas a coordenação/direção é a área mais crítica de todas e o motivo maior é a proliferação de fungos e mofo em algumas paredes. Não tenho uma foto para mostrar, pois não consigo ficar muito tempo lá dentro, mas andei pesquisando umas soluções pra resolver esse problema logo e começar a organizar nossa saleta.
No site Dica Atual descobri que é possível limpar a parede do mofo fazendo uma solução com álcool e vinagre, na mesma proporção e usando uma esponja para aplicar a mistura na área. Depois pode reutilizar a esponja mergulhando em outro recipiente com água morna. Vocês podem também utilizar cloro líquido ou água sanitária. Eu já testei a primeira fórmula e ajudou bastante na limpeza de um armário, agora é testar em uma parede inteira.
O site do Programa Bem Estar também apresentou algumas soluções e quais os males provocados por fungos e mofos nos ambientes que circulamos. A água sanitária aparece novamente como uma forma barata e eficaz de livrar as paredes deste incômodo e assim procurar manter o ambiente livre de agentes perigosos e com uma estética agradável.
Outras ideias e sugestões úteis e fáceis encontrei no Acessa. Vale a pena conferir os truques para limpeza de roupas, paredes e armários. Outro lugar com excelentes ideias é 1001 dicas práticas. Aprenda algumas ações simples mas que nos afastam do mofo e das doenças. Agora que encontrei essas dicas e soluções, vou tratar do meu problema e depois conto o resultado para vocês.
http://www.dicatual.com/como-tirar-mofo-de-paredes/
Um beijo pra vocês e até loguinho!
Andreia Regina
Twitter: @AndreiaReginaBr

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Nosso primeiro filho: Odysseus

"No começo era um sonho que tomou forma de projeto e que hoje é a realidade". Foi mais ou menos com essas palavras que comecei a descrever meu status no Facebook durante o começo dessa semana. Finalmente concretizamos a meta de muitos professores e professoras que é ter o seu próprio cursinho. No nosso caso, eu sou professora de história, história da arte, antropologia, didática e metodologia científica, e meu marido é professor de português, literatura, redação. Apesar de cobrir muitas áreas do conhecimento, a gente sabia que precisaria de outros professores e professoras para serem nossos parceiros numa jornada pelo conhecimento e iniciamos os convites, recebendo bons currículos e ótimas indicações. Pronto, já podíamos imaginar como seria nosso primeiro filho: Odysseus.
Odysseus Cursos nasceu dia 15 de janeiro e desde então, tenho me dedicado na concepção dos cursos que serão oferecidos, na organização do espaço físico, na gestão das redes sociais, como o Facebook e o Twitter e na conversa e seleção dos professores. Sou a colaboradora mais ativa desse empreendimento que nasceu da vontade e esforço de meu marido, e prefiro ficar nos bastidores porque não posso participar mais com uma tese para ser inscrita em 12 meses.
Então, Odysseus como todo filho recém nascido, tem exigido muitos cuidados e bastante atenção e eu tenho me dividido em várias "Andreias Reginas" para dar conta da casita, de dona Tese, de mim, dos meus e de Odysseus.
Agora que já sabem o motivo do meu sumiço, saibam que ando fazendo uma reforma grande em nosso novo espaço e vou depois mostrar para vocês o retrato do antes e do depois. Para alguns desafios vou usar as soluções partilhadas por nossas colegas blogueiras, mas desde já firmo o compromisso de convidar tod@s para o aniversário de 1 mês de vida de nosso garoto, para acompanharem seu crescimento e entenderem a razão de minha ausência de nosso divã.
Nosso logo foi elaborado por Alexandre "Kaskas". Um ex-aluno muito querido e nosso assessor para assuntos estudantis.
Quem quiser conhecer nossa fan page, basta visitar Odysseus Cursos e conhecer mais sobre os conteúdos, dicas e promoções diárias de nosso preparatório para concursos. Podem também nos acompanhar no Twitter, seguindo @Odysseuscursos. Finalmente, naveguem pelo nosso website: Odysseus Cursos e conheçam nossa missão. Certeza que vão entender que começamos uma grande jornada em busca de muitas verdades.

Um fortíssimo abraço e até logo:
Andreia Regina

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Casa limpa e arrumada

Quase um mês distante do blog, mas nenhum dia sem fazer uma visitinha, ver novos comentários, reler algumas publicações e pensar sobre novas postagens; simplesmente ficava me coçando pra escrever um novo post ou mostrar algo que tinha descoberto, mas havia uma necessidade de me desconectar mais para perceber melhor o que acontecia ao meu redor, por essa razão, a pausa foi bem vinda.
Enquanto eu estava em férias forçadas do blog, aproveitei para procurar novas ideias para tornar mais fácil nossas vidas de donas de casa pós-modernas e acabei descobrindo o livro da Donna Smallin, publicado pela editora Gente e com o atraente título: Casa limpa e arrumada: organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver. Não preciso dizer que li em uma única tarde balançando na rede. 
A primeira parte do livro trata da limpeza básica, aquela de todos os santos dias. O destaque  são as estratégias de limpeza diária, semanal e profunda. Outro ponto positivo é nos mostrar que o desapego (já comentado nesse bloguito) é muito importante para ajudar na organização da casa.
A segunda parte trata dos desafios de cada espaço da casa e nos orienta sobre como fazer a limpeza e arrumação sem enlouquecer. Vários blogs já falaram desse livro, tem até vídeo no youtube. Por isso vou destacar apenas uma dica que achei super valiosa e que tenho aplicado desde então com sucesso: sempre que passar por um cômodo, coloque algo de volta ao seu lugar ou reorganize no seu espaço original.


É impressionante como funciona! Eu que sou a mais espalhada das criaturas do mundo, quando entrava em casa, saía "rebolando" as coisas pelos quatro cantos: chaves no sofá, bolsa sobre a mesa, agenda no buffet, sandálias embaixo da escrivaninha, sem contar nos livros e papéis que se acumulam sobre minha mesa de trabalho. Com a dica da Donna Smallin, tenho me contido mais e procurado deixar cada espaço mais limpo e arrumado de quando eu entrei.
Onde achar o livro? Nas livrarias do Brasil tem, super salgadinho. Entretanto, se você conhece alguma representante da Avon, pode ter o seu por um preço que cabe no bolso de todas nós, garanto!
Hoje foi um dia que precisei exercitar as lições da Donna: minha ajudante não veio :(
Em duas horas, consegui, espanar, varrer, limpar com pano úmido e passar cera líquida. Tudo bem que casita é pequena, com pouco mais de 70 m², mas, já é a prova de que seguir um guia de limpeza e organização nos ajuda nas horas difíceis.
Bem, é isso. Tenho agora que me preparar para uma festa infantil. Que dureza para a minha dieta, mas será uma delícia para os enteados filhotes.
Beijo e até loguinho!

Andreia
@AndreiaReginaBr

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um ano no divã

Amigas e amigos, hoje é dia de celebração. É nosso primeiro aniversário e quero agradecer o carinho, as visitas, os comentários durante todo esse tempo. Quando comecei o blog queria compartilhar dicas simples e práticas para mulheres e homens como eu, com uma agenda cheia e sem uma faxineira. Espero mesmo ter contribuído com algo de valioso e fácil para o seu dia a dia.
Eu tinha planejado fazer um bolo de chocolate para comemorar nosso primeiro ano juntos, mas o tempo não permitiu e por essa razão vou partilhar de um bolo virtual com todos vocês.
Obrigada por tudo e que estejamos conectados por mais um ano. Quem quiser me acompanhar no Twitter, pode me seguir e batemos um papo por lá. 
Super abraço e felicidades sempre:
Andreia Regina
Twitter: @AndreiaReginaBr

domingo, 20 de janeiro de 2013

Estilo Grego

Exatamente três anos atrás resolvi realizar um dos sonhos de minha vida e viajar pela Grécia inteira. Claro que alguns já conhecem essa história, da moça solteira de trinta e poucos anos que resolveu mergulhar nos mares gregos enquanto não achava alguém para partilhar de seus sentimentos. Só que o alguém chegou semanas depois e daí tudo que devia ter sido investido na viagem foi revestido num emocionante casamento. Não me arrependo um só instante, até porque ainda posso ir para a terra dos míticos Odisseu e Penélope e continuar meu romance sob as suas bênçãos, entretanto, não consigo me desligar de algumas de suas influências, tanto as históricas e filosóficas, quanto todas que dizem respeito à arte, cultura e decoração.
Pensando nisso e para começar as postagens do ano novo carregada de boas vibrações, vamos passear pelos lares que se inspiraram na decoração grega e mergulhar nesse azul.
O clima, a temperatura, a herança cultural reforçam alguns elementos que podem ser encontrados em diferentes espaços e que nós podemos admirar e buscar algumas ideias para nossa vida nos trópicos. Vamos conferir?
Sala de visita em vários tons de azul e o branco para fazer o arremate. Simplicidade nas linhas é o mais importante.

http://www.decor-tips.com/blog/2011/08/04/greek-mediterranean-decor-style/

E uma cozinha com mesa e bancos de madeira pintados de azul reforça a influência do mar na história grega. O azul pontua todo o ambiente, desde as portas dos armários, passando pelas prateleiras e objetos de cozinha: inspirador!

http://www.decor-tips.com/blog/2011/08/04/greek-mediterranean-decor-style/

A ideia aqui é montar uma sala investindo no contraste das cores. O azul das paredes tem uma paixão declarada pelo vermelho e o efeito ficou impressionante:

http://cristina-pop-interior-designer.blogspot.com.br/2012/07/interior-design-in-greek-style.html
E um quarto grego? Nesse os detalhes começam desde o teto, com um lindo friso.O azul fica como coadjuvante na cena e abre espaço para o amarelo e a dupla mais chique da decoração: branco e preto. Pura sofisticação:
http://bedroom.about.com/od/DecoratingStyles/ss/Mediterranean-Decorating-Ideas-For-Bedrooms_5.htm
Alguém duvida da influência grega nesse banheiro? O uso de painéis e murais nas áreas de banho era muito comum entre os gregos antigos. Esse hábito foi incorporado pelos romanos e ainda podemos ver lindos mosaicos em murais nas ruínas de Pompéia e Herculano, na Itália.

http://glassmia.com/modern-bathrooms-design-with-culturally-appropriate/greek-style-white-bathroom/

Três únicas palavras para descrever o ambiente abaixo: azul, branco e simplicidade:

http://www.completely-coastal.com/2012/07/greek-decor-style-in-white-and-blue.html
Outro ambiente seguindo a mesma tendência e esbanjando beleza:


http://www.completely-coastal.com/2012/07/greek-decor-style-in-white-and-blue.html
Se gostaram do estilo grego tanto quanto eu, devem estar curiosas para saber onde podemos aprender mais. Na Amazon podem encontrar o livro do Estilo Grego. Mas fiquem atentas, o valor é quase mitológico.


Beijos e até loguinho!
Andreia Regina
Twiiter: @AndreiaReginaBr

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...