sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Gravidez afetiva ou gravidez do coração? as exigências da adoção

Tempo demais que a gente não conversa, mas a maioria de vocês já sabe como é a minha vida de professora e eterna estudante, então me desculpa, tá?
Mas o que andei fazendo de junho até agora? me preparando para a minha gravidez afetiva. Já ouviu falar sobre isso? Algumas pessoas chamam também de gravidez do coração, ou gravidez invisível. Você pode conhecer também como adoção.
O desejo de ser mãe e pai é algo muito forte em nosso casamento, e mesmo meu esposo tendo dois filhos, sempre alimentamos o sonho de ter um outro filho biológico e uma filha trazida pela cegonha. Quem aqui é a cegonha? É a mãe que carrega, transporta, alimenta e ao final, doa seu filho ou filha por várias questões tão complexas que nem cabem aqui nessa página a sua discussão.
Posso dizer que nossa espera começou no final de julho e desde então temos estudado, lido e descoberto muitas nuances dessa aventura que é amar alguém que ainda não conhecemos. É um exercício fabuloso que já nos trouxe muita alegria, esperança e amor, mas que também tem suas exigências e vamos falar um pouco delas.

A primeira exigência é sondar seu coração e descobrir quais são os reais motivos para adoção. Eu e meu esposo conhecemos casos lindos de filhos adotivos que se tornam a base da estrutura do amor em suas famílias e queremos muito vivenciar essa situação de afeto. Sugiro mesmo verificar se a adoção não é uma forma de substituir algo que lhe falta e assim, o filho ou filha acaba sendo cobrado em excesso. 
A segunda é que adoção deve ser legal, no sentido de que o primeiro passo de todo pretendente é buscar informações na Vara da Infância e Família mais perto de sua residência. Assim, de posse da lista de documentos e exames médicos, o casal, ou a pessoa que pretenda fazer a adoção sozinha, poderá reunir as certidões, declarações e atestados e o mais rápido possível retornar para dar entrada no requerimento para adoção. Depois da apreciação do (a) Magistrado (a) e visitação e entrevistas da assistente social e psicóloga (o) é que você entrará para o Cadastro Nacional e poderá em algum tempo conhecer seu novo filho ou filha. O tempo depende do perfil da criança ou adolescente. Quanto mais limites, mais longa é a espera.
A terceira exigência é se preparar para a reação das pessoas. Nós ainda estamos construindo no Brasil uma nova cultura da adoção. Leva tempo mudar uma visão da sociedade sobre determinado tema e em relação aos filhos e filhas do coração não é muito diferente. O preconceito e a ignorância podem surgir onde menos esperamos, então, prepare a mente e o coração para argumentar com todo respeito e defesa da causa.
A quarta exigência é se apropriar da adoção, lendo artigos, livros e depoimentos confiáveis que possam ajudar no alívio de suas dúvidas e acima de tudo, na certeza de quais passos serão necessários até a chegada do filho ou filha.
A quinta exigência é segurar a ansiedade e não sair visitando abrigos. As crianças que se encontram nesses espaços institucionais estão ali temporariamente e apenas a minoria se encontra apta para adoção, então é melhor dar entrada nos documentos na Vara da Infância e Adolescência de sua Comarca e aguardar o andamento do processo.

Nós estamos ainda no começo de nossa jornada, mas estamos felizes pela certeza que nosso pequeno milagre em breve estará conosco. Pode demorar ainda um semestre, um ano ou até mais, mas confiamos que tudo vai acontecer no momento propício.
Um forte abraço e até loguinho.
Andreia Regina

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Por um dia dos namorados com mais amor

Semanas atrás a minha timeline do Facebook foi tomada por uma enxurrada de discussões favoráveis e outras se posicionando contra o comercial produzido pela Boticário como campanha do Dia dos Namorados.
Nele, casais homoafetivos e heteros trocavam presentes. Eu corri para os jornais e sites e li várias matérias sobre o pavor de algumas pessoas que se disseram representantes da família brasileira, acusando uma propaganda como instrumento para deturpar os valores morais da cultura judaico-cristã.
Interessante que eu procurei ler as opiniões de ambos os lados, vi os memes postados, as charges e vídeos produzidos, mas não cheguei a assistir o comercial. Apenas ontem, finalmente pude acompanhar a peça publicitária que gerou tantas polêmicas e discordâncias em todas as regiões do país, e assim, posso agora opinar aqui na nossa terapia da casa.
A primeira constatação, o comercial não trouxe nenhuma novidade, pois a homossexualidade sempre existiu no mundo, inclusive no meio natural e entre a humanidade, ela sempre esteve presente ao longo da história.
Segunda constatação, todas as sociedades perseguiram aqueles que se desviavam  da moral pretendida para a época. Por mais que algumas pessoas julguem as escolhas amorosas e afetivas de outras, é preciso pensar no quanto de ética nos falta para aceitar e compreender o outro em suas decisões.
Última constatação, enquanto casais homoafetivos lutam pelo respeito ao seu amor numa sociedade hipócrita como a nossa, meninas e mulheres são violentadas e mortas pelo ódio e misoginia de jovens e homens que se dizem héteros. Então, onde está o problema do comercial?
O problema está na nossa moralidade, que está aquém de uma ética de respeito ao próximo e de tolerância pela singularidade da identidade de cada um.
Como antropóloga e historiadora, entendo que muitos se sentem ameaçados dentro de suas convicções quando precisam confrontar a alteridade, mas também compreendo que todos devem fazer o esforço de superar o choque inicial e praticar o relativismo, pois tolerância, respeito e amor são mais importantes do que preconceito, julgamentos e intolerância.
 
Nenhum Deus aprovaria tanta discriminação, perseguição e preconceito. Então, que possamos refletir no direito da diversidade que compete a todos, por um dia dos namorados com mais amor e mais compreensão.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Chá temático: Amelie Poulain

Olá, estão bem? Espero que sim!
Como prometi, nossa conversa aqui no divã melhorou bastante nas últimas semanas e vamos continuar nesse ritmo que eu estou gostando muito.
Eu havia prometido mostrar para vocês os detalhes da decoração do chá de panela temático que organizei para minha irmã e hoje é o grande dia. Todo mundo preparado?

 O chá aconteceu no dia 03 de maio, no Odysseus Cursos. Apesar de contar com um pátio externo, optamos por fazer na recepção pelo tempo nublado que fazia.
A festa era para 40 pessoas e fizemos o aluguel antecipado das mesas, cadeiras e toalhas brancas.
Sobre as mesas colocamos um mini baleiro, com a mesma arte do convite e quatro colheres com um doce cada uma, referência a colher que Amelie usa para quebrar sua sobremesa favorita, quem lembra?
O painel foi feito com 3 metros de tecido, comprado na cor verde com pequenas cerejas e maçãs formando um padrão muito bonito. 
O poster do filme foi comprado por mim alguns anos atrás numa loja do Mercado Livre. Podem conferir que vão achar. Aproveitei uma moldura que já tinha, mas tenho planos de conferir um status melhor trocando a moldura.
Como podem ver, as cores predominantes foram vermelho, verde e branco. O que deixou tudo bem harmonioso e com muita graça. As convidadas adoraram a atmosfera.


Respeitando o desejo da noiva de que menos é mais, montei uma mesa bem simples, uma torre Eiffel, comprada numa loja de atacado chamada Iskisita, uma torta de maracujá e um baleiro com docinhos deliciosos. Algumas colheres foram dispostas para preencher o espaço.

 Preparei dez lembrancinhas para as brincadeiras. Comprei bolsas de maquiagem com o tema Paris e coloquei em sacolas vermelhas, para dar um charme.
 Cada convidada recebeu ainda um mini ralador de alumínio, um cupcake decorado e um kit guloseimas, que foram dispostos em um grande armário de madeira.
Que foi decorado com a Tilda da Amelie Poulain, uma torre e uma máquina fotográfica, em alusão ao filme:
 

O cardápio foi característico de um chá de final de tarde: pão de queijo, patês, queijos variados, salame, torta salgada, torta de limão, salgados de forno, docinhos diversos, bem casados em formato de coração, biscoitos, café, suco e refrigerante.

Planejar uma festa temática é para as fortes, então, sugiro muita pesquisa, disposição para encontrar bons fornecedores, atenção na hora de adquirir os itens para decoração e finalmente, muita paixão para que tudo seja lindo.

Espero que tenham gostado da minha ideia e que possam se inspirar também.

Um super abraço e muita luz.

domingo, 10 de maio de 2015

Você sabe ser mãe?

Antes de ser antropóloga, imaginava que todas as mulheres tinham nascido para ser mãe, mas nos últimos 12 anos aprendi que ser mãe é uma construção cultural e não biológica. Não fico mais chocada com as mães que não querem ficar com seus filhos, que barganham os minutos que podem passar longe deles. Fico desapontada por ver tantas mulheres nas filas de adoção, nas clínicas de fertilidade ou nas maternidades lutando pelo direito de ser mãe 365 dias, enquanto algumas querem apenas ser mãe na metade do ano.
Obrigada mãe
, você é uma excelente mãe, amiga, conselheira e crítica. Só você para me amar e ainda aceitar dois enteados meus como seus netos. Prometo que um dia lhe daremos mais netos, biológicos ou culturais

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Um chá com Amélie Poulain

Olá, depois de quase seis meses, volto para nosso cantinho e prometo não mais deixar vocês. Sei que eu tinha feito essa promessa anteriormente, mas os últimos 180 dias foram de fato de muita atividade na universidade, no curso e nos estudos para concursos. Na verdade, eu senti muitas saudades de compartilhar ideias, projetos e reflexões com vocês, e agora a saudade acabou.

E quais são as novidades? Tenho muitas, mas hoje vou começar por algo que estou trabalhando faz alguns meses: o chá de panela de minha irmã Dielle. Confesso que queria muito ter feito surpresa para ela do tema e dos detalhes da decoração, mas quando você organiza um evento para uma jornalista, parece quase impossível evitar que ela reúna as pistas e descubra o que estamos tramando.


O seu chá de panela não podia ser algo muito óbvio e comum, afinal, ela é uma garota especial e sensível, daquelas que amam filmes com mocinhas e mocinhos e foi daí que tive a ideia do tema de seu chá: Amélie Poulain.

Todos conhecem essa comédia francesa com a direção de Jean-Pierre Jeunet. Nossa mocinha é representada pela consagrada atriz Audrey Tautou que enquanto se envolve na vida de outras pessoas, encontra o seu mocinho, representado pelo ator Mathieu Kassovitz. Tudo no filme é muito bem elaborado e cuidado, desde o roteiro, até a fotografia e a trilha sonora inesquecível de Yann Tiersen. 
 

Então, tomei coragem e comecei a pesquisa para o chá de panela de Dielle. Primeiro, muitas ideias bacanas surgiram na blogosfera e em sites, mas infelizmente não anotei todos e caso reconheça o seu, pode avisar aqui que coloco a referência.
Eu encontrei uns posters muito legais e que remetem a algum pedacinho do filme, como a cena que ela usa a colher para quebrar o creme Brulee.

Também achei bacana a ideia de associar algum elemento da decoração do chá com as cartas que ela reescreve para diminuir a saudade da sua vizinha.


Uma das brincadeiras que decidi fazer é um desafio de tradução para as convidadas. Os brindes são lindas bolsinhas de maquiagem com a estampa representando Paris. Mostro depois do chá para não estragar a surpresa, certo?

Fonte: web
A reunião de objetos e referências da cultura parisiense já foi realizada e a imagem acima muito me inspirou.

Para o convite, utilizei um recorte da imagem ao lado, que também está no kit guloseima e nas lembrancinhas para as convidadas.

O gnomo faz parte dessa história cativante. Procurei em lojas físicas e online, magazines, mas não encontrei um gnomo igual ao filme. Comprei pelo Mercado Livre um modelo de papel em 3D e estou torcendo que apareça tempo para fazer as impressões e montar cada um deles.
Vou ficar devendo a imagem, mas torçam que eu consiga preparar mais esse mimo para a decoração do chá.

Além do poster do filme e dos objetos que reuni nos últimos seis meses, eu queria muito uma boneca da Amélie Poulain para enriquecer a decoração. Foi daí que tive a ideia de encomendar uma Tilda, ao Ateliê Mamãe Vovó-Natal/RN e o trabalho ficou muito primoroso. Querem conferir?
Tilda Amélie Poulain do Ateliê Mamãe Vovó- Natal/RN


Amélie ficou super bem caracterizada e já se transformou na minha peça favorita. O Ateliê Mamãe Vovó tem um trabalho muito bem feito, com envolvimento e pesquisa da designer Elis Pinheiro. Fiquei muito agradecida pela minha Amélie. A fotinha dentro da pasta é da noiva Dielle. Mas a Tilda não é presente para ela :P


 Semana que vem é tempo de pausa para o chá e depois mostro os detalhes para vocês, da decoração, brincadeiras, surpresas e comidinhas.

Por fim, muito obrigada por continuarem por aqui comigo. Querendo escrever, é só enviar um recadinho para: andreia.regina@hotmail.com.

Um cheiro e muita luz.

Andreia

sábado, 25 de outubro de 2014

Latas graciosas

Olá pessoal, tudo bem? Hoje temos mais uma postagem com uma dica excelente de presente para as festas de final de ano. Bom, alguém pode achar um pouco cedo pro tema, mas as lojas de presentes, variedades e decoração já estão cheias de produtos e utensílios anunciando a chegada do Natal.
A outra questão que quero trazer é que as festas de final de ano
acabaram se tornando uma corrida pelos corredores de lojas atrás de presentes que dizem quase nada sobre o que sentimos pelos outros. Presentes artesanais carregam uma energia diferente, contam com nossa dedicação e carinho especial e não precisam ocupar nosso tempo ou levar todo nosso décimo terceiro.
Pensando nisso, dei uma olhada ao redor e decidir que todos os meus presentes para as amigas e família seria algo feito por mim ou por uma artesã talentosa.
Para começar, uma ideia muito charmosa que encontrei no site Coeur de Dentelle. As latas podem ser usadas na decoração e guardar maquiagem ou chaves. Remova a pintura da lata, encontre uma decoração que tenha relação com a identidade da pessoa que quer presentear e arremate com uma fita.



Outra sugestão encontrei no site Paper and books. Eles ensinam como remover a pintura original das latas e aplicar um adesivo ou até mesmo um tecido para decorar a sua lata.
















E os amantes de scrapbook podem também usar da sua criatividade e criar decorações muito originais, como as que encontrei no site http://traceyjdean.blogspot.com.br/. Tem até ideia pra festa do dia das bruxas. Vale a pena conferir.












E que tal transformar uma lata em um porta utensílios de costura? Achei a ideia muito legal e fácil de realizar. É um ótimo presente para aquela tia ou para a avó que possui os dotes da costura. Eu mesma fiquei com vontade de fazer uma para mim. Mais informações no Cokie pop paper.



E criar um verdadeiro jardim com latas decoradas? Fiquei muito empolgada com as ideias do site Decorating ideas. Tem sugestão com scrapbook ou com uso de tinta spray e fita adesiva. Vocês escolhem seu preferido:













Para quem tem facilidade com mosaico, duas ideias fantásticas e que impressionam todos os gostos. Tem até tutorial no blog The flower child:

No Creating really awesome free things tem tantas ideias lindas e fáceis que nos deixam na dúvida. Confiram:


Espero que tenham gostado de minhas sugestões. Quando eu começar a trabalhar nas minhas latas, prometo que mostro para vocês.
Uma ótima semana e um excelente dia de eleição para o Brasil.
Um abraço:
Andreia Regina

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Há tempo para tudo: ser mãe

Depois de longos cinco anos, fecho um ciclo que me custou muito suor e algumas lágrimas. Foi um projeto grande e demorado que tomou tempo de outros projetos tão importantes quanto, e agora me vejo correndo com o tempo para poder realizar as outras metas que me coloquei.
Quando falo correr com o tempo é pela certeza que tenho que não há como fazê-lo desacelerar, nem tão pouco, parar, assim, me encontro vivendo uma nova relação de espera, investimento e preparação e confiante para poder agora desempenhar da melhor forma que me couber: ser mãe.
Como antropóloga, acredito que não exista instinto maternal. Caso ele existisse, as mulheres não seriam capazes de desprezar seus próprios filhos, seja ainda no ventre ou depois de nascidos. Mas, sei que algumas mulheres nasceram para realizar esse papel e vivenciar uma história na qual o protagonismo principal lhe cabe. 
A vontade de ser mãe é particular em cada mulher. Algumas sempre sonharam com isso, outras nunca desejaram e ainda tem aquelas como eu, que dependendo do momento, lutariam com todas as forças para realizar o seu desejo. Confesso que aos 15 anos me assustava a ideia de ser mãe. Aos 20 eu já também não queria interromper minha vida acadêmica para me dedicar a outro ser. Aos 25 anos sonhava em ser mãe e ansiava encontrar o pai perfeito do meu bebê. Aos 30 anos a vontade já tinha diminuído e ido embora definitivamente. Foi quando perto dos 35 a vontade retornou e aí, o relógio biológico já não me era tão favorável.

Descobri que não sou a única mulher que adia os planos da maternidade aguardando o homem ideal para pai, o emprego perfeito para sustento da nova família, a casa maior para abrigar o novo membro ou até mesmo a realização acadêmica.
Hoje não me arrependo de ter postergado essa tarefa belíssima, mas sinto muito que não tenha o mesmo vigor, saúde e disposição de quando tinha apenas 25 anos. Mesmo assim, hoje me coloco como uma paciente pré-grávida e resoluta a manter o foco na maternidade. Casei quatro anos atrás e desde então adiei o máximo a decisão desse momento, mesmo quando meu esposo pedia por um novo filho, ou uma filha.
O primeiro passo que tomei foi encerrar as minhas demandas acadêmicas para poder me preparar para os novos aprendizados sobre a futura condição. Afinal, ser mãe é um curso de formação ao longo da vida, que quanto mais informado e seguro se estiver, melhores serão os resultados ou as soluções para as dificuldades que apareçam.
Em segundo lugar, procurei minha médica e lhe pedi as primeiras orientações e exames. A partir dos primeiros resultados é que terei uma dimensão de quanto tempo poderei levar até minha primeira gravidez ou até mesmo se deverei ser mãe de coração.

Bem, agora é entrar numa dieta, voltar para prática de exercícios, me desfazer de um monte de coisas que ocupam o espaço que preciso reservar para a chegada do meu futuro bebê.
Pedir proteção de Papai Celestial é fundamental, pois só Ele sabe que há tempo para tudo.

Um grande abraço e muita luz para vocês.



Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...