sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Doces ou travessuras?

Eu gosto de pensar nas coisas dentro de seus contextos e buscar sempre conhecer o ponto de vista dos que estão mais próximo delas. Assim acontece com cada evento, festa religiosa ou feriado que temos ao longo do ano. Geralmente sento com um dos enteados-filhotes que estiver por aqui e conto a historinha sobre a origem das coisas.
A coisa do mês de outubro foi o Halloween. O pequeno enteado estava eufórico assistindo a programação especial de seu canal favorito e eu acabei aproveitando a deixa pra falar um pouco e de leve sobre a tradição/invenção.
Daí, eu e amor marido tivemos a ideia de fazer uma lembrancinha para o dia e compramos alguns itens para montar um caldeirão de doçuras.
Aranhas de plástico:

Muitos doces:




Colei as aranhas na borda do vaso com cola transparente, que deu um efeito diferente, mas deveria ter optado pela cola quente. A produção final ficou assim: 







E não houve qualquer travessura naquela noite pois a surpresa foi completa!

Beijos e até loguinho!





quinta-feira, 1 de novembro de 2012

10 fabulosas redescobertas com Amélie Poulain

Enquanto assistia  O fabuloso destino de Amélie Poulain ficava me perguntando porque nunca tinha encontrado com ele antes, afinal ele é uma produção de 2001. Mas, a maior inquietação não foi exatamente essa. Fiquei bastante preocupada por ter descoberto a partir daquela narrativa, que tinha esquecido dos prazeres que encontramos nas coisas pequenas.
http://www.thefoxisblack.com/category/films/film-review/page/9/

1- Entre elas, olhar para o céu, brincar com as nuvens exercitando nossa imaginação e estimulando nosso sentido.

2- Desfrutar do prazer de sentir as texturas das coisas que nos cercam.

3- Ter um momento só para refletir, seja ele jogando pedras no canal, coletando pedras, contando ondas no mar ou catando conchas na areia da praia.

4- Fazer coleções e ficar eufórica diante de cada novo mimo.

5- Explorar novos lugares e descobrir mais da essência de cada espaço.

6- Começar uma nova amizade com alguém muito diferente de você, mas que tenha algo de novo para partilhar.

7- Escrever cartas.

8- Decorar sua casa com memórias felizes e objetos que tocam na sua alma.

9- Viver cercada de cor e de luz.


10- Sentir-se feliz por nada.
E já que a nossa conversa de hoje é sobre coisas pequenas, faça uma lista de dez pequenos prazeres que você cultivava tempos atrás, mas que esqueceu até assistir O fabuloso destino de Amélie Poulain ou ler esse post.
Um beijo e até loguinho!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quero uma sala de jantar provençal

Como já disse para vocês, esse foi o ano de renovar pra valer a casita. Afinal, casei em 2010 com ela já toda montada e aos poucos decidimos alterar os móveis e a decoração para que ela ganhasse a cara do casal e não ficasse parecido com a cara da "solteiríssima". Assim, ano passado foi o tempo da ampliação da cozinha americana e esse ano estamos dando uma faceta nova para cada espaço.
Já mostrei para vocês um pouco as ideias e algumas mudanças no escritório, sala de visita e quarto dos enteados filhotes. Mas quando olho para minha sala de jantar fico com a impressão que ela merece um ar mais provençal. 
E qual foi minha nova invencionice? Quero mudar tudo, gastando pouco. Primeira ideia, remover as prateleiras  e colocar no lugar delas um lindo espelho com um buffet bbb: bom, bonito e barato, ou, comprar uma cristaleira e colocar minha coleção de xícaras de café e taças de vinho. Segunda ideia, mudar o estofado das cadeiras da mesa de jantar. Ártemis acabou com o courino e quero investir num tecido de estampa bem romântica, estilo liberty. 
Andei investigando na blogosfera e vi algumas ideias que quero dividir com vocês. Vamos conferir?
Primeiro, não gosto de uma sala jantar em cores escuras. Acho que é um ambiente que pode invocar uma atmosfera mais livre e por essa razão, gosto de pensar que o estilo provençal reúne um toque de rusticidade com a simplicidade da decoração.
Gostei muito desse ambiente que encontrei na Holiday Villas Provence. O tom claro da madeira dos móveis é apaixonante e na parede do buffet temos uma tela. Tudo feito com o simples que acolhe e libera o que há de melhor, não acham?

Na próxima ideia, temos um ambiente totalmente rústico, com teto em madeira pintado de branco, combinando com os móveis ao redor e o legítimo charme francês. Além das luminárias, adorei o formato do buffet e a tela com a natureza morta. Realmente, impressionante.
http://www.avignon-et-provence.com/provence-week-end/cote-provence/#.UImAScWHLhU
Agora, se eu tivesse uma lâmpada mágica com um gênio maravilhoso dentro, eu pediria essa linda sala de jantar. Amo absolutamente tudo: a mesa com os gavetões, as duas cristaleiras com o buffet,  o espelho com a moldura trabalhada. Meu novo desejo pink.
http://neovictorianvoyage.blogspot.com.br/2010/11/dark-gothic-design.html
Estou quase acreditando que quem nasce na Provença tem no seu dna inscrito um código que ativa o bom gosto e a excelência em casar móveis de estilos e épocas diferentes, respeitando sua história e a memória do lugar. Essa é uma sala tipicamente provençal. Perceberam que enquanto na sala acima o pink e o cinza vivem uma paixão, aqui o cinza tem um amor verdadeiro com o rosa. Que família de sorte!
http://1st-home-design-interior.blogspot.com.br/2012/05/restored-farmhouse-in-provence.html
A presença das flores, principalmente de lavanda e orquídeas e dos pequenos vasos de topearia remete muito ao clima provençal. Um luxo.
http://celiaporto.wordpress.com/tag/decor-provence/
E da região da Provença, mais um ambiente com o casamento feliz entre a luz e o bom gosto:
http://info.asmarainc.com/blog/bid/48207/Bunny-Williams-Stylish-Decor-on-Oriental-Rugs-Needlepoint-Rugs
E quem disse que os ingleses também não adoram o estilo provençal? 
http://www.ukhomeideas.co.uk/ideas/furniture/dining-room-furniture/page/2/
A essência da Provença é a luz que invade a casa e permite que cada dia seja dia de sol interior:
http://www.nicespace.me/category/design-trends/kitchen-dining-room/page/6/
E para finalizar, uma sala de jantar completa com cristaleira, buffet, mesa e uma linda decoração provençal. É de encher os olhos:
http://amishcf.com/products/dining-room-products/provence-dining-collection-dining-set

Já estão inspiradas? Eu estou suspirando aqui, mas quero encontrar novas ideias para dividir com vocês e até o Natal espero ter uma nova sala de jantar com um ar provençal tropical.
Beijos e até loguinho!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Saúde, mulher!

Chegar ao patamar de uma balzaquiana é sempre uma época de muitos dilemas. Após os 30 anos nos sentimos mais seguras em nossas decisões e um pouco mais satisfeitas com o que andamos construindo nos últimos 10 ou 15 anos. Entretanto, na mesma medida que aumentam nossas novas competências e conhecimentos, nosso tempo para cuidar de nosso corpo, mente e alma diminui consideravelmente.
E é claro que não estou partindo apenas de minha experiência pessoal, mas falando a partir de muitos relatos, conversas e depoimentos que ouvi sobre a falta de tempo da mulher para cuidar dela mesma.
Não é um paradoxo? nós, seres que cuidamos de tudo e de todos, não conseguimos liberar 45 minutos do dia para uma caminhada, 30 para uma sessão de ioga ou até mesmo 15 minutos para um bom alongamento. E qual é o saldo dessa conta ao longo dos anos? para algumas é a obesidade e todos os riscos que ela traz, para outras um quadro de depressão ou o desenvolvimento de alguma síndrome e tem até quem perde a fé na vida e no hoje.
Nebulosas da Alma e do Coração.
 http://www.atlasoftheuniverse.com/nebulae/ic1805.html

E como fazemos para equilibrar essa conta? não podemos permitir que os gastos de energia, dedicação e empenho sejam todos voltados para o trabalho, a carreira, a família e até mesmo os amigos, quando não sobra nada na poupança para investir em nós mesmas, o desânimo bate na nossa porta e as coisas começam a desabar.
Por essas razões, precisamos estipular um tempo para cuidar de nosso eu, afinal, se não nos encontramos bem e sadias de corpo e mente, como poderemos gostar de nós mesmas e esperar que os outros façam o mesmo?
Minha primeira sugestão é: vamos fazer um balanço de nossa rotina diária e encontrar um momento durante o dia para criar uma conexão conosco e assim, restabelecer o equilíbrio de que tanto precisamos.
Outra dica é, conversar com amigos e parentes sobre as expectativas que todos depositam sobre a gente e do quanto seria interessante que isso tudo fosse compartilhado e dividido. Lembrando que é sempre bom cuidar e ter alguém que cuide de nós.
Por último, procurar um bom especialista para resolver um dos problemas mais aflitivos. Caso a sua guerra seja com a balança, como a minha, buscar um (a) bom (a) endocrinologista e um (a) profissional de nutrição para lhe orientar e acompanhar.
Por acaso, quando sentir que o problema é mais profundo, um (a) psicólogo (a) ou um (a) terapeuta podem indicar caminhos que lhe ajudam a sair de qualquer encruzilhada.
Mas, caso precisemos cuidar do espírito, rezar, pedir ajuda ao mundo espiritual e procurar um dirigente de um templo ou casa religiosa que possa ouvir as angústias do espírito e lembrar que sempre existe fé no hoje e no amanhã.
Beijos e até loguinho!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As alegrias e dores de ser mulher no século XXI

Fico muito feliz quando percebo que mais mulheres jovens estão entrando no mercado de trabalho, dando continuidade aos seus projetos pessoais e buscando uma melhor formação acadêmica. O que também me alegra é perceber que estas mesmas mulheres não perderam o amor pelo simples, pela casa e pela família.
Eu vejo isso a partir de muitas perspectivas que juntas formam um caleidoscópio de nuances e cores bem variadas. Mesmo assim, vale a pena refletir sobre as conquistas históricas, o ganho de novo status e a incorporação de novos valores e hábitos antes restritos ao mundo masculino.
Criação de Eva.
Michelangelo, Capela Sistina-Roma.

Não quero parecer tão feminista, mas quero mesmo assumir a dimensão antropológica do ser mulher e me maravilhar com o fato de uma mulher sonhar com um objeto ou acessório novo e ao mesmo tempo, cuidar de sua saúde, assegurando um bom atendimento, caso precise. 
Essa mulher nova é quem movimenta a atual sociedade. Eu a vejo em todos os lugares. Andando nas ruas e nos transportes coletivos com livros e cadernos nas mãos, fazendo as compras da família e se dedicando a escolher um futuro melhor para os seus.
 Também vejo essa mulher navegando na blogosfera, buscando ideias, parceiros e parceiras do conhecimento, aprendendo a ser mulher em um mundo que não lhe tira nenhuma das obrigações anteriores, pelo contrário, lhe atribui sempre novos papéis, que essa mulher vai assumindo, sem perder o lado feminino e despojado de ser.

Jovem Monalisa atribuída aos aprendizes de Leonardo Da Vinci.

Apesar de existirem mulheres que desfrutam de muitas alegrias, o mundo ainda permite que tantas outras partilhem das dores, do preconceito e da incompreensão. É um cenário que só será modificado quando houver uma reforma do pensamento que coloque a mulher no mesmo nível que o homem, em todas as sociedades. Aí reside a importância da luta, da resistência e da denúncia. 
A dama com arminho.
Leonardo Da Vinci.

Pietà.
Michelangelo.
Afinal, nem loucas, nem santas, apenas mulheres de autonomia e espírito livre.
Um beijo e até loguinho!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Panos de copa & prato: entre pincéis e agulhas

Eu sou do tipo que adoro uma cozinha, talvez por ser o espaço mais informal e caloroso de uma casa. A ampliação de minha cozinha é um projeto bem recente, mas ela continua recebendo mimos meus e de muitas outras pessoas que também reconhecem esse cantinho como um lugar pra um dedo de prosa e quem sabe pra uma linha de um verso?
Lembram que falei da sorte que tenho em contar com uma tia arteira? Pois é, apesar do trabalho dela, semanas atrás me trouxe dois novos panos de copa, ou panos de prato (como chamamos por aqui). E eu amei os dois, é claro!
O primeiro extremamente encantador, é uma bela maravilhosa. Ela fez a pintura e caprichou no vestido todo em crochê. Estou com tanto ciúme do meu novo presente que estou procurando um momento especial para usá-lo na decoração. 
Veja os detalhes da pintura do rosto da bela: muito linda mesmo!

O outro presente tem uma galinha muito fofa e cheia de charme. Ela escolheu branco e preto, pois sabe que adoro essa combinação na cozinha e além da pintura, fez uma espécie de moldura com o crochê. Também gostei imensamente dos cantinhos do paninho:
Eu sou mesmo muito fã das pinturas de minha tia Cleide e fico me imaginando grávida, preparando o enxoval do bebê com tudo produzido por ela. De fato, é um trabalho muito valoroso. Depois mostro as fraldas e toalhas de banho que ela pinta. Tudo personalizadíssimo e lindo.

E você? Tem alguém que pinta em tecido de forma especial? Caso não tenha, pode falar comigo que deixo minha tia arteira exclusiva fazer o seu trabalho também, para isso, basta só me avisar.
Cheiro e Até logo!

sábado, 13 de outubro de 2012

Casamento civil: decoração de uma celebração informal

Na última quinta-feira, meu irmão e sua esposa confirmaram perante o juiz o compromisso de união, após 15 anos morando juntos. Eles decidiram formalizar o casamento e receberam seus amigos e familiares para um churrasco em sua casa.
A proposta da mesa era ter alguma decoração com flores e como eles decidiram fazer o churrasco no feriado, não encontraria a floricultura da nossa cidade aberta, então pensei em dois arranjos com flores artificiais feitos com garrafa de vinho Lambrusco.
Gastei R$ 20,00 comprando as flores em uma loja no centro de Parnamirim, mais R$ 6,00 na fita azul com poás brancos. Usei um pedaço de uma renda emborrachada que custou cerca de R$ 4,00. Com a pistola de cola quente na mão comecei a montagem dos arranjos.

Aprendi assistindo o canal Bem Simples que uma forma de dar ao arranjo um ar de sofisticação é colocando as flores e folhagens em alturas diferentes. Tentei fazer isso e o efeito ficou interessante.

Em seguida, colei a renda ao redor da garrafa.
O arremate foi feito com a fitinha azul para casar com a decoração do bolo e das lembrancinhas da mesa.

Com as garrafas prontas, minha segunda preocupação foi com a lembrancinha para os convidados e sugeri distribuir os doces dentro de uma charmosa marmita. Eu fiquei encarregada de montar e esperei mesmo que ela fizesse  bonito na mesa do bolo. Querem ver como ficou?
Comprei trinta marmitas tamanho pequeno, um metro de tecido de algodão, três metros de fita de seda de largura média, trinta casais de resina. Encapei as tampas das marmitas usando cola branca e finalizei com a fita e o casal fazendo o arremate.

Os docinhos ficaram dentro das marmitas e foram entregues aos convidados na despedida. A montagem de uma das partes da mesa ficou assim:
O trabalho foi muito fácil de ser executado e o valor que gastei foi quase 10 vezes mais barato do preço que é cobrado no mercado para personalizar as marmitas. Meu irmão poderia ter elaborado uma tag de agradecimento para incluir na fita da marmita, mas faltou tempo. O bolo foi feito por uma amiga do casal com as cores favoritas do meu irmão. O casal do topo ficou super gracioso.
Achei que a minha primeira experiência com marmita e arranjo foi bem interessante e agora vou me preparar para o aniversário de 15 anos de minha sobrinha Ritinha.
Vocês podem ousar mais nas festas de aniversário e celebração de suas famílias. Afinal, está na hora de retomar o prazer de confeccionar as lembrancinhas e mimos de nossas festas.
Até loguinho!

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...