sábado, 25 de fevereiro de 2012

A angústia dos noivos e a desgraça de um fotógrafo

A fotografia surgiu no final do século XIX e representou uma grande revolução. Até os pintores ficaram enciumados do novo invento, mas uma das grandes mudanças que a fotografia trouxe foi a democratização da experiência de registrar a imagem e mantê-la por muito tempo.
Muitas pessoas já se foram de nossas vidas, mas as suas lembranças são constantemente avivadas em nossa memória graças ao recurso da imagem. Muitas transformações na paisagem urbana já foram processadas e é através das fotos que podemos reconstituir o passado, algumas vezes não muito distante. Assim, posso afirmar que a fotografia tanto é testemunha de um tempo ou de um fato, quanto um documento que traz informação e enriquece a memória, daí a sua importância.
A fotografia entrou na minha vida cedo e sempre adorei tanto ser o "objeto" fotografado quanto o ato de fotografar. Lembro que na festa dos meus 15 anos não aceitei fazer uma filmagem (era a época do VHS), mas insisti por um bom fotógrafo. Muitos anos depois dei a mesma importância ao papel da imagem em um evento especial da minha vida, o casamento com amor-marido, mas para a angústia dos noivos, o fotógrafo decidiu cair em desgraça e não cumpriu com o seu acordo. 
Levamos dezessete meses esperando por um sinal do nosso tão sonhado álbum. Um ano depois do casamento, a nova proprietária do antigo estúdio nos ligou e confirmou que estaria nos entregando em outubro do ano passado, mas ela também não cumpriu com o compromisso e nossa angústia foi aumentando cada dia. Então, na última quinta-feira estivemos lá e depois de uma conversa séria, ela resolveu colocar o nosso álbum em um dvd. Pronto, resolvemos a parte mais custosa e esperada desde o dia de nosso casamento.

Agora era preciso imprimir as fotografias e fiz isso tudo em menos de duas horas. Com as fotos impressas comprei um álbum tradicional e ontem tive o prazer de montar meu álbum de casamento, um ano e cinco meses depois do evento.
Qual foi a lição aprendida? Que as pessoas nos surpreendem a todo tempo. De fato, escolhemos um fotógrafo com muitos anos de profissão e conhecido por ter feito excelentes trabalhos em nossa cidade, mas infelizmente ele mudou de rumo e esqueceu de avisar para os outros. Mesmo assim, ele conseguiu captar o clima da cerimônia e da festa, que foi de muita alegria e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...