sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Juntando pedaços e criando o todo: patchwork

A origem do patchwork mais conhecida remete a  séculos de história. Desde a europa medieval que juntar retalhos de tecidos e compor roupas ou peças para a casa era uma solução simples e prática naqueles tempos de penúria. Mas ao longo dos anos o patchwork transformou-se em uma habilidade refinadíssima e a sua iniciação exige bastante dedicação e paixão pela arte de unir os pedaços e criar um todo.
Na Fiart 2011 fiquei encantada com um stand com peças em patchwork e um pouco espantada também com os preços cobrados. Prometi que iria nesse ano comprar minha primeira peça, mas por uma série de fatores acabei não indo. Depois procurei a loja Criando Arte e me matriculei no curso de patchwork. O objetivo era fazer uma bolsa lilás. Após pagar o valor da matrícula, R$ 30,00 e receber a lista de materiais, cheguei em casa bem pensativa e resolvi não comparecer ao curso, mas procurar mais informações, conhecer os materiais e dominar o básico em casa para depois partir para uma técnica mais avançada.
 Por isso estou sempre buscando em meus blogs favoritos ideias de patchwork. No meu blog terapia www.casadenos2.blogspot.com encontrei esta linda colcha de cama e ando suspirando com a ideia de fazer a minha em breve.
Enquanto esse dia não chega, vou comprando os itens para patchwork e fazendo meus experimentos. Já tenho uma cesta de tecidos, duas revistas especializadas, retalhos e recortes mais lindos botões que comprei no Armarinho Talita. Essa loja se localiza no centro de Parnamirim e reúne muitos elementos essenciais para essa arte como linhas, agulhas, acrilon, viés e botões de todos os tipos e tamanhos. O atendimento é excelente e podemos escolher com calma e voltar para casa satisfeitas tanto com as comprinhas para costura quanto pelos preços.
Ontem comecei minha primeira tentativa, mas o tecido que escolhi como forro para a peça não ajudou muito no acabamento final. Vou comprar novo tecido de algodão (o mais indicado) e depois mostro minha primeira peça de patchwork para vocês, inclusive com o orçamento para incentivar vocês a brincarem de criar grande coisas a partir de pequenos retalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...