sábado, 18 de fevereiro de 2012

Uma mudança de paradigma: instalando um home office

No mês que vem farei 20 anos de carteira assinada. É uma grande conquista, mas também demonstra que comecei muito cedo no mundo do trabalho. Meu primeiro emprego foi no Banco do Brasil como auxiliar de serviço de apoio. Anos depois iniciei na educação e ensino de história e só parei esse ano. Na verdade parei por vários motivos. O mais forte foi a necessidade de pesquisa do doutorado e o segundo foi ter percebido que precisava de um ano sabático para repor as energias e repensar minha prática profissional, afinal, devemos trabalhar para manter a nossa vida, não apenas viver para trabalhar. 
E daí veio ano passado a ideia de trabalhar em casa mesmo, instalando um home office que fosse a nossa cara e ao mesmo tempo tivesse um aspecto bem funcional. O primeiro problema que esbarramos foi o espaço. A solução foi fazer um pequeno financiamento de curto prazo, construir uma nova cozinha do tipo americana e finalmente, ter um home office no espaço que ela ocupava antes.
Gosto imensamente da ideia de uma estante que toma toda a parede e circunda a porta. Estamos estudando para fazer uma dessas ainda esse ano.

Uma coisa que aprendi desde que comprei minha casa em 2005 é que devemos pesquisar bastante até achar um mestre de obras ou um pedreiro bastante competente. Eu já perdi muito dinheiro, tempo, paciência nas pequenas e grandes reformas dessa casinha rosa, mas no ano passado conseguimos um bom profissional e logo solucionamos alguns problemas da estrutura e deixamos outros para 2012.
Já vi em várias revistas como Minha Casa e Decorar mais por menos home office integrado com espaço de costura. Achei esse super vintage. A mesa igual já tenho.
 Agora resolvi que o home office precisa ter uma decoração , mas como tenho minha máquina de costura para me ajudar a ser uma grande especialista em quilt ou patchwork no futuro (estou levando isso a sério mesmo), outro móvel precisa ser pensado. A preocupação agora é que mais um elemento para compor o ambiente pode deixar tudo muito entulhado, e não é isso que quero de jeito nenhum. Por isso estou pesquisando a melhor solução.
Fonte: www.officesnapshots.com
Eu adoro ver imagens de home office ao redor do mundo e também conhecer os lugares de trabalho e estudo de pessoas interessantes. Enquanto não mostro para vocês como ficou o meu, vejam só estas imagens de home office do cientista Albert Einstein e Steve Jobs.
Fonte: www.officesnapshots.com


Por último, uma dica que encontrei nas minhas pesquisas sobre home office e sua instalação foi o site www.gohome.com.br. Trabalhar em casa é uma ideia  simples e muito interessante. Eles até escreveram um livro para quem quiser aprender como fazer do seu home office um espaço mais produtivo e estimulante. Vale a pena conferir. Agora vou cuidar do nosso aqui e em breve mostro como ficou, afinal, uma mudança de paradigma precisa de um bom ambiente para ser posta em prática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...