sexta-feira, 16 de março de 2012

Cantinho de costura para chamar de meu

Fonte: www.customcoutureofclearwater.com
Nunca fui das moças mais prendadas da família e nem lembro de existirem muitas delas nos dois lados, mas sempre tive uma grande admiração pela costura. Minha avó materna tinha uma máquina Singer e fazia pequenos consertos em casa. Eu sempre implorei para aprender a costurar e ela dizia que aquilo era coisa de adulto. Na adolescência fiz meu primeiro curso no ateliê de uma tia, mas as aulas de corte me deixaram cansada e abandonei a ideia por muitos anos. Fui estudar, ler, viajar e namorar um pouquinho.
Propaganda de máquina de costura. Fonte:http://www.creighton.edu/aesop/artifacts/cards/tradecards/nonstock/nstradecardindividuals/index.php

Com o casamento surgiu a necessidade de sempre arrumar uma peça ou outra e precisava esperar semanas e até meses pela boa vontade das costureiras disponíveis. Foi aí que tomei uma decisão, com muito medo: comprar uma máquina de costura.
Poster francês com propaganda de máquina de costura.
Fonte: www.vintage-poster-market.com

Propaganda das primeiras máquinas de costura domésticas. Fonte: www.sewalot.com

A euforia foi tremenda, esqueci o notebook nas férias e em seu lugar alojei a máquina Singer. Comprei tecidos, linhas, botões e preparei meu cestinho de costura. O problema é que fevereiro chegou e recomeçaram as leituras, pesquisas, trabalho de campo e a máquina e a costura foram deixadas de lado. Com a arrumação do home office, ainda falta encontrar um lugar para a atividade. Mas não vou ficar estressada agora, tenho planos de no futuro ter um cantinho de costura para chamar de meu. Por enquanto, vamos ver as ideias que estou curiando por aí e espero colocar em prática daqui a algum tempo.
No início pensei em comprar uma área de trabalho a venda em alguns supermercados grandes como Extra e Carrefour e montar um cantinho como esse da foto. O problema é que nosso home office é duplo e não temos espaço suficiente para o móvel, mas a ideia é excelente já que podemos fazer os trabalhos no notebook e bastava virar a cadeira para ter a máquina de costura pronta.
Fonte: www.atelienavaranda.blogspot.com
Agora vejam a praticidade do próximo cantinho. Uma bancada, que poderia ser sobre dois cavaletes, um pequeno organizador, prateleiras, um expositor que vemos em lojas de material de construção e miudezas e pronto, já temos um cantinho:
Fonte: www.casinhabonitinha.blogspot.com
Esse último é minha inspiração maior. Veja o manequim coberto com linda estampa floral. Os objetos são de encher os olhos: os vidrinhos em tamanhos diferentes, os tecidos dobrados na prateleira, as caixas forradas de tecido, a cadeira coberta com uma padronagem floral, porém mais escura, a lixeirinha, o caixote com rodinhas. Tudo perfeito nesse cantinho de costura. É de suspirar toda vez que olho essa foto.
Fonte: www.http://homeklondike.com/2011/03/23/country-style-home-offices/8-country-style-home-offices-stylish-storage-craft-area/
Vou eleger o domingo como o dia da costura e aí você já sabe, o notebook fica de lado e minha máquina assume esse lugarzinho. E não vamos esquecer: a costura é uma importante atividade em diversas culturas.
Mulheres afegãs aprendem costura em um centro de treinamento. Fonte: www.notasaocafe.wordpress.com

2 comentários:

  1. Lindooooooooo...eu quero me livrar do facebook e ir costurar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo fazer isso sempre né Paula? Mas como não podemos, vou escolher pelo menos uma parte do domingo e me dedicar a costura, beijos grandes.

      Excluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...