sexta-feira, 23 de março de 2012

Um estilo para sonhar: decoração francesa

Minha paixão pela França é tão antiga que não consigo me recordar quando falei pela primeira vez a palavra Paris. Até mesmo como historiadora e antropóloga admiro a historiografia francesa e os trabalhos dos seus antropólogos mais do que de qualquer outra cultura.
Só nunca tive muita afinidade com a língua. Quando comecei a estudar francês, o filho de um amigo me disse que eu falava como uma árabe. Eu até pensei que fosse um elogio, mas na verdade ele estava brincando com minha péssima pronúncia. Enfim, os anos passaram, fui reprovada por falta no curso básico da Cultura Francesa, mas continuo praticando no site www.livemocha.com. Apesar dos problemas com o idioma, adoro os cenários e as ambientações das casas francesas. É como se a maioria deles tivesse inscrito no DNA uma habilidade para deixar a casa aconchegante e com cara de sonho bom.
Nunca disse isso para a minha amiga francesa Annabelle, mas acredito que ela vai achar graça.
Fonte: www.etsy.com

O estilo francês é sucesso em todos os outros países. Aqui chamamos parte dele de provençal, em homenagem a uma região do país, mas o que podemos dizer é que existem alguns elementos que são essenciais. Acrescente um pouco de memória afetiva através de algum objeto, um móvel de época, uma peça mais contemporânea com estampas floridas e alegres e podemos começar a montar um cenário onírico.
Veja esse espaço, os tons do piso repetem-se nos móveis e tanto o lustre quanto a pintura na parede carregam esse ambiente com dramaticidade extrema, um luxo para uma cena qualquer:
Fonte: www.designbyallie.blogspot.com
E quem disse que preto, branco e cinza não são cores para enfeitar um quarto de bebê? Olhe a composição desse espaço. Os móveis escuros oferecem um bonito contraste com branco que pontua as peças:
Fonte: www.unique-baby-gear-ideas.com
Esse próximo ambiente é fácil de copiar. Inclusive vi nas lojas Riachuelo almofadas com estampas de cachorrinhos que podem muito bem substituir as da foto. O que precisamos mais? Uma cesta ou bolsa de palha para colocar uns vasinhos com ervas e um sofazinho:
Fonte: www.housingtouri.com
E um quarto em azul, dourado e branco? Nesse ambiente, o tecido da colcha está na cabeceira da cama, no dossel e nas cortinas. Apesar da repetição, a cor nas paredes e o assoalham ajudam a harmonizar as estampas. Um lugar não só para dormir e amar, mas acima de tudo para sonhar:
Fonte: www.bestinteior.org
E na sala? Ousar no amarelo, vermelho e chamar o branco para ajudar mais ainda nessa composição? É possível.
Fonte: www.decortrunk.com
Na cozinha francesa móveis de madeira são uma obrigação. O arremate é dado por algumas peças que trazem mais leveza e beleza para o espaço. Veja o relógio na parede:
Fonte: www.decorating-ideas.biz

Fonte: www.trendir.com
E pode cadeira no banheiro? No estilo francês de decoração pode sim:  A banheira com os pés em forma de garras é um clássico.
Vale lembrar que no Brasil a loja Tok & Stok tem uma coleção de móveis no estilo Provençal. Basta fazer uma visitinha no site para conhecer as peças.
Agora é sua vez de pensar qual país lhe inspira. Eu suspiro pelo estilo francês e espero quando for para a França fazer o mesmo que um casal de amigos que trouxeram várias peças e móveis e tem um pedacinho da França em Natal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...