sábado, 3 de março de 2012

Um pouco de regionalismo na decoração

Recentemente estive num trabalho de campo no Ceará e cheguei ansiosa na comunidade esperando encontrar mulheres fazendo renda na beira da praia e muitos artesãos trabalhando no barro perto do centro do distrito. Mas o cenário não era esse.
Na verdade, muitas dos saberes tradicionais estão desaparecendo em todo o Brasil e no mundo. Sabemos que é um efeito da pós-modernidade, mas também precisamos lembrar que o jovem de hoje quando ver a possibilidade de estudar ou encontrar um emprego regulamentado, abandona mesmo a prática do artesanato ou nem sequer chega a se interessar por ele, mesmo que ele faça parte da vida da família por duas ou três gerações.
Acho importante resgatar os fazeres do povo e valorizar as suas práticas e uma forma de trazer isso para perto é decorar com produtos regionais nossa casa ou apenas um cantinho dela.
Aqui em casa escolhi a varanda como espaço para uma decoração mais regionalista. E aproveitei para expor duas peças que gosto muito. A primeira é um castiçal confeccionado pelos artesãos da Paraíba. Foi um presente que amor marido trouxe de uma viagem para João Pessoa. A segunda comprei em minha última viagem de estudo para a cidade de Olinda: um par de anjinhos que dão as boas vindas aos nossos visitantes.
No aeroporto de Fortaleza encontrei apenas uma loja com produtos da cultura local e me encantei pelas bonecas de panos com temática religiosa. Acabei comprando várias delas para presentear as mulheres católicas da família.
As bonecas fazem referência a Maria como N.S. de Fátima e ao sagrado coração de Maria. A outra boneca representa santa Rita de Cássia.
Trouxe duas delas, uma veio com a medalha de N.S. de Fátima e a outra com medalhinha de N.S. da Conceição. Fiquei com uma boneca e vou fazer uma composição com ela para decorar o cantinho do quarto do casal. Depois mostro como ficou.
Também vi ideias excelentes de decoração com temas e objetos regionais. Vejam a graça dessa mandala. O site tem um passo a passo super simples e que pode ser feito por qualquer um: simples, bonito e lúdico.
Fonte: www.viladoartesao.com.br
Eu já visitei grandes centros produtores de artesanato, como Caruaru e Tracunhaém em Pernambuco, mas não me canso da originalidade das peças e das possibilidades de composição que podemos montar com elas.
Fonte: www.escadaedesenvolvimento,wordpress.com
E a graça desse panô?
Fonte: www.tudojuntoemisturadopaty.blogspot.com
E você? Tem alguma peça de artesanato regional que queira nos mostrar? Vou aguardar e espero que se inspirem para dar um toque de cultura local em sua casa.




2 comentários:

  1. Nosssssssssa fiquei apaixonada com todas essas peças professora, realmente são lindas e eu sou muito fã as coisas regionais [mais nossa senhora, agora percebi q não tenho nada do tipo] e fico sempre feliz quando vejo que ainda existe muitas pessoas que trabalham com esse tipo de arte. Parabéns pela decoração!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alanny querida, é comum demais ver nossa casa cheia de objetos frutos da produção massificada, mas sempre podemos visitar uma feira de artesanato ou até mesmo uma feira pública tradicional para encontrar peças que marcam bem a identidade de nossa região. Beijos grandes.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...