segunda-feira, 7 de maio de 2012

Vestidos para casar

Antes mesmo de encontrar meu Amor marido, eu adorava assistir filmes sobre casamentos nas noites de sábado, tomando café e comendo uma barra de chocolate. Um dos meus favoritos é 27 dresses, traduzido no Brasil como "Vestida para casar". 
Fonte: http://watch-it-by.blogspot.com.br/2010/07/filmes-do-final-de-semana.html 
Claro que muitos outros filmes e desenhos animados mostraram casamentos divertidos, frustrados, cômicos e dramáticos. Mas o centro de todo casamento é a noiva e seu vestido.
O meu vestido teve uma relação muito grande com meu ofício de antropóloga: eu queria participar da elaboração dele e vê-lo sendo construído aos poucos. Por isso, fui até a Casa Cardoso, comprei cetim de noiva, uma renda maravilhosa, desenhei o modelo e cheguei na casa da costureira Dona Maria com a tarefa para ela: produzir o vestido mais importante da minha vida em cinco semanas. O resultado ficou excelente e a história para os futuros netinhos também.
Provando o vestido no Ateliê de Dona Maria.
Mas nem sempre escolher o vestido de noiva é tarefa tão prática.  Minha sobrinha torta Babi quer comprar o dela em NY. Achei super contemporânea a ideia e dei todo apoio. Tomara que ela me leve junto para ajudar na escolha.
Enquanto o dia de noiva dela não chega, outras noivinhas andam ansiosas pensando em um modelo para alugar, comprar ou encomendar a produção e resolvi dedicar este post para essa tarefa que é uma das mais importantes para o sucesso do dia D.
Vou começar pelo modelo dos meus sonhos de menina. Vestido em estilo vitoriano com mangas em renda, acinturado e coberto de pedrarias com uma leve calda. É claro que não pude encomendar um modelo tão sofisticado dando um prazo de cinco semanas para a costureira, mas é lindo de olhar e sonhar:
Fonte:http://www.buyselldress.com/news/gorgeous_wedding_dress-cheap_a_most_beautiful_victorian-style_dress
Meu casamento estava marcado para as 17h30. Queria dizer o sim na hora do pôr do sol, mas como uma das madrinhas resolveu atrasar um pouquinho, a cerimônia ocorreu no começo da noite. Era um dia de primavera e o ar estava diferente, pelo menos para mim. Mas casar na primavera ou verão pede mesmo um modelo mais simples, sem mangas ou de mangas curtas. O vestido seguinte tem um corte em estilo sereia, sensacional, também gostei muito do decote:
Fonte:http://www.emeraldgreencocktaildress.info/new-york-dresses/
Como historiadora, adoro o look vintage que algumas noivas conseguem imprimir em seus vestidos e na própria decoração de seu casamento. Veja que modelito fantástico inspirado nos anos 1950. Perfeito para um casamento pela manhã ou no meio da tarde:
Fonte:http://www.polyvore.com/in_stock_now_fancy_new/thing?id=19688468  
Para as que amam saias com volume, nada como o tule ou a organza para criar um efeito único e inesquecível:
Fonte:http://www.lushlee.com/2010/08/light-as-air-gowns/
E um corpo todo drapeado com lindas saias sobrepostas? É uma composição de puro glamour. Rico em  detalhes, veja a graciosidade do laço:
Fonte:http://www.weddingcometrue.com/strapless-draped-bodice-wedding-dresses-new-york/
As amantes da alta costura vão adorar o modelo de Oscar de la Renta: deslumbrante:
Fonte:http://www.farah-novias.com/wordpress/?attachment_id=568
O próximo modelo é ideal para noivas plus size. Eu mesma quando pensei em um modelo pesquisei qual ficaria melhor em mim. O excesso de busto e a ansiedade do casamento me deram alguns quilinhos a mais, que aliás, ainda não me abandonaram. O vestido é fabuloso e tem um detalhe em renda no decote que chama a atenção para o colo, deslocando um pouco o olhar das curvas da noiva:
Fonte:http://www.gowns-wedding-dresses.com/New-York-plus-size-wedding-dresses.html

No Brasil, a maioria das noivas prefere investir mais no vestido do que em sua própria beleza. Alguns casamentos mais parecem um desfile do que um momento especial no qual o elemento mais importante é a celebração do amor e da união de duas pessoas. Em outros países, os elementos culturais e a origem étnica contam muito na escolha do vestido. É assim na Índia:
Fonte:http://blog.cbazaar.com/bridal-dupatta-saree-the-perfect-bridal-wear/

Na África os tons dourados e prateados são os preferidos tanto por noivas quanto por noivos. O próximo modelo é de Gana:
Fonte:http://www.prweb.com/releases/2005/08/prweb271864.htm
No Paquistão a riqueza das cores, pedrarias, detalhes em bordado nos enche os olhos e inspira os sonhos sobre a mágica no oriente:
Fonte:http://ladiesmails.blogspot.com.br/2012/03/pakistani-bride-walima-dresses.html


E para finalizar, toda noiva chinesa sabe que usar vermelho lhe garantirá um casamento de alegria e de muita sorte. Vamos ver? 
Fonte:http://www.mcevents.com/blog/?p=792
Não importa de onde venha a inspiração, não interessa as cores que irá usar ou o modelo que vai escolher, o que é fundamental é deixar a imaginação voar e acreditar que tudo será perfeito, pois é o dia da noiva e tudo vai conspirar para que seja um dia lindo.
Fonte:http://blogs.reuters.com/yourtake/2010/05/07/blowin-in-the-wind-bridal-style/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...