segunda-feira, 25 de junho de 2012

Histórias e Fábulas infantis: Os dois anões mágicos

Fonte:http://www.alemanhaporquenao.com/2012/01/estrada-dos-contos-de-fadas-da-alemanha.html
Ainda inspirada pelo livro da professora e historiadora Graça Brandão Soares, resolvi tirar do fundo da caixa 13 histórias e fábulas infantis que faziam parte da coleção de livros que minha mãe Dona Lurdinha, contava para mim e meu irmão Andrio quando ainda éramos crianças, ou seja mais de 25 anos atrás.
As páginas se soltaram dos livros originais e apesar de estarem rabiscadas e com muitos desenhos meus e de meus irmãos, ainda é possível aproveitar as ilustrações do Antonio Vaz e viajar com as histórias. Hoje vou transcrever a história chamada Os dois anões mágicos. Caso alguém conheça a autoria da história, ficarei muito feliz em saber.  Espero que gostem da leitura e acertem qual é a moral. Boa leitura para todos!

Os dois anões mágicos




Num lugar distante, onde havia belos vales cercados de altas montanhas, viviam muitas fadas, anões e gnomos. Dois anões de nariz muito comprido apostaram com seus companheiros que eram capazes de fazer qualquer coisa, em qualquer ofício. "Até mesmo de sapateiro?" perguntou um deles incrédulo. Os dois responderam que sim e que até haviam escolhido a oficina de um sapateiro muito ingênuo. Ele e a mulher ficariam surpresos e maravilhados com as botas e as botinas que os dois anões iriam fazer. Naquela mesma noite, os dois anões puseram-se a trabalhar na oficina do sapateiro enquanto este e sua mulher dormiam. Ao amanhecer, os anões foram embora e o sapateiro e a mulher levaram um grande susto ao ver dois pares de botas e duas botinas muito bonitas e muito bem feitas onde antes só havia couro cru. Com o grito de espanto, até os vizinhos vieram ver. O sapateiro dizia que nem ele seria capaz de fazer sapatos tão bonitos e bem acabados como aqueles. A mulher convenceu-o a vender os calçados, pois eram deles. Afinal, não os tinham achado na oficina deles? Então lhes pertenciam. Mas resolveram ficar de guarda na noite seguinte para ver quem eram os sapateiros misteriosos. E viram os dois anões chegarem, pondo-se logo a trabalhar alegremente enquanto falavam na aposta. Um deles disse que talvez até conseguisse o barrete novo do outro, pois o seu estava todo esburacado. E assim, correram os dias, com o sapateiro ficando famoso e gente importante da corte indo comprar sapatos em sua oficina.
Mas um dia a mulher resolveu compensar os anões e trabalhou com afinco para fazer dois trajes bem bonitos e dois gorros novinhos, todos bordados. Depois de prontos, dobrou-os com cuidado e colocou no balcão da oficina antes de a fecharem ao anoitecer. Não se esqueceu de colocar junto um bilhete de agradecimento. Marido e mulher ficaram escondidos esperando ansiosos a chegada dos anões. Eles apareceram à hora de sempre e puseram-se a trabalhar. De repente, um deles viu as roupas, leu o bilhete e exclamou alegre: 
-Que beleza de roupas. E são para nós. Vamos experimentá-las.
Num instante tiraram as roupas velhas e remendadas e vestiram as novas. Olharam-se felizes no espelho, satisfeitos e orgulhosos como pavões.
-Como estamos bonitos. Olha estes gorros, bordados. Com eles vamos ficar parecendo príncipes. Vamos embora para a floresta e deixar os outros com inveja. Ganhamos nossa aposta, não ganhamos?
E lá se foram os dois anões satisfeitos deixando o sapateiro e sua mulher muito tristes.
-Pois é. Lá se foram eles roubando as roupas novas- disse a mulher.
-Como roubando? Você não as fez para eles? Não as deu de presente para eles? Você até escreveu  um bilhete.
-Pois é. Mas agora é tarde, Será que eles voltarão?
E ficaram esperando, esperando até que uma noite eles desistiram de esperar pois ouviram uma vozinha lhes soprar no ouvido:
-Teríamos vindo todas as noites, mas agora temos roupas novas e bonitas, não queremos estragá-las ou sujá-las. Talvez, quando elas estiverem esfarrapadas, a gente volte. Mas isto pode demorar até cem anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...