domingo, 3 de junho de 2012

Um altar no meu lar: como montar um cantinho de fé e esperança

Desde a pré-história que os homens constroem altares para orações, sacrifícios e oblações em torno de suas divindades. O cristianismo agregou essa prática cultural de outros povos e manteve um espaço dentro das igrejas, capelas e altares domésticos para as imagens de santos, anjos, Jesus e Maria. 
Fonte:http://vierow.com/Judy/Gallery/AltarAtHome.jpg

Até o século passado era comum encontrar um nicho com um oratório ou uma mesinha coberta com toalha de renda e muitas imagens de santos. Com a sociedade cada vez mais laica e o afastamento progressivo das pessoas da religião católica, cada vez vemos menos esse tipo de espaço reservado para o sagrado.
Fonte:http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/reliquia_julho_2005/museuoratorio.htm

Além do catolicismo, muitas religiões orientais como o budismo e o xintoísmo possuem altares. Nas religiões de culto afro, os altares são elementos de identidade e devoção ao orixá protetor. Eu acredito que a religião é um ato de ligação entre os humanos e as divindades e procuro praticar isso na minha mente e em minha vida cotidiana.
Mas pensando bem, ando bem descuidada em relação a minha vida espiritual e como não vivemos apenas de pão, é melhor pensar em conversar mais com Deus, agradecer as coisas boas e pedir discernimento para entender aquelas que não foram como idealizei.
Pensando nisso, resolvi montar um altar aqui em casa, mas para respeitar meu multiculturalismo religioso, vou elaborar um espaço sincrético mas muito especial, com as referências de muitas culturas ao redor do mundo.
Amanhã vou organizá-lo e enquanto não monto o meu altar, vamos ver algumas ideias?Altar significa um lugar no alto. Espaço destinado para fazer a comunicação com  o mundo espiritual. Para os católicos, a ideia de um altar no jardim ou na varanda é bem interessante. Mas como os custos de contratar um pedreiro para produzir um nicho ou uma pequena gruta podem ser muito altos, que tal investir em um vaso grande de cerâmica? Pode colocar as imagens dentro e ao redor espalhar pequenos vasos com flores. A ideia é bem original:
Fonte:http://www.areliquia.com.br/artigos%20anteriores/reliquia_julho_2005/museuoratorio.htm
Montar um altar sobre uma mesa, cômoda ou uma prateleira também é bastante válido. No altar católico encontramos várias imagens dos santos de devoção da família, o seu livro sagrado, velas, flores e rosários.
Fonte:http://andrew4jc.blogspot.com.br/2008/02/sacred-spaces-in-casa-andrew-altar-in.html

Diferentes povos reverenciam suas divindades, santos ou deuses em altares particulares. Outro exemplo é o altar budista tibetano. Ele é um lugar para oração, meditação e reposição do carma positivo. Deve ser um  lugar limpo, e precisa conter três elementos: a figura de Buda, uma estupa ou sua fotografia e uma escritura do Sutra. Na imagem abaixo vemos a estátua de Buda no centro, uma estupa, Sutra de Lótus coberto com um tecido especial, muitos cristais, pedras, vasos com flores frescas e recipientes com oferendas. Percebam que o altar é montado em um canto no chão e a pessoa pode sentar-se de frente para ele. Os principais elementos que podem ser oferecidos em um altar budista tibetano são: água para beber, água para lavar-se, flores naturais ou artificiais, incenso, luz de velas, perfume de uma vela aromática, comida como fruta e cereais e músicas tibetanas.
Fonte:http://budismo.eninternet.es/altar-budista-tibetano/


Fonte:https://picasaweb.google.com/lh/photo/SWHZnHqCV0a-SkKHupJHpA
Outros cultos possuem diferentes objetos rituais. As tradições pagãs estão sendo fortalecidas graças ao ressurgimento dos cultos e encontramos muitos altares wicca. Nele são dispostos símbolos que remetem ao sagrado feminino e masculino. Geralmente existe uma estátua da deusa e um cálice com flores do lado esquerdo e uma imagem do deus e athame. Também encontramos um sino que é utilizado para marcar o início e o final das cerimônias, fotos, velas, incensos, pedras, óleos e objetos que fazem parte da história pessoal do bruxo ou bruxa. Importante lembrar que não há uma regra para montar um altar wicca, mas alguns elementos são obrigatórios.

Fonte:http://www.wiccanaweb.com.br/pasta/galeria17.html


Fonte:http://lughsmith.blogspot.com.br/2010/04/instrumentos-magicos.html


Já o meu altar, quero que fique parecido com o que vou mostrar para vocês: flores, incenso, imagens cristãs como anjos e símbolos de outras religiões são bem vindos.
Fonte:http://obomcaminho.blogspot.com.br/2011/03/como-montar-seu-altar-particular.html
E para finalizar, uma fotografia do altar na casa de uma senhorinha rezadeira.
Altar Católico. 

Visitem os links e extrapolem o conteúdo que ofereço. O importante é vocês elegerem um espaço para meditação e oração. Um lugar para fazer sua conexão com o plano espiritual principalmente quando tudo ao redor parecer em desalinho.Para finalizar, algumas dicas para quem quer conhecer mais sobre as religiões do mundo: Boa leitura e muitas bençãos:
AZEVEDO, Antonio Carlos do Amaral. Dicionário histórico de religiões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
CLEMENT, Catherine. A viagem de Théo: romance das religiões. São Paulo: Companhia das letras, 2006.
ELIADE, Mircea. História das crenças e das ideias religiosas I. Da idade da pedra aos mistérios de Elêusis. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010.
GAARDEN, Jostein. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
LURKER, Manfred. Dicionário de simbologia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VARAZZE, Jacopo de. Legenda Áurea: vidas de santos. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

3 comentários:

  1. Adorei! Que os Seres de Luz, teus deuses, teus Ancestrais te protejam e guiem! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amiga, julho está no fim, o que podemos esperar de agosto? Um beijo abençoado e muita luz para você também.

      Excluir
  2. Na Terapia da Casa respeito a pluralidade cultural, étnica e religiosa de nossos leitores e leitoras e procuro não priorizar uma única visão sobre o sagrado, a moral e a religião, apesar de ter um direcionamento religioso. Por essa razão, postagens de comentários que priorizem um determinado ponto de vista de um sistema de crença ou prática religiosa será excluído de meu blog.
    Agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...