domingo, 9 de outubro de 2016

Férias express: onde ficar e como se mover em Portugal

Olá pessoal, tudo bem? Como estão vocês? Retomando hoje nosso papo aqui na Terapia da Casa falando justamente das micro-férias que tivemos. As nossas foram de apenas oito dias, mas posso dizer que foram muito intensas. Mas deixa eu explicar com calma.
Nossa última viagem de férias foi em 2012 para Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e Mariana. Na época compartilhei com vocês minhas impressões e cheguei a afirmar que havia me apaixonado por Ouro Preto de tal forma que nunca iria esquecer daquelas ruas históricas e poéticas.
2016 começou com muitas mudanças e transformações nas nossas vidas, sendo a mais importante, a conquista de nossa inserção no Cadastro Nacional de Adoção. Com a perspectiva da chegada da cegonha, decidimos então viajar no recesso escolar de final de junho e início de julho, para retornar com ânimo novo e muita energia boa para os preparativos da chegada de nossa bebê.

Assim, começamos em uma noite de maio nosso planejamento da viagem, na expectativa de viver como portugueses por uma semana, fugindo do clichê de turistas. E nossa primeira questão foi: onde iríamos nos hospedar? pesquisando no oráculo que tudo sabe e tudo enxerga, encontramos o site https://www.airbnb.com.br/, especializado no aluguel por temporadas de casas e apartamentos em todo o mundo. Inicialmente começamos a buscar casas e apartamentos no centro de Lisboa, mas aos poucos fomos percebendo que seria mais interessante nos hospedar em um local mais sossegado e que nos desse grande mobilidade. Foi aí que escolhemos o apartamento do senhor Rui, na Avenida Cidade de Luanda, bairro Olivais. O apartamento ficava perto do Parque das Nações e do Shopping Vasco da Gama, de forma que a gente podia caminhar por 15 minutos e ter acesso ao Oceanário de Lisboa, Pavilhão do Conhecimento e a Feira Internacional de Arte.

http://blog.airbnb.com/belong-anywhere-br/
O site é de navegação fácil, e é possível localizar no mapa da cidade que pretende ficar as acomodações disponíveis com os valores. No nosso caso, decidimos por um apartamento de um quarto, mas que acomodava bem três pessoas e ficamos surpresos com o que encontramos: excelente localização, móveis bem planejados, muitos armários disponíveis e vizinhança muito silenciosa. O proprietário foi muito atencioso, tirou todas as nossas dúvidas antes e nos entregou a chave do apartamento no horário combinado. A economia da hospedagem foi de 2/3 em relação ao que pagamos na nossa viagem para Minas Gerais, ou seja, pesquisando bem, lendo todos os comentários é possível ficar numa casa ou apartamento que vocês possam chamar de lar por alguns dias.


Andar em Lisboa é fácil e seguro, principalmente se evitar transitar nas áreas tarde da noite, mas tivemos a ajuda de nosso guia de bolso da Folha. Com ele planejamos as visitas aos bairros principais e aprendemos que linha do metrô pegar para chegar. Foi uma aquisição super bem vinda e que fez muito sucesso dentro de nosso grupo. Compramos nosso exemplar na Saraiva.


Outro serviço que decidimos contratar para realizar as viagens por todas as cidades que selecionamos foi do Tour com o senhor Jorge Oliveira, experiente motorista que nos auxiliou em nossa jornada, nos dando verdadeiras aulas de história e demonstrando muito conhecimento sobre a cultura dos locais que visitamos. Quem nos indicou o contato dele foi meu coordenador, que já tinha viajado com um grupo por algumas cidades portuguesas na companhia e cuidados de seu Jorge. Caso tenham ficado interessados, ele atende nos seguintes telefones: + 351 969020236, + 351 926431054. O e-mail de contato dele é jorgeoliveiratours@hotmail.com. Seu Jorge pode transportar até 8 passageiros por todo Portugal e todo o estrangeiro.


Também utilizamos o sistema de metrô de Lisboa e pudemos ter muita mobilidade pagando valores bem abaixo dos preços que gastamos com transporte público em nossa cidade. O que mais me chamou atenção nas nossas idas e vindas foi a quantidade de turistas nas ruas de Lisboa. Quando estive na terrinha em 2002, eu era a turista solitária, tirando fotos, parando nos poucos quiosques com souvenir e me locomovendo com ajuda de um mapa, hoje a realidade é outra, com restaurantes lotados, filas para museus e demais atrações e aquele gostinho imenso que estamos em outro pedaço do Brasil.
Enfim, Portugal é e sempre vai continuar sendo meu destino favorito e quem ainda não conhece, aguarde dicas de cada parte de nosso roteiro para breve.
Um super abraço e nos vemos em breve.
Andreia Regina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você vai gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...